Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Instalação do Debian no tablet Galaxy Tab 10.1

O Leonardo Lima de Vasconcellos instalou o Debian Squeeze no seu Galaxy Tab, compartilhou a imagem de instalação para os interessados, escreveu um artigo contando como fazer, e ainda publicou um vídeo mostrando como fica.

Trecho do artigo:

Via devhouse.com.br:

Desde que comprei o Galaxy Tab li que era possível rodar uma distribuição linux no android. Logo vi que isso poderia ser útil: ter um sistema linux completo na ponta dos dedos. Melhor ainda: até comprei o keyboard dock original samsung e um mouse bluetooth para deixar a brincadeira ainda melhor.

(…) Pelos motivos que descrevi acima decidi criar a minha própria imagem de disco do tamanho que eu queria e com o Linux configurado como eu desejava. Se você quiser pode fazer o download dela no link abaixo. Ela foi testada no Galaxy Tab 10.1 mas deve funcionar em qualquer android com processador arm. (…)


• Publicado por Augusto Campos em 2012-11-27

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Lucas (usuário não registrado) em 27/11/2012 às 10:21 am

    Muito legal isso, e pode ser util, o interessante é que não precisa remover o sistema operacional Android, fica como um emulador.

    Laponta Delapicula (usuário não registrado) em 27/11/2012 às 11:27 am

    pra ficar embaixo de emulador melhor esperar o ubuntu4android, que roda junto ao kernel do android … sem vm nem nada …

    Carlinhos (usuário não registrado) em 27/11/2012 às 11:38 am

    @Laponta, Não é emulador nem VM. É chroot. Ele roda sim junto ao kernel do Android. Só acho ruim o fato de mostrar os gráficos via VNC, não sei como o ubuntu4android pretende fazê-lo.

    Laponta Delapicula (usuário não registrado) em 27/11/2012 às 12:11 pm

    @carloinhos,

    essa parte que eu entendi ser de uso direto em VM, mas usando o VNC pra parte grafica? rapá, ganbiarra de primeira … se não prejudicar o desempenho tá valendo então …

    Patola (usuário não registrado) em 27/11/2012 às 12:31 pm

    A solução do kernel compartilhado é realmente boa, mas eu acho que o GNU/Linux (distribuições mesmo) têm grande chance no espaço móvel. Eu comprei o Nexus 7 para instalar o Ubuntu já que agora é o dispositivo de referência da Canonical e tenho testado e relatado bugs pra ajudar a ‘tabletizar’ a distribuição.

    O ruim é que muitos dispositivos Android em que o GNU/Linux funcionaria bem vem com um kernel tão mexido e blobs proprietários tão amarrados que fica difícil fazer distribuições pra eles.

    Não é só o Nexus 7 em que tenho usado o ubuntu ARM… Tenho também ele em dois CuBox e ainda essa semana devo instalar no meu UG802.

    Carol (usuário não registrado) em 27/11/2012 às 1:45 pm

    Nossa, bem interessante isso.

    Aproveitando a oportunidade, tenho um BoxeeBox e acho o sistema dele terrível.

    Alguém sabe se é possivel mudar o sistema para um Linux, Android, qualquer outro que não seja aquela porcaria que vem nele?

    Já procurei na internet algum tutorial mas não acho nada!

    Obrigada desde já!

    Carlos Felipe (usuário não registrado) em 27/11/2012 às 2:28 pm

    Eu quero usar é os aplicativos do android no ubuntu…

    Mas muito legal essas gambiarras.

    Patola (usuário não registrado) em 27/11/2012 às 3:40 pm

    Carol, o BoxeeBox, além de violar a GPL (não ia passar sem mencionar isso), é x86, isto é, é bem possível que qualquer distribuição Linux comum funcione nele. Por outro lado, acho provável que nem todos os drivers funcionem de cara.

    Ele vem com Ubuntu 8.04, pelo que li na web.

    @Carlinhos Até que o desempenho fica bom com o turbovnc e a libjpeg-turbo. Bem mais rápido do que o vnc comum.

    Lewis (usuário não registrado) em 29/11/2012 às 6:41 am

    Eu preferiria um Tablet já com Ubuntu ou Debian. Esses tablets Android tem um kernel muito dificil de portar pra distros com GNU libc, como o Patola disse.

Este post é antigo (2012-11-27) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.