Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Grupo de usuários desmente que Ubuntu esteja abandonando o Linux

Os rumores que levaram o grupo de usuários a publicar o desmentido referenciado abaixo se baseiam em um post de blog que coloca em seu título, entre aspas, uma declaração assim: Ubuntu: "Nós não somos Linux". Mas a declaração não partiu de nenhum representante do Ubuntu, e sim foi imaginada pelo autor do post em questão, a partir de sua própria análise baseada em referências da Canonical ao “Ubuntu Kernel”, o kernel Linux distribuído no Ubuntu com as modificações feitas pela Canonical, e que ele entende ser uma forma de afastar-se do nome “Linux”.

Pessoalmente, me parece que faz tempo que o nome em questão aparece menos do que antigamente em materiais de divulgação de distribuições, mas há explicações bem mais simples para isso, inclusive as regras de uso da marca registrada “Linux” por entidades comerciais em nomes de produtos, os pedidos insistentes para se mencionar o nome de outros projetos integrantes quando se menciona o nome do kernel, entre várias outras.

Achei a “teoria” tão tosca que nem a mencionei previamente e nem mencionaria, mas o grupo de usuários parece ter outra estratégia, portanto segue o texto encaminhado por eles e o link para mais detalhes.

Enviado por Julian Fernandes (hitoriixΘgmail·com):

“Desde ontem tem aparecido na internet rumores de que o Ubuntu estaria abandonado o Linux, e outras implicações. Em resposta, @julian_fern, do blog Ubuntu-BR-SC, escreveu desmentindo os ditos rumores. Vale a pena dar uma conferida e deixar sua opinião sobre o assunto ;)” [referência: ubuntubrsc.com]

• Publicado por Augusto Campos em 2012-03-30

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Vagner Silva (usuário não registrado) em 30/03/2012 às 2:16 pm

    Particularmente eu tinha comentado isso com uma pessoa há muito tempo atrás. Não acho que deixarão de ser Linux, mas sempre tentaram cravar o nome Ubuntu como um sistema novo, como se não fosse Linux.

    A Canonical tem seus méritos, mas não vai me espantar nem um pouco se um dia eles virarem as costas para o Linux e toda a comunidade.

    Marcelo Mendes (usuário não registrado) em 30/03/2012 às 2:55 pm

    Quando não se tem uma polêmica, alguém sempre dá um jeito de “arranjar” uma. Incrível! Pra mim, essa “nota” é irrelevante, pois continuo usando Debian GNU/Linux :þ que aliás, nem trás “Linux” no slogan e sim “Debian, The universal operating system” e nunca li/ouvi nenhum questionamento.

    Xinuo (usuário não registrado) em 30/03/2012 às 2:59 pm

    “os pedidos insistentes para se mencionar o nome de outros projetos integrantes quando se menciona o nome do kernel”

    Errado. Os pedidos insistentes ocorrem quando não se está falando do kernel e sim do SO inteiro ou pelo menos a parte base do SO.

    É só ver a mensagem acima do @Vagner Silva, ele confunde o kernel com o SO todo, só a última referência dele a “Linux” é que me parece estar se referindo ao kernel.

    @Vagner Silva, “que importa o nome?”, o Linus já deu essa evasiva, “chame do que quiser”, disse ele. Pq vc não aceita a opinião dele ou adota outras nomenclaturas, pois o Ubuntu não é só o kernel, o Ubuntu não é Linux, óbvio isso, aceite ou sofra com a inconsistência da sua ilógica.

    Arpoador (usuário não registrado) em 30/03/2012 às 3:00 pm

    Isso é dar créditos à qualquer baboseira publicada. Filtrar é necessário. Que grupo de usuários publicou isso? Pouca gente coloca a cara mesmo.

    Marcelo Dalmas (usuário não registrado) em 30/03/2012 às 3:20 pm

    Ha, ha! Isso é dor de cotovelo mesmo!

    O erro começou quando chamaram Linux o sistema operacional inteiro.

    RMS quis chamar de GNU/Linux porque o SO é GNU e Linux é só o kernel. Daí foi a chiadeira e puxaram o tapete dele.

    Agora é a vez da Canonical puxar o tapete, e não adianta chorar “é Ubuntu/Linux”.

    Vinícius (usuário não registrado) em 30/03/2012 às 3:24 pm

    Ué moçada, Linux não é o nome apenas do KERNEL?

    Eles estão fazendo um produto completo e querem que ele tenha identidade. Querem que o Ubuntu seja Ubuntu, não seja o Slackware, o Fedora, o Arch, etc, etc, etc… Não é difícil de entender o que deseja uma empresa ao fazer isso.

    Essa discussão fica AINDA mais boba se pensarmos que tudo começou por causa de um post no blog de um sujeito qualquer.

    bala@juquinha.com.br (usuário não registrado) em 30/03/2012 às 3:31 pm

    prestem bem atenção no pleonasmo a seguir:

    encaremos o problema de frente, se a canonical abandonasse o linux, qual o impacto que isto traria no dito “mundo linux”?

    No meu entender, não mudaria nada! Não deixaríamos de pertencer ao microcosmos de 1% a que pertencemos há anos…

    Vamos deixar de mi-mi-mi e seguir em frente.

    Além do mais a canonical deixou um tutu de 10 milhas em doletas verdinhas, para que o projeto seja tocado por meio de uma fundação.

    anderson freitas (usuário não registrado) em 30/03/2012 às 3:35 pm

    Me parece que isso é falta de algo interessante e produtivo para fazer e é como diz o ditado cabeça vazia é oficina do diabo.

    erico (usuário não registrado) em 30/03/2012 às 3:44 pm

    os recalques de algumas comunidades são sempre risíveis. Sigamos em frente porque a emenda saiu pior que o soneto.

    Porfírio (usuário não registrado) em 30/03/2012 às 4:07 pm

    Mas que ideia mas estúpida! Me perdoem a abertura do verbo colegas, mas…

    Pfff! Ubuntu “deixar” o Linux?

    Em primeiro lugar, “Linux” não é um clube de onde se pode entrar ou sair. Se você usa o kernel do Linus ou um trabalho derivado dele, retornado forçosamente de volta à comunidade por causa da licença, vc. tem um Linux. Você (ou qualquer outro) pode chamar do que quiser, dizer o que quiser, mas é Linux.

    Segundo, a Canonical é uma empresa e essa empresa tem uma marca: Ubuntu. Ela usa e promove essa marca. Ela pode usar o termo Linux e ajudar a promover a essa marca também, a menos que o Linus reclame (coisa que ele até onde eu sei nunca fez), mas não é obrigada.

    Terceiro: a Canonical continua recebendo contribuições de toda a comunidade Linux e continua retornando essas contribuições de volta. Então ela faz parte da comunidade Linux. E por força de licenciamento, provavelmente nunca deixará de ser, a menos que queiram enterrar o sistema.

    Isso é o que acontece quando alguém fica com ciúme do sucesso da distro dos outros e começa a inventar (des)informação por conta própria…

    tsc

    Fábio Lima (usuário não registrado) em 30/03/2012 às 4:31 pm

    E segue a todo vapor a idiota fábrica de más notícias a respeito da canonical/ubuntu.

    Essa é tão somente a produção/safra da vez. Semana que vem tem mais.

    Regularmente surge um novo boato, fatalmente desmentido em seguida.

    É muito recalque com o “sucesso” (relativo) alheio.

    bruno oliveira (usuário não registrado) em 30/03/2012 às 4:39 pm

    Acho que o ubuntu LINUX durará mais de cem anos e se por ventura a Canonical repassar pra comunidade duraria mais 300…

    Fábio Lima (usuário não registrado) em 30/03/2012 às 4:53 pm

    Manchete da semana quem vem na blogosfera:

    - Canonical usa mão de obra escrava chinesa no desenvolvimento da versão 6 do unity (ubuntu 12.10) / programadores da foxconn

    - Mark shuttleworth devora criancinhas / é comunista.

    Façam-me o favor, vamos gastar nossas energias em coisas úteis!

    Ícaro (usuário não registrado) em 30/03/2012 às 5:00 pm

    Pensei qua iam usar o kernel do FreeBSD =P

    ubuntuholic (usuário não registrado) em 30/03/2012 às 5:04 pm

    Mark shuttleworth devora criancinhas / é comunista e bate em velhinhos !

    Marcelo (usuário não registrado) em 30/03/2012 às 5:31 pm

    Linux é tão somente o kernel. Cada distribuição é um sistema operacional independente. Cada software livre tem sua própria comunidade. Não dá para generalizar todas elas dizendo que são comunidades Linux. Mesmo porque dentro das comunidades tem colaboradores dedicados a outras plataformas que não o Linux. Portanto Ubuntu é Ubuntu, Android é Android, etc. Linux é somente a pedra base. Que pode ser substituída no futuro por outra como já falaram em posts anteriores. E por fim o kernel é da Fundação e não do Linus.

    Porfírio (usuário não registrado) em 30/03/2012 às 5:40 pm

    Mark shuttleworth infiltra agentes duplos em fabricantes de hardware móvel, espalha FUD sobre as distros concorrentes, registra patentes óbvias e ameaça todo mundo com elas depois…

    Ops, empresa errada, galera. X-D

    KDE rulez (usuário não registrado) em 30/03/2012 às 7:03 pm

    Mas que a Canonical faz questão de não citar o nome “Linux” em quase todas as páginas da empresa e mesmo da distribuição Ubuntu vocês não podem negar.

    Abram p.ex. as páginas

    http://www.canonical.com/about-ubuntu

    http://www.ubuntu.com/project

    e tentem achar em algum ligar a palavra linux. NÃO ACHAM !

    A Canonical para mim é uma empresa que quer tentar ser uma Apple da vida mas tem que comer muito arroz com feijão para ousar chegar perto dela, e olha que não gosto da Apple também. Pelo menos a Apple tem o seu hardware e kernel próprios.

    Na mente dos marketeiros que devem trabalhar na Canonical, associar a imagem do Ubuntu ao Linux é uma coisa negativa, que vai afastar possíveis usuários que ouviram falar que o linux é difícil ou ruim.

    Não estou querendo dizer que a Canonical seja uma empresa maquiavélica, mas que por questões de marketing tenta se distanciar da imagem de ser mais uma distribuição linux. As tentativas de criar uma GUI própria demonstra isso claramente.

    anderson freitas (usuário não registrado) em 30/03/2012 às 7:26 pm

    Isso não é problema em todos os papéis que eu monto,tem o nome da distro e nome LINUX bem grande,em um belo logo para não deixar duvidas,nem o android escapa,além disso para reforçar tem o TUX chumabado junto com o nome LINUX.como diria um velho comentarista daquí “não tem coré coré”.

    Joao Emanuel (usuário não registrado) em 30/03/2012 às 7:44 pm

    Se gastasse 1% do que gastam criticando a Canonical, por não colocar a marca Linux na frente de Ubuntu, em ajudar algum projeto, o mesmo seria internacionalmente conhecido e utilizado.

    Windowmaker (usuário não registrado) em 30/03/2012 às 8:11 pm

    Tanto faz o Ubuntu se afastar ou abraçar o Linux e outras coisas. Infelizmente isso parece é uma besteira de propaganda, mesmo que o interesse não tenha sido esse.

    Quem(usuário) estiver inseguro com a distribuição aceite ela de uma vez ou mude para outra, você tem o controle.

    Luiz (usuário não registrado) em 30/03/2012 às 9:27 pm

    Estou com a Canonical.
    Eles devem omitir o nome “Linux” mesmo.
    “Linux” é só o kernel, e pode ser substituído a qualquer momento.
    O nome forte deve, e sempre será o “Ubuntu”.
    Já existem projetos de sistema não Linux até pela Debian.
    Não duvido que logo a Canonical lance um Ubuntu “não Linux”.
    O que importa é o produto Ubuntu, o kernel pode ser qualquer outro.
    Leiam sobre ports não Linux:
    http://www.debian.org/ports/
    Linux é só um kernel, e não um SO completo, que pode, e será substituído a qualquer momento, aprendam isso.

    Dorival (usuário não registrado) em 30/03/2012 às 9:39 pm

    tchau

    Renato (usuário não registrado) em 30/03/2012 às 9:51 pm

    Que pena! A Canonical bem que poderia abandonar o linux e abraçar o FreeBSD como fez a Apple.

    Luiz (usuário não registrado) em 30/03/2012 às 11:43 pm

    @Renato, vai ser logo.
    A canonical quer ser diferente.

    Tiago Soares (usuário não registrado) em 31/03/2012 às 12:11 am

    http://www.ubuntu.com/project/about-ubuntu

    Tá aí o link pra quem não consegue achar a palavra Linux :)

    Spif (usuário não registrado) em 31/03/2012 às 12:59 am

    Se fosse obrigatório usar o Linux no nome, não deveriam incluir os nomes de outros componentes como Apache, Gnome, GNU e etc?

    KDE rulez (usuário não registrado) em 31/03/2012 às 8:32 am

    “Que pena! A Canonical bem que poderia abandonar o linux e abraçar o FreeBSD como fez a Apple.”

    Sabem por que ela não fez isso até agora ?! Por que não tem competência para fazer isso.

    O sonho da Canonical é ser uma Apple da vida mas, apesar de não gostar da empresa da maçã, tenho que admitir que ela tem know-how e sabe disso, tanto que usa e abusa disso e mesmo assim consegue ter uma legião de admiradores masoquistas.

    Tiago Nobrega (usuário não registrado) em 31/03/2012 às 1:09 pm

    No inicio o ubuntu era o linux para seres humanos, se hoje não quer mais ser não será problema da comunidade e sim deles.

    Defendendo o linux

    Vagner Silva (usuário não registrado) em 31/03/2012 às 4:18 pm

    @Xinuo, quem sofre de ilógica é vc meu caro. Eu apenas coloquei meu ponto de vista. Não tomei partido nenhum da situação.

    E outra: Não uso Ubuntu em meus servidores ou em casa. E sim, eu sei que Linux é só o Kernel. Afinal, sou usuário desde 1998.

    Sinceramente, faltou massa cefálica funcional no seu comentário.

    Lucas (usuário não registrado) em 1/04/2012 às 10:42 am

    dizer Ubuntu/Linux é o mesmo que dizer Ubuntu/Gnome ou Kubuntu/KDE ou mesmo Fedora/YUM. Não faz muito sentido sabe.

    Tiago (usuário não registrado) em 1/04/2012 às 2:46 pm

    Ah, besteira. Nem sei pq tanto ibope. Mas quanto ao nome, olha, não existe freeBSD/OSX e nem Android Linux, porque tanta questão de Ubuntu Linux? Mas ridículo ainda é ubuntu Gnu/Linux. Mas essa é a minha opinião.

    Spif (usuário não registrado) em 1/04/2012 às 5:31 pm

    Eu acho irônico que depois de anos que todos ficam tão ofendidos com o pedido de inclusão do termo GNU, representando uma boa metade (sendo bondoso) do SO que chamamos de Linux, os coleguinhas ficam muito invocados com a Canonical diminuindo a importância do nome (egocêntrico) do Kernel.

    Uns bons argumentos que, historicamente, funcionam nessa hora são:
    -vai confundira cá cabeça do usuário
    -dai teríamos que colocar openoffice/Gnome/Firefox (etc.)…
    -isso é uma bobagem desnecessária, exigido por quem quer aparecer.

    Ah essa ironia… Sempre volta pra te acertar, bem na cabeça.

    Porfírio (usuário não registrado) em 2/04/2012 às 10:42 am

    Uma coisa muito importante que se refere à liberdade no âmbito de sistemas abertos como o Linux, é que cada um faz o que quer e chama como quer. Ninguém deveria se importar em angariar reconhecimento, porque cada mão que mexe em um sistema é considerada importante mas nenhuma é mais importante do que a outra.

    É essa liberdade que nos faz irmãos. E que faz de quem não acredita nela ou não quer vê-la crescer, nosso inimigo.

    Eu acho curioso quem chama o nome kernel Linux de “egocêntrico”, porque esse nome não foi proposto pelo autor do kernel (recomendo um pouquinho de pesquisa pelo termo “freax” para aqueles infiltrados na comunidade que não tem a mínima ideia da história do sistema, de sua importância ou do que ele significa).

    Mais do que o nome Linux em materiais de propaganda, Ubuntu contém a sua ideia. E é a ideia Linux que faz esse sistema superior aos outros: Liberdade.

    “Sou o que Sou, por causa do que Nós Somos”

    Anderson du Lustoza (usuário não registrado) em 2/04/2012 às 11:03 am

    Linux, gnome e gnu.
    vcs pararam pra pensar que eles dependem um do outro mas nunca se unem?
    Tanto é que o projeto gnu usa linux provissoriamente como nucleo do sistema mas trabalha em um kernel proprio que nunca saiu do papel e um simples estudante(linus torvalds) ultrapassou.
    E o linux fundation nunca adotou oficialmente o gnome como interface grafica para desktops.
    por isso as distros sao importantes pois elas unem tudo num unico sistema operacional.

Este post é antigo (2012-03-30) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.