Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Governo quer reduzir imposto do smartphone em 25%

Via info.abril.com.br:

O Ministério das Comunicações estuda um projeto para reduzir o preço dos smartphones em 25%. A iniciativa visa, basicamente, popularizar esse tipo de celular no Brasil e, também, aumentar o uso da internet.

A desoneração de 25% seria dada por meio de benefícios fiscais da Lei do Bem, que reduz o valor do IPI e zera a tributação do PIS/Cofins. Segundo reportagem do jornal Folha de S.Paulo, a redução, se aprovada, será oferecida para empresas que fabricam smartphones em fábricas montadas no país.

(…) Segundo informações do Ministério das Comunicações, o smartphone é um dos grandes desejos da classe C e, por causa disso, poderia se popularizar rapidamente com a queda no preço.


• Publicado por Augusto Campos em 2012-01-06

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    nemesis (usuário não registrado) em 6/01/2012 às 3:31 pm

    Mais um prego no caixão do PC.

    Amarok (usuário não registrado) em 6/01/2012 às 3:55 pm

    @nemesis

    Besteira esse papo de que o PC vai morrer.

    As pessoas na realidade precisam cada vez mais de PCs justamente por causa dos gadgets de hoje. É só ver o caso de uma simples câmera digital. Embora a pessoa não precise de um PC para tirar fotos e imprimi-las numa loja, a grande maioria vai querer mandar as fotos por email, postar as fotos nas redes sociais ou na internet, catalogar e armazenar as fotos em hd, etc.

    Eu mesmo não abro mão do meu PC, de mesa e montado por mim mesmo, mesmo tendo notebook, smartphone android e um netbook. Mas concordo que a maioria das pessoas se contenta com um notebook básico como PC.

    Não tenho tablet porque na minha opinião ainda não é mais útil do que um netbook ou um notebook e nem é tão portátil quanto um smartphone (além de não servir como telefone).

    Edd (usuário não registrado) em 6/01/2012 às 4:20 pm

    Também não abro mão do meu PC.
    Com certeza vai sair essa redução. Deve ter um puta lobby das telefônicas pra isso sair.
    Enquanto isso, reduzir imposto de ebook reader, nada! Deve ter um lobby de grupos editoriais, justamente pra isso não sair.

    Weber Jr. (usuário não registrado) em 6/01/2012 às 4:34 pm

    Nessa coisa de mundo “Pós-PC” eu fico dividido:

    Não troco um bom Desktop barato e poderoso por nada.

    Mas se for para o PC morrer e levar junto o monopólio atual de SO, que vá logo. Ainda que seja cremado para não ter chance de voltar.

    André Luiz (usuário não registrado) em 6/01/2012 às 4:39 pm

    Se ao menos os custos de conexão das redes também tivessem reduções… Um smartphone sem cobertura de sinal de voz e conexão à Internet que preste não passa de uma ‘agenda eletrônica’ metida à besta!

    Papai Noel me trouxe uma tablet Asus Transformer de natal, desde então meu notebook está em cima da mesa da sala e está começando a me incomodar, pois além das 4 polegadas, não vejo o que mais ele pode oferecer que a tablet não ofereça. Meu smartphone tem capacidade de fazer tudo que minha tablet faz, porém numa tela bem menor… logo… Pra que serve o PC/Notebook que está em cima da mesa, além de estar servindo de peso de papel?

    Não sei se esses isentivos resolvem muito nos preços abusivos de equipamentos eletrônicos no Brasil, mas qualquer forma de baixar estes valores um pouquinho, é bem vinda! [Eu vou!] (Trocar meu smartphone este ano também :o)

    nemesis (usuário não registrado) em 6/01/2012 às 5:24 pm

    Caro Amarok, faço tudo o que você falou deste smartphone do qual vos falo, de forma integrada — ouvi dizer que fones mais modernos vem com câmeras de 8MP, mas mesmo meus parcos 5MP rendem boas externas ou macros. Se quero armazenar em um “HD”, uso algum serviço na nuvem, como Flickr.

    A única coisa que (ainda) não faço em um smartphone é programar ou modelagem 3D. Até mesmo pintar ou desenhar faz muito sentido com touch e não vai demorar até Adobe lançar uma versão de seu carro-chefe. Por sinal, atualmente uso Sketchbook da concorrente Autodesk.

    Creio que ICS e outros logo terão algo similar ao Atrix da Motorola: uma interface própria para telas maiores, não diferente da interface de um desktop tradicional. Nesse dia, tiro do bolso meu PC, conecto via HDMI a uma HDTV e a um teclado bluetooth e estou pronto para programar, dependendo claro, de desenvolvedores deixarem os velhos e pesadões mainframes de lado e partirem para o verdadeiro PC definitivamente, oferecendo suas ferramentas. A FSF está pronta ou teremos que usar uma userland não-GPL enquanto bash míngua no irrelevante passado?

    Abraços.

    José Goulart (usuário não registrado) em 6/01/2012 às 5:54 pm

    Também não concordo com este pensamento de que o PC vai morrer. Pelo que vejo do meu círculo de amigos é que quem pensa assim são justamente aqueles que tiram pouco proveito de um PC e usam mesmo para ler e-mails e navegar na internet, e raramente, editar textos ou planilhas. Já colegas de faculdade e amigos profissionais, precisam de um bom e poderoso computador, e as vezes, com mais de um monitor. Editoração eletrônica, autocad, modelagem 3D, banco de dados, desenvolvimento de sistemas, eletrônica, medicina, e inúmeras outras frentes que utilizam um PC ainda não serão alvo dos desenvolvedores de smartfones e tablets tão cedo. Talvez se desenvolverem óculos maiores quem sabe?

    Felipe A. F. (usuário não registrado) em 6/01/2012 às 6:25 pm

    Concordo bastante com o nemesis. A uns 10 anos atrás já tinha ouvido esse papo e achava super esquisito. Hoje, concordo parcialmente. A questão é que chegamos a era da convergência e os demais gadgets estão adquirindo muito poder computacional. Claro, pessoas nunca vão deixar de sentar em um lugar com um monitor razoável e um teclado para atividades como digitar emails e usar aplicativos (quando digo aplicativos, pode ser web e nas nuvens também), mas a questão é que vamos deixar de depender do nosso pc trambolho para toda atividade computacional. Talvez toda tv no futuro se possa sacar um teclado ou tablet e sair usando ela como computador. Talvez um dia se possa sentar num lugar com um monitor e teclado e só com um comando de voz sair usando um computador, que na verdade é o celular que está no bolso do usua´rio mandando as imagens sem fio pro monitor. Porque não? talvez demore, mas acho que um dia chega lá. Tecnologia pra isso já tem.

    Com relação ao questionamento no final do comentário do nemesis, Eu acho que, não sei a fsf, mas o software livre tem muito potencial sim nessa nova era. aliás, até mais talvez do que nessa era de monopólio do windows. Motorola atrix pelo que sei ao plugar no dock usa ubuntu, e não o android que roda quando está fora do dock.aliás, as novas interfaces ainda tem que evoluir muito mas é nítido que estavam pensando em tablets quando fizeram o unity e o gnome shell. Já li que a canonical tem planos ambiciosos para essa era de convergência

    andrson freitas (usuário não registrado) em 6/01/2012 às 9:41 pm

    Por que isso não acontece com alimentos e medicamentos,ahhh esqueci pão e circo dão votos!!! e enganar o povo é mais fácil que empurrar bêbado ladeira abaixo!!!Afinal de contas essa grana da isenção vai sair de algum lugar.

    Weber Jr. (usuário não registrado) em 6/01/2012 às 10:14 pm

    Que tudo que se faz em um Desktop é possível num Tablet, Titio Turing(ou titia se você for maldoso) já provou faz muito tempo.

    Possível é, só pode não ser conveniente. E é certamente mais caro.

    elias (usuário não registrado) em 7/01/2012 às 11:41 pm

    Mas o negócio é.. pra maioria “PC” virou “notebook”. As pessoas estão comprando notebooks mesmo pra usar em cima de uma mesa.

    E um tablet com dock pode suprir o que um notebook faz certo? (é mais caro hoje, mas quando surgir outra “novidade” o preço baixa)

    HeDC (usuário não registrado) em 9/01/2012 às 1:25 pm

    A esmagadora, melhor, quase totalidade das pessoas não precisa de um ultrasuperhiper processamento… Um smartphone (ou tablet) devidamente docado substitui sim um PC p/ essas pessoas, e o bom que finalmente poderemos ver o fim (espero muito) daquele sistema QUE DIZEM ser “operacional” das janelas bugadonas virulentas.
    Adoraria um tablet BB (bom e barato), onde teria um teclado normal, monitorzão, mouse, mídias externas… Tenho meu neoPC. Aí qdo vou à algum lugar onde posso usar meu “neoPC” só levo o tablet. É como levar “o cérebro c/ menos membros”. Bem prático, consome POUQUÍSSIMA energia (finalmente não ter um computador-aquecedor!), sem volumão.

Este post é antigo (2012-01-06) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.