Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Libreoffice 3.5

O Writer ganhou melhorias tipográficas, uma janela com contador de palavras em tempo real e nova interface para os cabeçalhos, rodapés e quebras. O Calc tem uma nova área de entrada multilinhas e melhor desempenho na importação de planilhas, e o Base ganhou novo driver nativo para o PostgreSQL.

Enviado por Job Diogenes (jobdrbΘgmail·com):

“Acabou de ser lançada o LibreOffice 3.5, a “Melhor Suite Livre de Escritório”, segundo sua notícia de lançamento. O LibreOffice 3.5 está cheio de novidades, mais leve, com menos bugs e muito rápido.

Mais informações sigo o link original da notícia em inglês.” [referência: blog.documentfoundation.org]


• Publicado por Augusto Campos em 2012-02-15

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Marcos Paulo de Souza (usuário não registrado) em 15/02/2012 às 9:38 am

    Melhor performance no LibreOffice é algo muito interessante!

    Mas, ainda creio que a principal alteração que deveria ser feita seria uma interface com cara nova. Desta forma acho que atrairia mais usuários.

    Junior (usuário não registrado) em 15/02/2012 às 9:46 am

    “O Writer ganhou melhorias tipográficas, uma janela com contador de palavras em tempo real (…)”

    Uau! Era tudo o que eu precisava: uma janela com contador de palavras em tempo real.

    Falando sério. O LibreOffice a cada lançamento parece mais do mesmo. Enquanto não houver a mudança na interface ou algo que realmente faça a diferença, continua sendo a mesma coisa que era o OpenOffice quando deu origem ao fork…

    Luis Knob (usuário não registrado) em 15/02/2012 às 9:49 am

    Continuo achando que é esse o caminho. Faz 1 ano e pouco que o LibreOffice realmente começou. Primeiro teve que limpar a casa e arrumar coisas básicas do software, agora da versão 3.6 em diante está na hora de meter a mão na massa e desenvolver algo realmente novo.

    Saulo (usuário não registrado) em 15/02/2012 às 9:50 am

    Acho que uma interface mais atrativa seria legal.
    Mas o LibreOffice ainda precisa de muitas melhorias quanto à funcionalidade. Quantas vezes não nos enrolamos em uma numeração de página um pouco mais elaborada?
    Ou quando criamos um gráfico com determinado dado e para ver como fica o dado na coluna ao lado (que no excel é só deslocar pra direita ou esquerda), no Calc temos que alterar o intervalo dentro da janela de gráficos…

    Uso exclusivamente o libre (open) office há mais de 5 anos, mas creio que essas e outras coisas são prioritárias se comparada com a interface.

    Lucas (usuário não registrado) em 15/02/2012 às 10:01 am

    Queria que o LibreOffice viesse com uma nova interface cheia de bugs e todo problemático, com todos os bugs que ele teve desde o seu lançamento e ainda super pesado como era. Aí eu queria todos esses usuários chorando querendo uma limpeza de código, melhoria na performace e correção de bugs. Acho que a prioridade agora não é a interface gráfica… não é só eu que acho isso…

    Luiz Ricardo de Lima (usuário não registrado) em 15/02/2012 às 10:11 am

    De fato falta uma cara nova, mas é algo que está na pauta de discussão do grupo. Portar todo o código para trabalhar com um novo framework gráfico é algo que tomaria muito, mas muito tempo. Mas está sendo pensado, é só acompanhar as discussões :)

    Espero que essa versão seja mais rápida mesmo.

    Weber Jr. (usuário não registrado) em 15/02/2012 às 10:11 am

    Lucas,

    É meio por aí mesmo. Me lembrou aquela categoria de Prefeito que não faz saneamento básico pois “Cano embaixo da terra não aparece, não dá voto”.

    Rodrigo Carvalho Silva (usuário não registrado) em 15/02/2012 às 10:12 am

    Acho que o LibreOffice tem avançado muito, ainda mais se compararmos com o que era quando OpenOffice. Estão agregando muitos contribuidores novos, o que é importante para qualquer projeto e terem gás para limpar o código, corrigir bugs, adicionar funcionalidades e, inclusive, fazer uma nova interface.

    Disso tudo, acho que o mais importante é limpar o código, que melhora o desempenho e a manutenibilidade, e corrigir bugs. Eles têm feito isto e ainda conseguido agregar novas funcionalidades.

    André Luiz (usuário não registrado) em 15/02/2012 às 11:20 am

    O produto tem que ser mais bonito, ou mais eficiente? Bem, é fato que sem uma interface mais elegante e intuitiva, o LibreOffice sempre terá mais dificuldade de aceitação entre os usuários mais leigos — afinal, ele será sempre comparado ao MS Office. Mas o que realmente interessa é que o produto faça rápido e bem feito aquilo para o que ele foi criado — ou seja, o código tem que ser enxuto pro programa rodar redondo, consumir pouco recurso, e oferecer funcionalidades de edição/formatação dos documentos e tais realmente úteis.
    Se o LibreOffice fosse um carro esporte, uma nova interface é como colocar rodas de liga leve aro 18″, saias laterais e escapamento ‘esportivo’; mas se não agregar funcionalidade, será a mesma coisa que esse carro ter motor 1.0 de meros “50 póneis malditos” debaixo do capô!

    Fellype (usuário não registrado) em 15/02/2012 às 11:22 am

    Estou com o Lucas e o Weber Jr. Eu quero, primeiramente, que o LO funcione bem, seja rápido e não trave. Se ele puder ficar depois disso, ótimo.

    Weber Jr. (usuário não registrado) em 15/02/2012 às 11:41 am

    Não é questão de uma coisa ou outra. Sim de Prioridades.

    Uma das reclamações que havia faz tempo é que era difícil de cooperar com o OpenOffice. Tanto pela burocracia, quanto pelo código complexo e bagunçado.

    Estão atacando esses dois pontos, deve facilitar para cooperar. Inclusive para quem se aventurar a criar UIs novas.

    Felipe Amorin (usuário não registrado) em 15/02/2012 às 11:42 am

    O Libre Office precisa melhorar muito para fazer frente ao MS Office.
    http://youtu.be/iz3ki4_i-AM
    http://youtu.be/6XYzonem1nQ
    http://youtu.be/875AbZcWoCk

    Lucas (usuário não registrado) em 15/02/2012 às 12:02 pm

    Os videos postados por Felipe Amorin que compara o Libre e o Office não são justos. O MS Office foi feito exclusivamente para o Windows e consequentemente vai funcionar bem nessa plataforma, já o Libre é multiplataforma tendo que ser adaptado a diversos SOs diferentes, não é fácil para o Libre funcionar num SO que não totalmente nativo. Outro ponto são os formatos de arquivos, o MS Office tem seus formatos exclusivos e o Libre não tinha obrigação de suportá-los e mesmo assim ele suporta, mesmo com algumas falhas que podem ser resolvidas com alguma intervenção manual.

    George Gomes (usuário não registrado) em 15/02/2012 às 12:23 pm

    Concordo com o Lucas. Prefiro e dou prioridade pela funcionalidade do programa, sem bugs, os lacinhos e adereços ficam por último. A prioridade da TDF agora é faxina no que é poeira e pra que ele seja adotado no meio corporativo.

    Roberto Bechtlufft (usuário não registrado) em 15/02/2012 às 1:06 pm

    “Uau! Era tudo o que eu precisava: uma janela com contador de palavras em tempo real.”

    Por increça que parível, eu queria muito esse recurso ^_^

    Sou tradutor, trabalho com legendagem, e é mega importante para mim ter contagem instantânea de caracteres por linha, he he…

    Quanto ao visual, sim, tem que trabalhar nisso para atrair o grande público. Mas para mim, especificamente, não faz a menor diferença ter algo mais atraente. Quero é que ele fique cada vez mais leve e livre de bugs. Se mudarem o visual, ainda tem o risco de fazerem alguma besteira que atrapalhe o uso que faço do programa.

    Portanto, sendo bem egoísta, torço para que nunca mudem a interface ^_^

    ubuntuholic (usuário não registrado) em 15/02/2012 às 2:03 pm

    “Se mudarem o visual, ainda tem o risco ..”
    Vide o mimimi sobre o Unity.

    Weber Jr. (usuário não registrado) em 15/02/2012 às 4:05 pm

    ubuntuholic

    ‘“Se mudarem o visual, ainda tem o risco ..”
    Vide o mimimi sobre o Unity.’

    E o Gimp que diziam que ao ter interface “Photoshop-Like”/janelas paradas os usuários fluiriam para o Gimp.

    Detalhe que eu também não gosto de janelas separadas, mas não concordei com a teoria do “mudando a GUI, eles virão”.

    Rafael (usuário não registrado) em 15/02/2012 às 8:19 pm

    @Junior, pois é. Desde a versão 3.3 que o pessoal do LO assumiu, a promessa é sempre a mesma: limpar o código, melhorar desempenho, etc. E o que eles conseguem de fato são pouca limpeza e meia dúzia de recursos novos, evoluindo bem mais lento que o MS Office.

    “Queria que o LibreOffice viesse com uma nova interface cheia de bugs e todo problemático”
    Se fosse assim, ele justificaria o foco na “limpeza” de código e estabilidade, mas o que se vê na prática não é bem isso. Mudar .size == 0 pra .isEmpty e remover código marcado como @depracated não vai garantir muita coisa (vide diff)

    O fato é que até agora houveram poucas mudanças se comparado ao OO, fora que faziam merge com o projeto original e não davam os créditos publicamente.

    Lucas (usuário não registrado) em 15/02/2012 às 8:54 pm

    Eu não queria ser desenvolvedor doLibre Office para chegar nesse site e ver comentários como o do Rafael. Acho o pessoal do Linux ingrato que te recebe com exigencias e nada fazem para ajudar. Ninguém olha pro lado positivo da nova versão do Libre Office, ela tá mais leve, agora tem uma paleta de cores moderna e uma forma mais bela de formatar cabeçalho e rodapé, vários bugs corrigidos, isso ninguém vê. E querem comparar um software livre com um software que custa mais de 500 reais e que anda em constante desenvolvimento por uma empresa que tem muito mais dinheiro que a que está por trás do LO.

    Willian (usuário não registrado) em 15/02/2012 às 9:17 pm

    A propósito @Rafael, onde está o repositório do LibreOffice? Eu gostaria de ver através de uma interface web.
    Também fico triste com os comentários. Criticar é fácil, ajudar é difícil …
    Valeu.

    Fábio Rodrigues Ribeiro (usuário não registrado) em 15/02/2012 às 10:15 pm

    Gostaria eu, que e Libre fosse mais dinamico no desenvolvimento, semelhante ao frenético ao firefox. Focando em três grandes áreas distintas, com grupos pequenos ee SCRUM, XP e outras metodologias mais recentes:

    Refactoring(pois só fazer callcatcher acho que é muito pouco)
    Features(dispensa coments)
    Caça bugs & Otimizaçẽoes

    Fábio Lima (usuário não registrado) em 15/02/2012 às 11:24 pm

    Nova interface seria ótimo, mas ainda aguardo algo mais simples. O tempo de carregamento do Libre 3.5 continua demorado demais! E ainda há alguns lags/congelamentos eventuais aqui e ali.
    Mas eles tão no caminho certo. Aos poucos esses problemas vão sendo corrigidos.

    Ericodc (usuário não registrado) em 16/02/2012 às 1:08 am

    @fabio, as coisas office já estão pre-carregadas no janelas. No mais só posso dizer que eles estão no caminho certo, pra quê criar uma situação em que só ganha escolas de informatica…

    Anderson (usuário não registrado) em 16/02/2012 às 6:58 am

    Não sei se um visual novo atrairia muitos novos usuários, com todos que converso sobre aplicação “office”, é geral o “trauma” que ainda causa e muito mais causou no passado, o assunto é sempre o mesmo, não abre igual no “Word”, ou pior quando vem planilhas super elaboradas do “Excel”.

    Ninguém reclama da interface (a não ser usuários que não suportam o simples fato dessa interface não ser parecida com a do concorrente; agora vão cai de pau em cima de mim).

    No mais, particularmente estou satisfeito, trabalho exclusimante com o Soffice a anos, e quando um cliente meu reclama que tem alguma diferença no doc, digo com poder que é culpa da concorrente, e, diante disso, partimos pra umas risadas e as vezes umas cervejas no boteco.

    Anderson (usuário não registrado) em 16/02/2012 às 7:03 am

    Ha, acabei de instalar o 3.5 no Arch, ótimo trabalho, parabéns ao pessoal do Libre, próximo passo da minha parte, fazer uma doação.

    Lucas (usuário não registrado) em 16/02/2012 às 7:21 am

    Parabens Anderson, tambem uso o Arch! Estou esperando essa versão nos repositorios oficiais, enquanto isso também vou fazer uma doação. :)

    Avatar (usuário não registrado) em 16/02/2012 às 3:38 pm

    http://www.tecmundo.com.br/software-livre/15968-libreoffice-pode-ganhar-uma-nova-interface.htm ” Cade???? quero a interface nova essa que está já é ultrapassado. LibreOffice é surpreendente mas precisa de uma nova cara..

    gabriel (usuário não registrado) em 16/02/2012 às 3:46 pm

    engraçado… alguém falou da interface do gimp: caso ela fosse mais “parecida” com a do photoshop, ela seria mais “popular.”

    O que acho engraçado nesse preconceito é o fato do gimp com janelas separadas funcionar de forma MUITO parecida com o photoshop do MAC (cujas janelas ficam separadas de forma parecida com as do gimp). É só no windows que o photoshop funciona daquele jeitão ridículo, com janela única…

    Marcos (usuário não registrado) em 16/02/2012 às 3:47 pm

    @Lucas, dizer que o LO é feio porque é multiplataforma é falso. Existem muitos aplicativos multi-plataforma com uma bela interface. Até o MS Office roda no Mac OS com uma interface bonita.

    E se você mesmo disse embaixo que por ser livre o LibreOffice nunca vai funcionar tão bem quanto o MS Office, você joga por baixo toda a ideia de superioridade de um aplicativo de código aberto, dizendo que os proprietários e nas mãos de uma única empresa são superiores. Está cheio de softwares livres pra te desmentir, véio.

    “Eu não queria ser desenvolvedor doLibre Office para chegar nesse site e ver comentários como o do Rafael. Acho o pessoal do Linux ingrato que te recebe com exigencias e nada fazem para ajudar.”

    Esconder os defeitos embaixo dos panos não ajuda nada, muito pelo contrário. Críticas são feitas pra serem ouvidas construtivamente e qualquer profissional sabe disso. Se os ‘desenvolvedores do LO’ virem os comentários, vão saber a opinião do seu público (como se no site do projeto não estivesse cheio de posts com as mesmas críticas)

Este post é antigo (2012-02-15) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.