KDE: Spark, o primeiro tablet a vir com Plasma Active pré-instalado
Enviado por Filipe Saraiva (filip·saraivaΘgmail·com):
“Foi anunciado que o Plasma Active, conhecido como “KDE para tablets”, virá pré-instalado no tablet Spark, a ser comercializado em alguns meses.
As configurações do Spark são modestas: processador ARM 1GHz, Mali-400 GPU, 512 MB de RAM, 4GB de HD expansível com cartão SD, tela multi-touch capacitiva de 7″ e conexão wifi. Preço estimado em US$ 265. Uma loja de conteúdos e aplicativos estará disponível para o Spark. Parcerias estão sendo buscadas para prover o serviço de nuvem ownCloud.
Maiores informações no blog do desenvolvedor do KDE, Aaron Seigo.” [referência: aseigo.blogspot.com]
• Publicado por Augusto Campos em
2012-01-30
Ótima notícia.
Aguardo mais detalhes.
quem é o fabricante deste tablet?
Segundo o que pessoal do OMG!Ubuntu! apurou, o tablet não será vendido por uma grande empresa: haverá uma parceria entre a comunidade do KDE e algum fabricante para vender estes tablets e os lucros adquiridos serão reinvestidos no desenvolvimento do KDE.
Aqui o link – http://www.omgubuntu.co.uk/2012/01/spark-kde-plasma-active-tablet-200/
Ainda há muitos pontos a serem esclarecidos nessa notícia. Acredito que, se o processo de vendas for como o descrito acima, o Aaron lançou essa nota para gerar buzz e recolher feedack da comunidade sobre o produto, para terem alguma ideia da aceitação do mesmo, etc.
Fico me perguntando… se o KDE consegue rodar em dispositivos mais modestos como tablets, porque raios os requisitos para PC’s são tão grandes?
Deixa eu entender, rodará linux e o X é o kde plasma é isso?
Ou é android + kde plasma?
Vlw
Gente, é uma versão do Plasma KDE feito exclusivamente para tablet, não tem nada haver com Android. Como foi feito e adaptado pensando em tablet requer menos requisitos de hardware. Vi os vídeos e gostei, prefiro ele ao Android. Imagina eu usando o Amarok e Kopete em um tablet, meu sonho de consumo. :)
Deixando mais claro o OS:
“We decided to go with Mer, the community continuation of MeeGo, as our base OSS.”
http://aseigo.blogspot.com/2012/01/open-beyond-licensing.html
Ja era a época do kde grande… como na versão 3 do mesmo !! kde 4 é muito mais leve do que o kde 3 e ainda estao trabalhando para a maior modularização do kde !!