Hardware open source: Novatec lança Primeiros Passos com o Arduino
Cada vez mais pessoas que nunca tiveram contato com um ferro de solda estão tendo seu primeiro contato com os projetos eletrônicos por meio do Arduino, uma placa para prototipagem acompanhada de um kit para desenvolvimento de software criados para facilitar o uso da eletrônica em projetos multidisciplinares.
E o livro “Primeiros passos com o Arduino“, publicado no exterior pela O’Reilly e no Brasil pela Novatec, é um recurso muito interessante nesta adoção: escrito por Massimo Banzi – um dos criadores do Arduino – ele adota uma abordagem direta, prática e objetiva nas suas lições, exemplos e exercícios.
Essa objetividade se traduz em um livro curto o suficiente para ser colocado em prática rapidamente: são 151 páginas (veja o sumário em PDF) tratando de temas como noções básicas de eletrônica, o hardware do Arduino, seu ambiente de desenvolvimento de software (que vai rodar no seu computador), prototipagem (sem solda!) e diagramas esquemáticos.
Os exemplos práticos apresentados incluem desde o simples pisca-pisca de led e o controle com um botão, até interfaces com sensores e conexão à Internet. É a sua chance de se aventurar nos projetos eletrônicos pela primeira vez ou, caso já seja íntimo dos capacitores e resistores, de ser guiado por alguém que entende desta plataforma cada vez mais popular.
Excelente!
Alguém sabe como é o funcionamento com Linux?
@Leonardo, o aparelho usa uma distro Linux de mesmo nome, compilada especificamente para ele. Também já vi referências dele funcionando com o Android.
Certamente, esse livro explana a primeira alternativa.
Respondi a sua pergunta ou vc. perguntou algo mais específico?
Leonardo, o Arduino em si não roda Linux (nem outro sistema operacional de classe similar), como é de conhecimento comum e imagino que você saiba.
Mas desenvolver para ele no Linux é perfeitamente possível, inclusive porque o SDK é multiplataforma, feito em Java. O site arduino.cc explica como configurar em várias distribuições. A questão da interface física entre o computador e os modelos atuais de Arduino não deve ser um problema, mas se você tiver compilado o seu próprio kernel, vale lembrar que ele vai precisar ter suporte a USB-serial.
Em uma distribuição normal funciona sem problema. O dispositivo é reconhecido sem problemas. Já escrevi algumas dezenas de posts sobre Arduino no meu blog (http://suhanko.com), todos com video, utilizando Linux. Fiz a interface do Arduino com o Asterisk, onde se escolhe em uma URA (Unidade de Resposta Audível) a cor para o LED RGB. Também fiz um programa em Qt para Android para trocar a cor do LED pela rede.
Uma sugestão: a Novatec podia lançar o livro também no formato eletrônico!
Já já escaneiam.