Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Jolla: entrevista revela alguns detalhes sobre o que os sobreviventes do MeeGo têm em mente

O Jolla é o sistema anunciado recentemente por uma série de ex-integrantes do projeto MeeGo que, após ficarem órfãos na Nokia, se reuniram para dar continuidade à sua visão do sistema.

A entrevista volta a confirmar que o Jolla é o MeeGo com a interface que vem sendo desenvolvida pela empresa, e que detalhes sobre um primeiro smartphone serão disponibilizados ainda neste ano.

Ele fala sobre não repetir a fragmentação do Android e sobre similaridades com o histórico do WebOS, sobre começar oferecendo seus produtos apenas em algumas regiões, para poder ganhar escala, e até sobre o HTML5.

O autor da entrevista destacou no título a resposta relacionada à concorrência: hoje temos uma corrida de apenas 2 cavalos: iOS e Android, e o Jolla quer entrar no páreo para fazer algo diferente, e optaram por usar seu próprio sistema operacional, e não o Android porque “você pode usar o Android, mas não pode liderá-lo” (a frase é acompanhada por um link para um recente caso ocorrido com a Acer).

A acompanhar. Certamente alternativas open source como o MeeGo e o Firefox OS têm muito a demonstrar no balcão ainda, mas chegam com as minhas boas-vindas. (via gigaom.com – “Jolla: The market wants an alternative to iOS and Android — European technology news”)


• Publicado por Augusto Campos em 2012-09-27

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Wilfredo (usuário não registrado) em 27/09/2012 às 10:49 am

    “Ele fala sobre não repetir a fragmentação do Android”

    Contraditório, pois Jolla é fruto justamente da *fragmentação* do MeeGo.

    Leonardo Reis (usuário não registrado) em 27/09/2012 às 11:14 am

    @Wilfredo: que eu saiba nao eh nao. eles vao ter interface de usuario diferente da nokia, nao vao ser binariamente incompativeis, nem mudanca de API.

    O positivo eh que a Jolla eh uma empresa de hardware que estah desenvolvendo o software e se seguirem a tradicao Finlandesa de desenvolver hardware de grande qualidade com otimas comeras … que a EFL que me perdoe, mas deixo ateh o TIZEN pra comprar um Jolla com MeeGo ;)

    Wilfredo (usuário não registrado) em 27/09/2012 às 11:20 am

    Tizen, Jolla, Mer são derivados do MeeGo, e o que é pior: provavelmente não mantem compatibilidade entre eles.

    Fragmentação por fragmentação, a do Android ao menos permite interoperação.

    Diogo (usuário não registrado) em 27/09/2012 às 11:34 am

    @Wilfredo, aí que você se engana, Jolla não é o O.S. é o MeeGo, e ele é perfeitamente compatível com o MeeGo usado na Nokia, só é preciso reempacotar em RPM e isso é abertamente divulgado.
    Quando perguntam ao CEO ele diz: “Encorajamos o desenvolvimento para o MeeGo Harmattan (Nokia N9/N950), ele é compatível com o nosso MeeGo”

    Eu como dono de um N9, um Atrix, um N8 e um 3GS posso dizer, o MeeGo é o sistema mais inteligente, com UI mais agradável, mais seguro e mais confiável que existe! Ah sim, um N9 com um núcleo consegue ser mais fluido que um S3 com 4 ;-)
    Eu compro um Jolla! Afinal, até lá meu N9 faz um ano de uso e a média é trocar a cada ano.

    Wilfredo (usuário não registrado) em 27/09/2012 às 11:38 am

    E quanto Tizen e Mer? São compatíveis com a versão do MeeGo usado em Jolla?

    Se não forem, cofirma minha opinião de que a fragmentação só aumentou.

    Diogo (usuário não registrado) em 27/09/2012 às 12:14 pm

    A Samsung não divulga muita coisa quanto ao Tizen, mas sim, o Mer é 100% compatível. Se quiser, frequente talk.maemo.org, lá você encontra todas as informações sobre o Meego.

    porfírio (usuário não registrado) em 27/09/2012 às 5:35 pm

    “você pode usar o Android, mas não pode liderá-lo”

    É esse tipo de pensamento que mantém a Samsung sempre como líder do ecossistema Android.

    A liderança do ecossistema tem de ser obtida por competência, não por uma rasteira-de-anão qualquer.

    A Sammy lidera porque ela tem as melhores tecnologias e os melhores aparelhos (do mundo, não apenas do Android). Mas tem deficiências em outras áreas (que ela já reconheceu, aliás).

    Ela não é invencível. Quer chegar na frente? Seja mais criativo que ela, faça pesquisas de mercado tão boas quanto, invista em software exclusivo (uma deficiência de todos os players até agora: o @vibe da Asus não funciona como devia, o Samsung Hub podia melhorar muito, etc), assemblar um kernel Linux mais eficiente pra rodar o sistema (a equipe do Meego certamente tem competência pra isso, o pessoal do XDA tem), saia da tendência Apple-like da disputa pelo aparelho mais leve e mais fino e saia em busca do aparelho mais resistente e durável. Ponha uma equipe pra trabalhar direto em cima do kit a ser fornecido pela Google daqui pra frente para se preparar para lanças as novas atualizações de versão do sistema com agilidade, literalmente “em cima da marca”.

    Então, dá sim pra liderar o Android e desbancar a Sammy.

    Mas se a Jolla não quer isso (gosto pessoal é um motivo da qual ela não devia se envergonhar de dizer), não importa. Basta que ela lance seu sistema móvel que também é baseado em Linux, com uma governança que não permita que as operadoras de telefonia comam ele com farinha como esperam fazer com o FirefoxOS.

    porfírio (usuário não registrado) em 27/09/2012 às 5:37 pm

    Mas, por favor… :-

    RPM não… :/

    Diogo (usuário não registrado) em 27/09/2012 às 6:32 pm

    @porfírio
    Sim! RPM sim! E viva a LSB! E viva a possibilidade de instalar e remover pacotes sem quebrar o sistema e de forma mais ágil!

    Porfírio, você se acha mesmo mais inteligente que esses caras? eles tem o N9 pra mostrar (O smartphone mais espetacular e intuitivo que existe), me mostre o seu produto?

    Faça-me rir!

    Diogo (usuário não registrado) em 27/09/2012 às 6:36 pm

    P.S. A Samsung ama tanto o Android que já procura seu substituto, diga-se de passagem, que é praticamente esse mesmo MeeGo que a Jolla tocará.

    Adrianodl (usuário não registrado) em 28/09/2012 às 8:58 am

    @porfírio Qual o problema com o pacote RPM?
    Não gosta do Paulo Ricardo? (tu-dum-tssss!)

    Marcos (usuário não registrado) em 28/09/2012 às 9:00 am

    @Diogo, não caia no FUD de que a Samsung vai procurar um alternativo ao SO que mais lhe dê lucro. O que a Samsung sempre fez foi lancar um aparelho pra cada gosto, tanto em hardware quanto em SO mobile. Ela sempre teve aparelhos com Windows, com so de dumpphone e com outros SOs exóticos, cada um compra o que preferir.

    Essa filosofia highlander de que só pode existir um é coisa da Apple.

    Porfírio (usuário não registrado) em 28/09/2012 às 1:44 pm

    @Adrianodl, meu problema com o RPM é que sempre que eu preciso dele pra gerenciar corretamente as dependências de um pacote mais “complicado” ele me deixa na mão. Nesse caso eu sou mais feliz com o APT, daí minha preferência pela família Debian.

    @Diogo, já que vc citou o LSB, lembre-se que ele foi criado tendo em mente a realidade da época, onde só precisavam se preocupar com servidores e desktops. No ambiente mobile, no mínimo o padrão deveriam passar por uma revisão completa.

    Porfírio, você se acha mesmo mais inteligente que esses caras?

    É a famosa “falácia do apelo a autoridade” que vejo aqui passando?

    O smartphone mais espetacular e intuitivo que existe

    Isso é uma opinião: a sua. A minha é quase igual, mas difere em um ponto importante. Eu acho o N9 apenas muito bom. E isso levando em conta a época em que foi criado, hoje em dia tem uns pesos muito pesados pra ele enfrentar.

    A Samsung ama tanto o Android que já procura seu substituto

    A Samsung tem o Bada “desde sempre” (na verdade, desde 2010) e planeja o Tizen desde 2011. Se procura mesmo um substituto parece que não achou ainda, porque hoje, no final de 2012, praticamente toda a sua linha de produtos é voltada para o Android e os investimentos que ela faz estão crescendo ao invés de regredir.

    Não que eu ache o Tizen má ideia. Ao contrário, acho muito boa a princípio, mas a verdade é que nesse momento eu não tenho como achar nada, ao menos não honestamente. Nunca vi ele como sistema concluído, não conheço programador para ele então não posso dar minha opinião ainda. “Show me the code, show me the device”.

    No momento pra mim (e provavelmente para a Samsung também) o Android é a única aposta confiável de Linux mobile. Se a Jolla mudar esse jogo e oferecer alternativas, melhor pra todos nós.

    (Com APT, RPM não… ;-P)

    Aliás eu ponho mais fé que a Jolla vai botar o Meego dela na rua do que a Samsung vá vender o Tizen.

    Rodrigo H. (usuário não registrado) em 28/09/2012 às 3:41 pm

    @Porfírio, acho que você confundiu. O RPM é o formato de pacote, não o software para instalação e controle de dependências (gerenciador de pacotes), como o APT (que no Debian/Ubuntu/Mint/etc, usa pacotes .deb). No caso, você tem que comparar o APT com YUM (FEDORA), YAST (OPENSUSE).
    No caso do Jolla, eles podem até criar outro gerenciador de pacotes para a instalação dos softwares no sistema, que gerencie dependências até melhor ou igual ao APT, somente usando pacotes RPM.

    Porfírio (usuário não registrado) em 28/09/2012 às 6:11 pm

    Sim, eu comecei a pensar nisso logo depois que eu postei, @Rodrigo. Me expressei muito mal. Isso é porque no caso do rpm o formato tem o mesmo nome da ferramenta. E na verdade confundi de novo, porque ao falar do apt eu estaria, se não estivesse falando do formato e não da ferramenta, me referindo ao dpkg.

    Mas vc me entendeu, certo? Eu estava me referindo aos formatos, não às ferramentas. Usando a ferramenta de baixo nível, rpm no Fedora ou dpkg no Ubuntu, o dpkg (ou dselect ou apt) sempre me deram menos dor de cabeça.

    Na verdade eu ficaria satisfeito com uma estrutura parecida (não me crucifiquem por isso, Meego-boys) com a do Android: bibliotecas obedecendo a uma API rígida (como a do kernel do Linus) que só recebe acréscimos, não mudanças (e por isso não quebra aplicativos antigos) e bibliotecas estáveis que só mudam em cada atualização de versão do sistema como um todo.

    Aplicativos mobile com erro de compilação só porque eu atualizei a glibc não dá.

Este post é antigo (2012-09-27) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.