HP completa disponibilização dos componentes do WebOS como código aberto
Mesmo tendo engavetado seus projetos de hardware com o WebOS no ano passado e tendo recentemente testemunhado o Google empregar boa parte da sua equipe técnica responsável pelo projeto, a HP prossegue no cumprimento da promessa de lançar o WebOS como um sistema open source que possa ser mantido por uma comunidade. O componente que faltava para permitir a compilação do WebOS a partir de código open source (licença Apache) era o luna-sysmgr, que agora está disponível na forma de 9MB de fontes no repositório oficial. O cronograma está adiantado em relação ao publicado, que prevé vomo próxima etapa um beta do sistema, previsto para agosto. (via h-online.com – “HP releases “Community Edition” of webOS as open source – The H Open: News and Features”)
Acredito que este sistema inda pode dar muitos frutos.
Num mundo onde os PCs desktops vao ficar focados em aplicacoes especificas, o ecossistema FOSS precisa de opcoes livres.
Uma grande contribuicao dele eh o design de sistema e de interface, alem do modelo de desenvolvimento adotado, que eh copiado em parte tanto pelo TIZEN, quanto pelo Mozilla B2G.
Boa sorte a este projeto que tem um sistema e ferramentas de desenvolvimento prontos para comecar a dar frutos.
P.S.: Vamos ver se agora vamos ter com TIZEN, B2G e webOS ferramentas de gerenciamento dos aparelhos tao boas para o GNU/Linux quanto para o Windows, como eh o exemplo do Nokia Suite for PC. Apesar de que, com a consolidacao dos smartphones de tela grande, entre 4¨ e 5.x¨, e os mesmos sistemas estando presentes em equipamentos como tablets, acredito que este tipo de programa deve morrer logo logo.
Se tivesse liberado antes, né HP?
Agora a ponteira da corrida já tá com várias voltas de vantagem…