Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


KMSCON – virtual console utilizando drm/kms

Enviado por Nícolas Wildner[Ironmaniaco] (nicolasgauchoΘgmail·com):

“O desenvolvedor David Herrmann, meio ano atrás, iniciou um projeto que visa criar uma console que utilize as APIs KMS(Kernel Mode Setting), provida pela DRM (não, não é aquela coisa feia de restrição de usuário, mas o subsistema Direct Rendering Manager).

A intenção não é criar um emulador decente para VT220, mas sim uma console que possa se utilizar dos recursos mais avançados de renderização como aceleração via hardware, habilitar suporte nativo a internacionalização, controle de monitores facilitado (hotplug), suporte completo a Unicode/UTF-8 e suporte total ao vt220 e vt510.

Com a idéia do kmscon surgem também discussões calorosas, com por exemplo, bugs de inacessibilidade a userspace que podem acabar incapacitando o uso do kmscon, rebatido pelo desenvolvedor com a frase: “ei, mas numa situação como esta nem sua bash funcionará, então, por que a preocupação toda com a console?”

Ou ainda, “falhas catastróficas” criadas pelos usuários da discussão, que já foram também respondidas: o kmscon possuirá um “modo mínimo de operação”, que permitirá utilizar a console mesmo nas situações propostas pelo usuário.

Mais uma proposta bacana de ferramenta, que como sempre, recebe aquele jato de questionamentos na maioria das vezes, de usuários resistentes a mudança.” [referência: dvdhrm.wordpress.com]


• Publicado por Augusto Campos em 2012-08-22

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Lucas Timm (usuário não registrado) em 23/08/2012 às 1:16 am

    Se houvesse um emulador decente de VT420 pra Linux eu já seria muito feliz. :)

Este post é antigo (2012-08-22) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.