Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Google pode estar a caminho de inspecionar apps do seu aparelho para procurar malware

Parece uma boa notícia para quem acompanha os casos relatados de usuários de Android expostos a malwares que acompanham apps que instalam em seus aparelhos: recursos e strings encontrados em uma recente atualização do app Google Play parecem indicar que uma opção que permitirá ao Google verificar todos os apps instalados no aparelho em busca de comportamentos danosos está em testes ou a caminho de ser disponibilizada. (via tech.slashdot.org – “Google May Soon Scan Your Android Apps For Malware – Slashdot”)


• Publicado por Augusto Campos em 2012-10-15

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Patola (usuário não registrado) em 15/10/2012 às 9:38 am

    Não vejo isso como uma boa notícia. Sob a alegação de “segurança”, muita arbitrariedade pode ser feita especialmente no que concerne à nossa privacidade. Não é porque é “O Google” que eu deixaria. Se algum dia o Spif comprar um Android, certamente não gostaria! :P

    Espero que pelo menos seja opcional. No meu aparelho mando eu, não o Google.

    Rodrigo Pinheiro Matias (usuário não registrado) em 15/10/2012 às 9:48 am

    Também não vejo com bons olhos este tipo de intrusão, ainda bem que os fontes são abertos senão teríamos dificuldades de saber que isto iria acontecer.

    Spif (usuário não registrado) em 15/10/2012 às 10:02 am

    Nossa, verificar o SEU aparelho por malware? E quem sabe malware e um conteúdo pirateado, umas musicas baixadas da internet, capítulos de series também? Quem vai dizer até onde eles estão indo?

    Alguém tem que dizer para o Google verificar o diretório de aplicativo DELES. isso é um absurdo, se aproveitar de uma deficiência do sistema de distribuição de aplicativos DELES, para invadir a SUA privacidade.

    Mas o que esperar de uma empresa em que um dos fundadores disse “Se você tem algo que você não quer que ninguém saiba, talvez você não deveria estar fazendo isso em primeiro lugar.”?

    Glauco (usuário não registrado) em 15/10/2012 às 10:23 am

    Concordo com vcs (Patola, Rodrigo e Spif), pq não fazer isso antes de disponibilizar os aplicativos na Google Play?

    Pelo menos, aparentemente vai ser opcional, assim como a atualização automática dos apps.

    Se eu precisar de um antivírus/antimalware no meu celular eu instalo um por minha conta.

    Motafoca (usuário não registrado) em 15/10/2012 às 10:54 am

    Tambem voto no google play escanear o app antes de ele ser instalado
    Amigo acima comentou do android ser aberto, sim concordo, mas o pacote de google apps nao eh, vai saber oq tem la dentro……

    Coboleiro (usuário não registrado) em 15/10/2012 às 10:56 am

    É muito mais fácil controlar o que está em um único repositório (Google Play) do que ficar vasculhando milhões de celulares mundo a fora. Na verdade é só mais uma desculpa para oficializar algo que já fazem, ou alguém duvida que cada aparelho tem um “prontuário” com todas as informações possíveis armazenadas ?

    Marcos (usuário não registrado) em 15/10/2012 às 11:04 am

    Bom, se escanearem primeiro a Google Play e se esse recurso for opcional, não vejo problemas. Se for compulsório, é errado por dar margem a violar privacidade, a não ser que eles forneçam um mecanismo que consiga garantir que não farão isso, o que duvido..

    Por mim, como não pirateio nada no celular e os aplicativos que instalo fora da loja são gratuitos, não baixo música e video pirata, não pesquiso nada que não seja problematico o Google saber, é indiferente.

    Rodrigo Pinheiro Matias (usuário não registrado) em 15/10/2012 às 11:23 am

    E aquela planilha financeira que se e seu chefe tem que vc colocou no celular para trabalhar nela em casa? (Tem gente que faz isto ainda nos dias de hoje) Será se eles irão scanear este arquivo?

    Spif (usuário não registrado) em 15/10/2012 às 3:12 pm

    E vão usar esses dados como?

    Esse é o perigo com o Google, ele bota o Big Brother no bolso.

    Coboleiro (usuário não registrado) em 15/10/2012 às 4:06 pm

    O Android não tem Backdoor… tem Frontdoor ;)

    Andre (usuário não registrado) em 15/10/2012 às 5:27 pm

    O Android não é da comunidade, é do Google.

    Então eles fazem o que bem entenderem.

    Que venham os sistemas realmente livres sobre os quais o usuário realmente tenha controle.

    Como o Spif bem observou – O Google não respeita a privacidade de quem usa seus produtos. E fazem questão de deixar bem claro.

    Spif (usuário não registrado) em 15/10/2012 às 5:32 pm

    Bem aberta para os Malwares.

    Beto (usuário não registrado) em 15/10/2012 às 6:23 pm

    Mais uma vez o Google mostrando quem manda e quem é dono dessa p….

    Não sei porque a comunidade insiste em achar que são os donos ou que tem controle sobre alguma coisa que não foram eles que criaram.

    Viva o modelo clopen do Google.

    Junior (usuário não registrado) em 15/10/2012 às 8:40 pm

    hahhaha, não sei pq o pessoal ta reclamando… Quem tem um android já não tem a privacidade… Como se a Google já não tivesse acesso aos seus dados, buscas, gostos, etc… Vasculhar as apps do aparelho é o de menos, na pior das hipóteses eles vão remover alguns bichinhos…

    Acesso as informações, que os comentaristas acima estão reclamando, a Google já tem… Falar que abre uma brecha para violação de privacidade é uma piada…

    Rodrigo Pinheiro Matias (usuário não registrado) em 15/10/2012 às 11:49 pm

    Hoje também saiu um podcast no 2 na Web de problemas de privacidade com iOS acho que estamos vivendo uma revolução neste momento, onde o que eu faço no meu dia a dia não é mais segredo.

    Tiago (usuário não registrado) em 16/10/2012 às 1:17 am

    Não gostei da idéia. Estão tentando consertar um problema criando outro. Eu prefiro a forma da Apple: verifica se as Apps são na linha. No Android tem-se a liberdade de colocar qualquer coisa de qualquer lugar. Sabe o que o Google tinha que fazer: eu garanto o meu, de resto é por sua conta e risco. E lavasse as mãos. Pronto.

Este post é antigo (2012-10-15) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.