Lifehacker destaca o Firefox 13 em teste de navegadores
Enviado por Joaquim Mariano (JoaquimMarianoΘyahoo·com·br):
“O Lifehacker testou Firefox 13, Opera 12, Chrome 19 e Internet Explorer 9, no Windows. Resultados interessantes: mais do que o 1º lugar do Firefox 13, o que surpreende é mito do uso de memória. Em duas situações distintas (com 9 abas e com 9 abas e 5 extensões), o Firefox 13 foi o navegador que menos consumiu memória. E, na configuração de teste mais pesada (9 abas e 5 extensões), o consumo de memória foi significativamente menor do que nos demais navegadores.
Informações mais detalhas estão no próprio artigo. Resta saber como seriam os resultados num teste em Linux.” [referência: lifehacker.com]
• Publicado por Augusto Campos em
2012-06-22
Algo que percebi é que o que está carregando a memória e até travando os navegadores é o flash, creio que o abuso de seu uso ou o a tecnologia utilizada no flash interferem muito no desempenho dos navegadores.
Uma cosia a ser levada em consideração ao se fazer testes de memória abrindo muitas abas é que, mesmo que você abra exatamente os mesmos links, pode haver variação de conteúdo, por causa das propagandas. Um navegador pode ser “premiado” com uma vistosa propaganda em flash enquanto o outro apenas com uma simples imagem JPG.
Bem, dias atrás meu PC travou com o firefox tentando acessar 24GB de memória (virtual). Mas só conseguiu alocar 6GB real, eu matar o processo. Mas foi numa situação incomum, confesso. Isso em 64-bit (num diga? :-)) e sem flash, pq já abandonei esta praga há anos.
O meu firefox está há mais de um mês com cerca de 120 abas abertas, funcionando de boa. Com o session manager e o tabmix, mesmo estando abertas, só as abas em uso (acessadas ao menos uma vez) são carregadas em memória, o que me economiza bastante recurso de máquina :-)
O firefox de hoje está bem melhor que há algum tempo, mas ainda peca em vários aspectos, principalmente interface e performance (velocidade mesmo).
Os testes foram feitos em Windows, e o Firefox no Windows é excelente, mas a versão Linux deixa muito a desejar.
Realmente o Flash é um grande vilão, tanto que em minha máquina que utiliza o driver legado da NVidia (173.14.35) no Firefox ou no Opera o Flash não é exibido. Funciona bem no Chrome, mas em alguns sites dá problema, no vivaolinux.com.br dá tando problema que o Chrome fecha abruptamente. Quer saber, já passou da hora desse maldito Flash morrer…
O flash (plugin-conteiner) tem que morrer, pois não serve para nada além de consumir com os recursos e servir de brecha de segurança.
Vivo dando kill neste maldito plugin-conteiner.
E daí? Que o Firefox para Windows é bom não é nenhuma novidade. As críticas são principalmente para a versão para Linux, um verdadeiro cocô.
@tenchi: se não me engano, agora o Firefox tem nas configuração a opção pra não carregar o conteúdo de uma aba enquanto ela não for acessada.
Aqui o flash tbem trava as vzs,lixoooooooooo Kill flash right now… hahahhahaha
Hoje todos são bons. Aqui em casa nenhum nunca travou, uso o Opera agora. O firefox de vez enquando davA uma deMorada pra responder, coisa de 1.5-2.5 segundos. Travar mesmo nunca.
Ps: estou usando ArchLinux 64-bits
Comentarista desinformado, é desinformado.
Crianças, a versão para Linux é inferior (na versão de vocês) por conta do Flash pra Linux, que é velho e desatualizado.
Isso graças ao grande benfeitor Google, que monopoliza o Flash para Linux.
Só gente gabaritada aqui…mas o fato é que esse flash deve ter algo de consumir memoria mesmo,prque ele trava mtooooo…
Desgraçado do Flash trava até no Mac OS. É um inferno.
Desde a versão 7 o FF consome menos memória que o Chrome na minha máquina. O problema é que quando fecho uma aba, o FF deixa muita memória alocada, enquanto o Chrome já lida melhor com isso.
Agora, tá demorando pros dois lançarem versão 64 bits nativa, isso seria legal. Quanto ao Flash, talvez seja por eu usar pouco, nunca tive problemas com ele no Linux ou Windows e como não uso iPhone, não me vejo obrigado a não gostar dele apenas porque o Jobs ordenou.
Marcos,
Você pode odiar o Flash por vários motivos:
1- É uma tecnologia proprietária;
2- É um “padrão” empurrado por um fabricante;
3- Tem um histórico porco de falhas;
Existem até mais do que esses. A questão com o Jobs é que ele sempre teve muita credibilidade no meio e com os leigos, logo usam o exemplo dele.
Vestiu a carapuça, spif? hehehehe
1 – Bom, não sou contra tecnologia proprietária e creio que você também não, já que ama o iOS e o Mac. hehehe
2 – Não foi empurrado, no seu tempo foi a maneira mais fácil de se criar animações, gráficos e várias aplicações na internet se comparado às outras opções da época.
3 – Vários softwares livres também, nem por isso são noticiados com tanta pompa quanto os do flash
Por fim, o Jobs tem credibilidade com os fãs da sua plataforma graças a um marketing agressivo que girava mais em torno dele do que da própria empresa.
Marcos, sempre visto a camisa da web livre, de verdade.
Suas respostas mostram a profundidade do seu conhecimento sobre o assunto.
1- a web não deve ser usada para suportar tecnologias proprietárias, que podem impedir que pessoas acessem informações. A web foi criada para ser uma forma de diferentes sistemas conversarem.
2- assim como o I6 foi um “navegador inovador”, pelo uso de tecnologias despadronizadas.
Jobs ou não, Flash sempre foi uma má idéia, e só um tipo especial de pessoa desconectada da realidade tenta esconder essa verdade atrás de uma birra.