Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


LibreOffice 3.5.5

Enviado por Eliane Domingos de Sousa (elianedomingosΘdocumentfoundation·org):

“A nova versão traz melhorias na estabilidade e conserto de bugs graças à comunidade de desenvolvedores e de usuários. Traz também melhorias no Calc, Impress, manipulação de fontes e compatibilidade com formatos de arquivos de terceiros.

O LibreOffice 3.5.5 está disponível para dowload para várias plataforma e vários idiomas em http://www.libreoffice.org.br/baixe-ja/ ” [referência: libreofficebrasil.blogspot.com.br]


• Publicado por Augusto Campos em 2012-07-16

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Carlos "Kadu" Eduardo (usuário não registrado) em 16/07/2012 às 10:17 am

    Engraçado, sai um release com “apenas correções de bugs” um dia depois de sair um artigo falando sobre o ostracismo que ronda as suites de escritório livres no OrgulhoGeek.

    http://orgulhogeek.net/2012/07/15/suites-de-produtividade-livre-e-o-ostracismo-a-porta/

    TIQ (usuário não registrado) em 16/07/2012 às 10:19 am

    Observem que as vezes um banner oferecendo o LibreOffice rola por aqui.. Estão querendo fazer, e estão fazendo (denovo), um produto..

    LibreOffice? No thanks. Prefiro o Apache OpenOffice agora.

    Carlos Felipe (usuário não registrado) em 16/07/2012 às 10:23 am

    Estou fazendo minha TCC no LibreOffice e por enquanto não tive problemas.
    Mas com certeza, LibreOffice precisa sair desse fase interface IE6 para Chrome.

    Iuri Gules (usuário não registrado) em 16/07/2012 às 5:26 pm

    “Kadu”, com certeza essas reclamações dese blog não tem nada a ver com o lançamento dessa versão. Eu acredito que embelezamento da interface não vai ser prioridade enquanto tiver coisa mais importante para resolver.

    Eu ainda não sei porque reclamam tanto do LibreOffice/OpenOffice mas eu diria que o problema visual não está na interface e sim no resultado. As artes prontas do MS Office são bem bonitas (pelo que eu me lembre). Nem sei se esse é o objetivo de uma suíte office (claro que quem oferece sai na frente, quem quer fazer um desenho bonito na mão ou pagar alguém pra isso? Bom mesmo é ter isso pronto).

    Mas se for só GUI existe outra opção que é a lotus symphony http://www-03.ibm.com/software/lotus/symphony/theme/images/presentations_title_slide_new.gif

    Um interface mais moderna é uma boa pedida mas se tiver que botar a frente de outros problemas que devem ser resolvidos prefiro a interface dinossauro. Uma interface nova pode prejudicar e muito no “peso” do OpenOffice ou LibreOffice.

    Eu ainda não estou convencido dos “argumentos” contra essas suítes. Façam algo mais empírico, só falar que tá ruim num convence muito não.

    Lucas Filho (usuário não registrado) em 16/07/2012 às 8:12 pm

    A interface do symphony agora pertence ao Apache OpenOffice que ainda não fez alterações na mesma.

    Marcos (usuário não registrado) em 16/07/2012 às 8:19 pm

    “Eu acredito que embelezamento da interface não vai ser prioridade enquanto tiver coisa mais importante para resolver.”

    Só que até agora não fazem uma coisa nem outra.

    “Uma interface nova pode prejudicar e muito no “peso” do OpenOffice ou LibreOffice.”
    É o caso so Symphonhy, pesadíssimo por sinal. Interface nova só prejudica o “peso” se o código for ruim ou cheio de camadas. A interface do MS Office é bem mais leve e muito bonita. E tem vários programas livre com interface bonita e leve, a própria suíte do KDE é leve e com um visual mais bonito.

    Não adianta colocar panos quentes e tapar o sol com a peneira, os próprios desenvolvedores do LO e do OO admitem que a interface é cheia e antiga e eu prefiro acreditar nos desenvolvedores do que nos posts de quem não quer ver. O antigo OpenOffice tinha até um projeto novo de interface que já tinham liberado mockups pra pegar opinião da comunidade, mas a Sun estava sem recursos e não sei se o LibreOffice ou a fundação Apache se interessaram em aproveitar as ideias, mas os dois já possuem projetos pra melhora a interface.

    Mas bugs são importante corrigir sim, o projeto LibreOffice disponibiliza muitos releases (esse é o quinto) com correções pequenas, isso é bom.

    Carlos "Kadu" Eduardo (usuário não registrado) em 16/07/2012 às 9:25 pm

    @Iuri Gules, vamos tocar nos pontos citados por você:

    1º: Não me foquei em versão alguma do LO para escrever o artigo. Abordei o fato da Microsoft ter mudado o conceito de interface de suite de produtividade e a comunidade livre se esconde atrás de “estabilidade”. Bugs sempre vão existir em códigos. Nunca haverá um código perfeito. Tapa-se um buraco, abre-se outro.

    2º: “Eu acredito que embelezamento da interface não vai ser prioridade enquanto tiver coisa mais importante para resolver”. Continue pensando assim e as pessoas vão continuar pagando por coisas bonitas. Se não pagando, pirateando, e a relevância das suites livres vai cada dia mais pro beleléu.

    3º: “Mas se for só GUI existe outra opção que é a lotus symphony …”.
    Tente instalar a Lotus Simphony no Ubuntu 12.04. Se conseguir sem ter de consertar dependências na unha, me ensine.
    Usuário não quer saber de resolver problemas de software. Eles tem muito mais coisas à fazer do que fazer coisas que cabem aos programadores.
    Instituições públicas vão continuar adotando software proprietário enquanto se ficar pensando em “embelezamento vem depois”.

    4º: “Um interface mais moderna é uma boa pedida mas se tiver que botar a frente de outros problemas que devem ser resolvidos prefiro a interface dinossauro.”. Não tenho dúvidas disso, mas não se deve ficar carregando um dinossauro desde a era jurássica.

    Em suma, acho o LibreOffice muito bom. Escrevi um livro inteiro nele e ele me atendeu muito bem, mas estou pensando nas pessoas que estão tentando sair do Windows para o Linux, ou sair do Office pirata para uma suite livre e desistem por causa de sua interface “jurássica”.

    Gustavo (usuário não registrado) em 16/07/2012 às 11:36 pm

    Acho que o grande problema eh a compatibilidade parcial com arquivo MS Office. Nao ha nada mais frustrante do que vc receber um arquivo importante e ele abrir com a formatacao toda errada no Writer. Diante dessa situacao um usuario novato acaba pensando que “Linux eh uma droga”.

    lekegf (usuário não registrado) em 16/07/2012 às 11:44 pm

    Calma gente, quem sabe na versão 4 não chega essa tão esperada interface.

    Não sei se é o costume com LibO e MS Office 2003, mas quando me pego usando o Word 2007 e 2010 fico totalmente perdido *-* Mas são softwares que uso só esporadicamente, se eu tivesse um instalado no meu computador já teria me acostumado.

    Voltando ao assunto do post, o LibO está cada vez melhor. A velocidade de inicialização, por o exemplo, aumentou bastante desde que o LibO passou a ser um projeto independente.

    Fellype (usuário não registrado) em 16/07/2012 às 11:48 pm

    Quando lançaram o Apache OpenOffice (AOO) eu fiz questão de baixar, instalar e usar por um tempo (± 1 mês), e percebi que o LibreOffice (LO) está com uma usabilidade bem melhor que o AOO (não lembro exatamente quais os itens que eu observei).
    Para mim, estabilidade, usabilidade e número de (boas) novas funcionalidades deveriam ser o foco tanto do LO quanto do AOO. Uma nova interface seria bem vinda, mas só se fosse para tornar as suítes mais intuitivas e produtivas. Se for só pela estética, acho melhor que fique como está, pois se os usuários tiverem que se adaptar à uma nova interface sem nenhum outro benefício prático, corre-se o risco de haver migração para o outro lado.

    Iuri Gules (usuário não registrado) em 17/07/2012 às 2:45 am

    @Marcos,
    Não entendi. Você acha que eles não estão trabalhando em coisa mais importante que interface?
    Não estou colocando uma regra, mas para um programa de interface moderna ficar leve demanda muita mão de obra.
    Em nenhum momento eu disse que a interface não é antiga. Mas essa interface antiga funciona muito bem para o que ela foi criada (ela não foi criada para ser o programa mais “cool” e sim pra criar textos, tabelas, apresentações e por aí vai.

    @Kadu,
    1:”a comunidade livre se esconde atrás de “estabilidade””
    Essa versão que saiu é uma versão de correção mesmo, é assim que eles fazem, enquanto isso a versão 3.6 está em desenvolvimento também (que por sinal dese sair no fim desse mês ou no início do próximo).
    2:”Continue pensando assim e as pessoas vão continuar pagando por coisas bonitas.”
    Eu ainda acho que a galera do LibreOffice pegou um código bem ruim e que precisa de muitos reparos. Ainda acho que não está na hora de uma mudança radical na interface, a suíte tem outras falhas mais urgentes (e vendo direito aqui essas falhas são visuais mas são muitas pequenas falhas que dão aspecto grotesco)
    3: Só sugeri o Lotus pela interface que é visivelmente diferente do LibreOffice. Se é difícil, lenta aí nem sei. Tem o Calligra também que é feito em Qt4. Não sei se é esteticamente superior porque pra mim tanto faz, só quero escrever meu texto pra fazer trabalhos (não sei se suite de office é a melhor escolha pra fazer um livro bem editado, a editora da UnB usa LaTeX)
    Sua preocupação é nobre mas não sei se essa mudança no visual que você pede resolveria alguma coisa. Sempre reclamaram do gimp por não ter janela única. A mudança foi feita, pede para um dos reclamadores usar gimp e veja se ele num vai inventar outra. Pra mim essas pessoas querem uma cópia do photoshop.

    Bom… o que mais me chateia quando eu vejo essas reclamações sobre o openoffice é como se crucifica ele por ser “feio” (bulling). Fala-se dos desenvolvedores como se eles não fizessem nada. Queria dizer que a versão 3.5 saiu em fevereiro desse ano e a 3.6 sairá em breve. Veja o que esta sendo trabalhado nesses 6 meses e digam se eles são tão maus como vocês falam. http://wiki.documentfoundation.org/ReleaseNotes/3.6

    Zé do Mato (usuário não registrado) em 17/07/2012 às 7:09 am

    Espero que não mexam na interface tão cedo e, se mexerem, deixem opção pra voltar para a antiga. Não gosto de ribbon e nem da interface do Lotus Symphony.

    Marcos (usuário não registrado) em 17/07/2012 às 11:31 am

    “Não estou colocando uma regra, mas para um programa de interface moderna ficar leve demanda muita mão de obra.”

    Nisso eu concordo e é por isso que ainda não mudaram. Segundo falam, o código é bem complexo e ruim de trabalhar. A interface antiga não foi criada porque é estável, foi criada porque era parecida com a suíte mais popular da época. Hoje a mesma suíte vem evoluindo a interface a cada versão e o OO ficou pra trás e ainda rachou o projeto em dois.

    @Fellype, o Apache OO é praticamente o mesmo que o OpenOffice na época da Sun. O LibreOffice separou na versão 3.3 e como tinham muitos desenvolvedores em comum, a versão 3.4 dos dois tinham muitos merges, era praticamente a mesma.

    A versão 3.5 do LO evoluiu mais e já diferenciou, hoje o projeto está bem na frente, mas as evoluções ainda são lentas. Se você olhar no changelog da versão 3.6, vai ver que as novidades também são em coisas pequenas, quatro versões depois, só estão fazendo as pequenas coisas, mas pelo menos estão caminhando.

Este post é antigo (2012-07-16) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.