KDE ganha prêmio de melhor ambiente desktop de 2011 da LinuxQuestions
Enviado por Sandro Andrade (sandroandradeΘkde·org):
“Os membros 2012 do Choice Awards da LinuxQuestions.org escolheu a comunidade KDE para receber o prêmio “Best Desktop Environment of the Year”.
Mais detalhes em: [dot.kde.org/…]” [referência: dot.kde.org]
• Publicado por Augusto Campos em
2012-03-08
E complementando, nessa mesma pesquisa do LinuxQuestion, Amarok foi escolhido como o melhor player de áudio e Dolphin o melhor navegador de arquivos.
Mais resultados em http://www.linuxquestions.org/questions/linux-news-59/2011-linuxquestions-org-members-choice-award-winners-928502/
E o LifeHacker selecionou outros softwares do KDE como os melhores, em suas respectivas categoria, no mundo Linux em 2011:
* Choqok, melhor cliente Twitter – http://lifehacker.com/5879964/the-best-twitter-client-for-linux
* Okular, melhor leitor de PDF – http://lifehacker.com/5875879/the-best-pdf-viewer-for-linux
* k3b, melhor gravador de mídias óticas -http://lifehacker.com/5860851/the-best-disc-burning-app-for-linux
Outros resultados em http://lifehacker.com/apps/linux
Abraços,
Ah, e ainda no LifeHacker, digiKam foi escolhido o melhor gerenciador de imagens – http://lifehacker.com/5877908/the-best-photo-management-app-for-linux ;)
Acho justo, faz um mês que tô usando ele direto no Mint 12 KDE e tá muito bom mesmo.
Competindo com as invencionices do Unity e muitas mudanças do Gnome Shell ficou mais fácil.
Curioso pra ver ano que vem com esses dois mais estabilizados.
E eu ainda botaria nesta lista o Yakuake, como mais prático dos terminais…
Parabéns a equipe desenvolvedora do KDE… estão fazendo um bom trabalho…
Pois é, depois de anos sendo espancado por todos o kde está sendo reconhecido.
Otimo ambiente.
Mas todo mês ter que instalar tudo para ficar atualizado
é dose para leão.
Parece que sempre estamos com uma versão beta.
Estou usando o KDE 4.8.1 no Slackware64 Current, nunca vi o KDE tão rapido e bem acabado como esta versão, me fez lembrar os tempos de kde 3.5
@willian, a usabilidade do KDE4 já ultrapassou (em muito) o nível que tinha nos tempos da versão 3.5.
Eu só discordo do resultado obtido pelo Dolphin (gerenciador de arquivos do ano). Pra mim o Konqueror continua sendo o melhor gerenciador de arquivos de todos os tempos. Mas este é só o meu ponto de vista. E além disso, faz muito tempo que não tento usar o Dolphin.
@Fellype também concordo KDE com o Konqueror que é cheio de ferramentas que facilita muito as coisas para mim,como já é o que faz em outros ambientes não ter algo tão cheio de funções como o Konqueror.
Fico muito feliz com isso, também gosto muito dos programas do KDE, principalmente o Amarok, Okular e Dolphin, apesar de não constar na lista gosto muito do Kopete. O KDE é lindo e produtivo e cada vez demonstrar ser mais estável. Apesar da maneira Windows de ser (que nunca foi um ponto negativo), ele cumpre o seu papel.
O KDE é o único motivo para eu não usar o Ubuntu. Eu gosto muito do KDE, e o Kubuntu não tem o mesmo requinte do Ubuntu.
E o k3b é muito bom mesmo…
O KDE foi o primeiro ambiente que usei no mundo linux na época era o 3.5 e eu gostava bastante dele. hoje to usando mais o gnome com unity mas tenho que confessar que o KDE está ficando incrível a cada dia que passa. Estável, flexivel, poderoso…
Prêmio mais do que merecido. O KDE sempre foi o ambiente desktop mais completo em termos de recursos e, por um bom tempo, era tido até como o mais amigável (tempos do kurumin, knoppix, conectiva, etc).
A tragédia da adoção prematura do KDE 4.0 pelas distribuições, junto com o efeito ubuntu, é que tiraram o primeiro lugar do KDE, mas creio que vamos vê-lo neste lugar de novo em pouco tempo.
Espero que o projeto KDE não embarque nessa modinha de tentar modificar o ambiente desktop para parecer a UI de um tablet ou smartphone.
Parabéns à turma do KDE pelo excelente trabalho.
Muito boa noticia, apesar de ser usuario inveterado do enlightenment e17, jah degustei bastante o ambiente KDE, desde suas versoes 1.x, quando ainda nem estavam em minha amada ditro debian gnu/linux. Ainda usufruo muito dos aplicativos, como dolphin, okular gwenview, dentre outros excelentes aplicativos que compoem este super ambiente grafico, que desde sempre focou em ser todo em si, para entregar facilidade para seus usuarios. Parabens.
P.S.: Nao se pode escrever “Os membros … escolheu”, uma vez que a frase esta no plural, deveria ser “Os membros … escolheram”.
@Filipe Saraiva, concorco com todas as escolhas, menos a do Choqok, porque nao uso twitter, entao nao posso opinar nem positivamente, nem negativamente.
@Ironmaniaco
Nao conhecia,
tem na debian!
vou instalar coniando em sua recomendacao heim, olhe lah …
to brincando, valeu pela dica, um bom motivo para eu deslogar do e17 e visitar meu kde ;)
KDE pode ser o mais bonito, mas também é o mais pesado.
Excelente, bem depurado, com uma vasta gama de aplicações e configurações, mas para netbook não serve.
Apesar de usar o Gnome dou os parabéns ao KDE
KDE parece com o Windows 7 OU Windows 7 parece com o KDE?
Isso é Windows 7 ou KDE 4 ?
Mais que merecido.
A evolução do KDE 4 foi um tanto conturbada, com muitas críticas, principalmente de quem usava versões anteriores, mas ele chegou lá e alcançou aquilo que tanto almejou.
Parabéns a equipe, e a comunidade.
@Fabio Rodrigues Ribeiro, até aonde eu sei o KDE4 saiu antes do Windows 7.
@Fernando Não acho ele mais pesado que um Gnome com Unity ou Gnome-Shell não..acredito que isso seja um certo mito que rola em cima dele desde muito tempo quando o Gnome era muito leve, coisa que já não é faz tempo. Bom, nunca fiz benchmark para comparar, na verdade ia ser uma coisa interessante de se ver!
Não acredito que estou lendo tantos elogios para o KDE 4, que na época do seu release prematuro foi odiado e desejaram o mal.
@Victor, se chama maturação, no tempo em que foi lançado, foi mais ou menos como o Gnome 3 (gnome-shell) muitos bugs e uma sensação de coisa mal-acabada. Depois de um bom tempo recebendo bug reports aos montes a turma do KDE conseguiu polir e aparar as arestas, e embora não esteja perfeito, e nunca estará como sabemos da natureza de qualquer software :). Mas o ponto é que ele conseguiu aguentar a “turbulência” das críticas, soube separar as inúteis das construtivas e o resultado hoje é um ambiente, bonito, estável e maduro suficiente pra ser usado num desktop. Depois de 10 anos usando Gnome, resolvi mudar para o KDE, embora eu saiba que o Gnome3 esteja passando por algo parecido nesse momento, percebo que falta alguns meses pro Gnome3 se estabilizar, e nesse meio tempo tou “andando” de KDE4 e gostando muito mesmo, acho que vai ser uma decisão difícil de tomar, quando o Gnome3 estiver mais maduro, voltar ou ficar no KDE? Mas pensando bem, o que eu vejo é que qualquer uma das escolhas vai ser uma boa, ter como escolher entre o bom e o melhor, só num SO livre, e como é bom usar um sistema operacional livre né não? :)
kde #iloveyou.
Para quem acredita em uma desorganização no kde, veja os planos:
* http://techbase.kde.org/Schedules/KDE4/4.9_Feature_Plan
* http://techbase.kde.org/Schedules/KDE4/4.9_Release_Schedule
Eh pq hoje so tem o KDE como “desktop” robusto.
Gnome virou uma coisa meio “tablet”.
KDE é bonito, bom, estável e rápido. Parabéns a equipe do KDE.
Se não me engano o KDE4 foi lançado realmente antes do que o windows 7.
@Marcelo Mendes, uma coisa é maturação a outra é malhar o pessoal do KDE como fizeram. A maioria dos comentários não era de apoio, não era critica construtiva, eram simplesmente: “pesado, ruim e não vou usar nunca mais”. Mesmo o pessoal do KDE dizendo que era um ‘Beta’ do que planejavem para a versão 4 do mesmo.
Isto é uma das coisas que critico na comunidade Brasileira, a maioria é imediatista e não busca entender o plano dos projetos a longo prazo, lembro que quando instalei o KDE 4.0 e li tudo o que planejavam achei sensacional, mas a maioria da comunidade só soube acabar com a reputação do projeto. E muitos, por muito tempo ainda achavam o KDE ruim pela primeira impressão do 4.0 sem ter testado versões mais novas. O que critico é este tipo de postura da comunidade e não do projeto.
@Victor, é pq na época do lançamento ele era bem ruim msm.
Na minha opinião o KDE3 ainda não foi totalmente substituido em relação às aplicações: tínhamos um koffice que funciona (o calligra até hj é só para desenvolvedores), o kommander-editor não foi portado, bem como outras excelentes ferramenats como o ktechlab.
Mas o kde 4.8 está a 10 mil anos luz do que foi o kde 4.0.
Se bem que eu ainda não entendi o que os desenvolvedores querem com as atividades. A ideia é boa, mas a implementação está muito aquém do esperado. Vamos torcer para que o plasma active acelere as coisas.
No mais, uso o ubuntu (unity) no netbook e kubuntu no desktop. Me sinto muito satisfeito com esta solução.
O gnome-shell pra mim ainda é muito mais bem feito que o plasma, que ainda tem uma certa cara de amador, principalmente se comparado com o ambiente do Windows 7 e 8 e OS X. Acho que o gnome3 tem um futuro muito mais promissor que o plasma, embora ache as aplicações do kde muito superiores.
Victor
“Isto é uma das coisas que critico na comunidade Brasileira, a maioria é imediatista e não busca entender o plano dos projetos a longo prazo”
Essas críticas desmedidas não foram só no Brasil não. Quem dera fossem. Gente do mundo inteiro falou bobagem na época.
Tenchi
“Na minha opinião o KDE3 ainda não foi totalmente substituido em relação às aplicações: tínhamos um koffice que funciona”
O Koffice era muito tosco, não tenho acompanhado mais o Calligra, mas a iniciativa me pareceu mais organizada, só acho que está demorando muito.
Algumas aplicações demoraram mesmo a migrar para o “jeito KDE 4″. A que uso atualmente e acho um saco, mas não é grave, é o KTorrent. Ele fica usando muitas janelas de diálogo e confirmação. Se estivesse tudo como notificações do KDE seria muito menos chato. Só um exemplo que lembrei.
“ainda não entendi o que os desenvolvedores querem com as atividades.”
Eu entendo, acho legal, mas não sei se me adapto. Acostumado com múltiplas áreas de trabalho.
“A ideia é boa, mas a implementação está muito aquém do esperado.”
Nisso concordo. Sempre foi uma área bugosa. Ultimamente anda muito mais estável, mas como estou escaldado, quando vejo falhar, já desconfio.
“Fernando (usuário não registrado) em 8/03/2012 às 8:55 pm
KDE pode ser o mais bonito, mas também é o mais pesado.
Excelente, bem depurado, com uma vasta gama de aplicações e configurações, mas para netbook não serve.”
Tenho um Acer Aspire One, Atom N270, 1GB RAM, com OpenSuSE 11.4 com KDE 4.7.4 que não me deixa na mão em nada. Compartilho arquivos pelo SAMBA, assisto meus filmes, Firefox 10.2, LB 3.4.5… na paz!!