Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


GNOME novamente é o default do Debian – e do Linus Torvalds

E Aaron Seigo, do KDE, escreveu um post contra o culto às personalidades no software livre, questionando qual o interesse especial que tem saber qual o desktop que o Linus Torvalds usa.

Enviado por Lex Aleksandre (debianmaniacoΘgmail·com):

“Nada como um dia atrás do outro! Em agosto os desenvolvedores Debian resolveram adotar o XFCE como padrão por conta do GNOME Shell não caber no primeiro CD de instalação da distribuição. Bastou apenas isso para formar um burburinho e especularem que o GNOME estava decadente e seu fim próximo. Tais especulações começaram a surgir quando Linus Torvalds fez várias críticas ao GNOME e resolveu usar o KDE em seu notebook. Pois eis que o quadro hoje é bem diferente; o pessoal do Debian conseguem empurrar mais pacotes do GNOME para o seu primeiro CD de instalação, tornando-o novamente o desktop environment desktop e Torvalds retorna feliz para o desktop do pezinho! Vejam mais detalhes no Debian Maníaco!” [referência: debianmaniaco.blogspot.com.br]

Atualização: o vídeo em que, ao responder à pergunta sobre o que usa no desktop, Linus Torvalds diz que voltou ao GNOME 3 e comenta a respeito, é este aqui, e o trecho está entre 1h19min e 1h20min. O atento leitor Clésio Luiz observou que cerca de 10 dias após o vídeo, Torvalds também comentou que voltou a testar o KDE, e comentou a respeito. Eu também voltei a testar o KDE e o Unity na semana passada, é interessante acompanhar o que vem acontecendo com eles.


• Publicado por Augusto Campos em 2012-11-13

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Patola (usuário não registrado) em 13/11/2012 às 10:01 am

    “o pessoal conseguem”? Essa doeu no ouvido, hein?

    Diogo (usuário não registrado) em 13/11/2012 às 10:17 am

    Gnome e KDE podem viver felizes lado a lado, daí entra um lxde como ambiente leve e pronto, não precisamos de mais nada. Só acho que o Gnome deveria ser reescrito em QT, aí sim, seria perfeito!

    Bozo (usuário não registrado) em 13/11/2012 às 10:27 am

    @Diogo

    Sim sim cara…já sabemos o que voce acha do Gnome e sua tara pelo Qt…precisa ficar comentando isso a todo momento?

    Iuri de Arruda Gules (usuário não registrado) em 13/11/2012 às 10:40 am

    O que o gnome ganharia usando qt? Algo significativo?

    Começou a sessão abobrinha do brlinux.

    Ivan (usuário não registrado) em 13/11/2012 às 10:48 am

    Sempre usei o gnome 2/3 no ubuntu, o kubuntu sempre me pareceu “mal feito”, não rodava bem, não sei… não me agradava.
    Agora instalei o openSUSE com o KDE e to gostando bastante!
    Minha ultima experiência com o Gnome 3 foi no ubuntu gnome remix, sempre gostei da “idéia” do gnome 3, mas pra mim falta integração com os programas, como o que acontece com o unity, além de ainda não ter achado uma distro que tenha ele redondinho, o gnome remix parece meio gambiarra.
    Fica a pergunta: qual melhor distro com gnome 3?

    Rodrigo Pinheiro Matias (usuário não registrado) em 13/11/2012 às 10:51 am

    Eu fico admirado com a IRA que os autores e leitores tem a ponto de ter uma noticias como esta revanchista e um primeiro comentário como houve neste post, parabens vcs contribuem muito para o crescimento do Linux e dos aplicativos GNU inclusive do Gnome.

    Weber Jr. (usuário não registrado) em 13/11/2012 às 10:53 am

    “E Aaron Seigo, do KDE, escreveu um post contra o culto às personalidades no software livre, questionando qual o interesse especial que tem saber qual o desktop que o Linus Torvalds usa.”

    Esse trecho leva o leitor a ter uma idéia errada. Como se o Seigo tivesse dito isso reclamando.

    Quando na verdade, o Seigo escreveu o artigo no blog dele logo depois do Linus ELOGIAR o KDE. Ou seja, não teve nada de choro de perdedor ou mimimi, como o Augusto quis ou imaginou que fosse.

    Além disso ele fez um texto de crítica em geral a culto a personalidade. Texto muito bom aliás.

    Além da qualidade, ele ainda teve o Timing de escrever quando o sistema que desenvolve foi elogiado, talvez para evitar esse tipo de análise rasteira de “choro de perdedor”.

    E ele nem citou o maior de todos os cultos a personalidade, um falecido sujeito da gola rulê.

    Rodrigo Pinheiro Matias (usuário não registrado) em 13/11/2012 às 11:00 am

    @WeberJR eu mesmo aqui no Br-Linux me declarei apaixonado pelo KDE desde o ano ~2000 e ainda disse que o Gnome precisava de um tempo para aprimorar as mudanças que realizava naquele momento. Isto tudo parece FUD

    Usuário do Kubuntu desde a versão 5,04

    bsduser (usuário não registrado) em 13/11/2012 às 11:02 am

    eu ainda acho que voces vao acabar usando a interface do android (seja ela qual nome tiver)…a interface já esta no celular, no tablet, na TV, na geladeira… vai pular para o seu (meu) desktop já já …..

    Rodrigo Pinheiro Matias (usuário não registrado) em 13/11/2012 às 11:04 am

    Como fonte de conhecimento e de reflexão:

    [1] http://aseigo.blogspot.com.br/2012/11/ending-cults-of-personality-in-free.html
    [2] http://en.wikipedia.org/wiki/Cult_of_personality

    Igor Cavalcante (usuário não registrado) em 13/11/2012 às 11:07 am

    Cansei dessa babaquice!!

    Quem falou ou imaginou algo sobre choro de perdedor ou mimimi por parte do aseigo não fui eu. A menção e a referência ao que ele disse há poucos dias me parecem muito oportunas ao tema, e por isso foram incluídas.

    Lucas (usuário não registrado) em 13/11/2012 às 11:23 am

    O GNOME continua fazendo um belo trabalho. O KDE também.

    lucaugusto (usuário não registrado) em 13/11/2012 às 11:25 am

    Vou até dar uma chance pro gnome 3… quem sabe né?

    Xinuo (usuário não registrado) em 13/11/2012 às 11:39 am

    @Weber Jr., não acho que o Augusto queria fazer parecer que o texto do cara do KDE foi por conta da atual preferência do Linus ser outra.

    Achei muito interessante sua explicação e realmente ficou parecendo para mim isso que vc falou, do texto ser uma reação, entretanto a acusação ao dono do blog de ter feito isso deliberadamente é bem pesada.

    Alguém que escreve para muitos leitores vira realmente alvo de muita crítica, pois como se diz: é impossível agradar a todos. Imagine se vc tivesse que a cada parágrafo que escreve pensar em como não ser mal interpretado por milhares de leitores?

    Talvez adotando as posturas de que “todo muito é inocente até prova em contrário” e algo na mesma linha de “não atribuir a má fé algo que pode ser atribuida a ignorância”, o mundo fique mais harmonioso.

    De fato. Ao redigir (e não me refiro apenas a este texto de hoje), prefiro ignorar que sempre haverá leitores que não apenas vão colocar (por malícia ou não, creio que geralmente não) em um contexto próprio deles qualquer coisa que eu mencione, como ainda me acusarão de ter sido eu que escrevi neste contexto que eles adotaram, que os desagrada e de cuja conclusão (criada por eles mesmos) discordam.

    Para os demais, que são a maioria, acredito que a mensagem escrita é a que será compreendida – no exemplo de hoje, que o Aaron Seigo, do KDE, escreveu um post contra o culto às personalidades no software livre, questionando qual o interesse especial que tem saber qual o desktop que o Linus Torvalds usa.

    Woz (usuário não registrado) em 13/11/2012 às 12:01 pm

    Ambiente desktop é para fracos.

    Weber Jr. (usuário não registrado) em 13/11/2012 às 12:03 pm

    Xinuo

    “Achei muito interessante sua explicação e realmente ficou parecendo para mim isso que vc falou, do texto ser uma reação, entretanto a acusação ao dono do blog de ter feito isso deliberadamente é bem pesada.”

    Eu não sei se ele queria ou não, tanto que falei: “quis ou imaginou que fosse.”.

    Me refiro ao que ficou parecendo.

    E aí volto novamente ao Timing. A mistura de artigos e respostas muda o modo como tudo fica parecendo.

    Sinto a mesma sensação de quando meu time perde de virada.
    Isso realmente foi uma lástima para o XFCE. Acredito que tudo o que o XFCE precisava para se tornar o terceiro dos grandes DE era figurar como DE padrão em uma distro de verdade como o Debian.
    Claro que o XFCE ainda não pode ser considerado completo, faltam interfaces para gerenciamento de usuários e grupos (essencial para uma distro de servidor como o Debian), uma interface de gerenciamento do Network-manager e outros detalhes que um DE completo precisa.
    Mas eu acredito que se o XFCE figurasse em uma distro “de gente grande” o interesse por ele aumentaria e traria mais desenvolvedores para aparar estas arestas que ainda restam no XFCE.
    Uma pena que o futuro do XFCE sem ter uma distro de verdade é obscuro ou pelo menos lento d+, pois a forma que o XFCE enxerga o desktop é muito interessante.

    Weber Jr. (usuário não registrado) em 13/11/2012 às 12:11 pm

    Rodrigo Pinheiro Matias

    Não entendi teu comentário.

    Não tenho nada contra Gnome, nem poderia, não usei o 3 mais q alguns segundos.

    Weber Jr. (usuário não registrado) em 13/11/2012 às 12:16 pm

    bsduser

    “eu ainda acho que voces vao acabar usando a interface do android”

    Provavelmente ela irá para o desktop (e matar de vez o ChromeOS). Mas vai ter de melhorar muito antes disso.

    Nenhuma interface “tocante” é decente. São simplesmente necessárias para os brinquedos móveis, mas mouse e teclado físicos são bem melhores. Só não são moda.

    Weber Jr. (usuário não registrado) em 13/11/2012 às 12:20 pm

    Augusto,

    Você mesmo recomenda lá em cima, que lhe sigam no twitter. Pois então que os demais leiam:

    https://twitter.com/caio1982/status/267635213889331200

    Sim, me sigam no twitter, o endereço é @augustocc.

    E eu realmente acho que o twit do Caio foi bem observado, como mencionado acima. Lendo o post do Aaron Seigo, me deu a mesma impressão de que ele agora está no estágio da raiva, o que é um avanço, no modelo mencionado pelo Caio. No mínimo, para ficar no que o Seigo escreveu diretamente (e não na minha interpretação), ele está enjoado e cansado da atitude que identifica no Software Livre, “I don’t know about you, but I am sick and tired of Free software being inefficient and self-destructive due to internal schism.” Se é o que ele sente, acredito que é bem melhor expressar do que ficar em negação, que seria outro estágio anterior do mesmo modelo.

    O que não equivale a dizer que eu acho o que você disse acima que eu acho, que o post dele foi uma reação à escolha de desktop torvaldiana, um mimimi por causa desta escolha ou algo assim.

    Ely (usuário não registrado) em 13/11/2012 às 12:23 pm

    GNOME Shell também é padrão no meu notebook, rsrs

    willian (usuário não registrado) em 13/11/2012 às 12:46 pm

    Minha distro nem Gnome oficial tem.

    Clésio Luiz (usuário não registrado) em 13/11/2012 às 1:03 pm

    Augusto, o Linus atualmente está usando KDE. Esse vídeo onde ele falar que está usando Gnome 3 é de 23 de outubro.

    http://bambuser.com/v/3084584

    O anúncio dque ele fez dizendo estar usando KDE 4 é de 3 de novembro.

    http://www.phoronix.com/scan.php?page=news_item&px=MTIyMDY

    Essas datas significam que ele abandonou o Gnome rapidamente após testar. Corrija a notícia aí.

    Clésio, no vídeo ele responde à pergunta do público que quis saber o que ele usa no Desktop, dizendo que está usando o GNOME 3, e no post do Google+ de dias depois ele diz que voltou a experimentar o KDE (quem diz que ele “trocou para o KDE” é o Phoronix). Vou fazer referência ao teu comentário na notícia, mas você tem alguma referência que diga que ele está mesmo usando o KDE, e não que apenas o experimentou novamente?

    Paul (usuário não registrado) em 13/11/2012 às 1:09 pm

    @Clésio: e o Linus sempre usou o KDE. Só abandonou durante um tempo na transição do 3 pro 4, onde ele reclamou bastante da forma instável como liberaram o 4.

    Não sei de onde tiraram que ele é gnome user. Aliás, ele sempre reclamou bastante do gnome.

    Marcelo (usuário não registrado) em 13/11/2012 às 1:12 pm

    Esse artigo em inglês é mequetrefe. O cara pegou um video de 3 semanas atrás onde o Torvalds faz um breve comentário a respeito do Gnome. Daí fala que o Torvalds voltou pro Gnome. Se eu fosse o BRLinux teria vergonha de um artigo desses. Faz uma consultinha antes, verifique as datas, as fontes…
    Decepcionante.
    Lamentável.

    Marcelo (usuário não registrado) em 13/11/2012 às 1:20 pm

    Cancelado minha inscrição no feed do BRLinux nesse momento.

    Weber Jr. (usuário não registrado) em 13/11/2012 às 1:27 pm

    Augusto,

    Tem muita de sua interpretação de que a “raiva” do seu amigo seja relacionada com esse trecho específico.

    Mas pelo twit anterior dele, acho que não. ALiás, acho que nem posso colar aqui o que ele escreveu, pois pode cair na moderação, o que por si é interessante de notar:

    http://twitter.com/caio1982/status/267632617795493889

    Mas claro, talvez vocês tenham comentado fora dessa thread, daí não posso dizer mais.

    É, sobre as opiniões do Caio eu não posso te responder, exceto no caso daquela em que eu mesmo manifestei concordar, com base na minha interpretação.

    E é assim mesmo que funciona: eu comento baseado no meu contexto, e você interpreta com base no seu, ao qual adiciona referências que eu mesmo não incluí na minha manifestação.

    Xinuo (usuário não registrado) em 13/11/2012 às 1:45 pm

    Não vou entrar em grandes discussões @Augusto, mas acho que vc sempre se apoia nessa linha de que a grande maioria dos leitores, está em acordo ou compreendeu a sua visão da coisa e que o crítico a sua postura/opinião está a deriva, sozinho num mar de aceitação. Por isso defendi aqui um mecanismo mais fácil de manifestação para estimular os leitores a se sentirem menos intimidados a se manifestar.

    Não tenho as estatísticas, mas creio que a maioria dos leitores, nem lê os comentários. E a parcela vai caindo, a medida que vamos “exigindo” menos passividade do leitor, como acompanhar as dicussões nos comentários, retornando a página depois de um tempo, clicar no “+” ou no “-” dos comentários. Tornar-se um comentarista…

    Quase sempre vc joga esse argumento, que considero indimidador, mas eu acho que o entendimento falso de que o artigo do cara do KDE foi uma reação a nova escolha do Linus é bem alta. Nisso estou plenamente de acordo com o @Weber Jr., ficou parecendo isso, e penso que uma grande qtd de leitores entendeu assim, e até acredito que o entendimento raso (e nesse caso correto) que não vê conexão entre um e outro fato seja a opinião da grande maioria, mas, sei lá, às vezes é bom ter o entendimento de uma ampla maioria, quanto mais ampla, melhor.

    Weber Jr. (usuário não registrado) em 13/11/2012 às 1:53 pm

    Augusto,

    “eu comento baseado no meu contexto, e você interpreta com base no seu, ao qual adiciona referências que eu mesmo não incluí na minha manifestação.”

    E essa é sua interpretação, querendo descolar o que falo das referências ao que foi escrito pelos autores do texto, respostas e comentários.

    Mas creio que tudo que foi dito, respondido e referenciado, agora reflete muito melhor a situação.

    Sim, este é o meu entendimento sobre os textos que comentei e sobre os comentários que eu mesmo fiz.

    Não posso descolar o que nunca esteve unido, os comentários que eu tenho sobre as manifestações do Seigo e do Caio são os que eu mesmo fiz.

    Concordo que o entendimento de uma maioria mais ampla é melhor do que o entendimento de uma maioria menor, mas não chego ao ponto de pensar que por isso devo escrever defensivamente contra pessoas que acrescentarão seus próprios contextos ao que foi dito.

    Nem sempre me expresso claramente, mas o caso de hoje vai ser guardado nos meus bookmarks como referência futura para lembrar que mesmo quando eu me expresso com uma frase curta, sem figuras de linguagem, ilustrações ou outros elementos de interpretação mais ampla, e dando o link para o que estou comentando, haverá quem venha discutir com base na sua interpretação pessoal de que eu dei a entender alguma outra coisa.

    Tunico (usuário não registrado) em 13/11/2012 às 2:16 pm

    [sarcasm]Qual o interesse especial que tem saber se o Linus usa um Macbook air[/sarcasm]

    Tunico (usuário não registrado) em 13/11/2012 às 2:18 pm

    |sarcasm| Qual o interesse especial que tem saber se o Linus usa um Macbook air |/sarcasm|

    Diogo (usuário não registrado) em 13/11/2012 às 2:39 pm

    “…interface do Android…”
    Qual? Cada marca tem uma diferente! Aliás, tem marca que tem mais de uma diferente!

    Filipe Saraiva (usuário não registrado) em 13/11/2012 às 2:44 pm

    Bem, acho essa discussão meio sem sentido, não irei participar dela, mas como algumas pessoas pediram links do Linus falando que está usando (ou deu uma experimentada rápida, não dá pra saber), ele havia falado isso em seu perfil no Google+. Segue o link:

    https://plus.google.com/102150693225130002912/posts/DbmEE8kXLDA

    Inclusive foi essa declaração que motivou o Aaron a escrever o post dele. Eu tirei até uma brincadeira sobre isso na época, no identi.ca:

    http://identi.ca/notice/97781998
    http://identi.ca/notice/97782083

    Filipe, grato! Mas destaco que este é o mesmo post do Google+ que o Clesio Luiz comentou e que, a partir do comentário dele, eu mencionei no texto do post também.

    Filipe Saraiva (usuário não registrado) em 13/11/2012 às 2:48 pm

    Em tempo, sou desenvolvedor do KDE e não vi nada de ofensivo, seja a mim, seja ao projeto do qual participo, ou mesmo ao Aaron, no texto do Augusto. Em meu entendimento, não teve nada demais.

    Spif (usuário não registrado) em 13/11/2012 às 2:49 pm

    Cara, se eu fosse o Augusto, fechava as threads de comentários. Mesmo sendo comentarista, assíduo, vou te dizer que já tem bastante tempo que a qualidade dos comentários caíram com o passar dos anos.

    Pessoal dando a entender que o Augusto (usuário muito antigo de SuSe e KDE) está fazendo propaganda contrária, é ridículo.

    Weber Jr. (usuário não registrado) em 13/11/2012 às 3:02 pm

    “vai ser guardado nos meus bookmarks como referência futura para lembrar que mesmo quando eu me expresso com uma frase curta, sem figuras de linguagem, ilustrações ou outros elementos de interpretação mais ampla”

    Entre “outros elementos de interpretação mais ampla” está o restante(maior parte) da notícia que acompanha a citação, que sentiu necessidade de “atualizar” e uma declaração sua diretamente sobre o link da tal frase curta.

    Mas claro cada um gerencia seus bookmarks, descrição inclusive, como melhor achar que convém.

    Exato!

    erebor (usuário não registrado) em 13/11/2012 às 3:08 pm

    “Talvez adotando as posturas de que “todo muito é inocente até prova em contrário”….

    Bom, agora com o mensalão, já sabemos que não são necessárias PROVAS prá condenar alguém, portanto essa sua frase já não vale mais nada.

    Rodrigo Pinheiro Matias (usuário não registrado) em 13/11/2012 às 3:37 pm

    @WeberJr tb nao tenho nada contra o Gnome alias naquela ocasião em que disseram que o mesmo Linus estava mudando de DE eu falei que era prematuro e que as pessoas deveriam esperar o momento de turbulência passar.

    Eu não acredito em uma unica solução sou amante do KDE mas aceito que exista pessoas que amam o Gnome ou mesmo o Unity e torço para elas prosperarem.

    Rodrigo Pinheiro Matias (usuário não registrado) em 13/11/2012 às 3:46 pm

    Sou contra os ataques diretos a quem seja, mas aceito que as vezes cometo este pecado quando acho que as coisas estão absurdas, não é o caso deste tópico.

    Só acho que se vc quer mesmos praticar aquilo que colocou no inicio do ano acho que devemos ter noticias menos “ofensivas” sei que vc publica a maioria das nossas indicações mas as vezes é bom pedir uma revisão, lembro que certa vez vc deixou alguém publicar um texto onde o autor chamava de n00b o usuário sei que a intensão do autor pode ter sido outra mas cara n00b é um termo pejorativo e que facilmente pode ser substituído por usuário leigo ou somente leigo veja que não se trata de censura. Peço isto por que desde 1998 acompanho o br-linux acredito que foi os primórdios e vejo que a qualidade caiu muito com muitos artigos do tipo “flame in the hold” que nada acrescenta e me deixa muito triste.

    O único lado positivo desta decadência (pelo menos para mim) foi que tenho praticado muito minha leitura da língua inglesa.

    Weber Jr. (usuário não registrado) em 13/11/2012 às 3:52 pm

    O Seigo publicou mais um post a respeito do assunto:

    http://aseigo.blogspot.com.br/2012/11/cults-of-personality-redux.html

    Joaquim Mariano (usuário não registrado) em 13/11/2012 às 6:00 pm

    Quanto gasto de tempo e energia para discutir se o que eu disse é o que você entendeu… É claro que não é.

    K (usuário não registrado) em 13/11/2012 às 6:32 pm

    O Linus Torvalds é uma figura muito importante para o KERNEL linux mas é só. Ele não contribuiu nem contribui atualmente no desenvolvimento de nenhum ambiente desktop para o linux.

    Além disso, ele é um desenvolvedor de código de nível mais baixo, onde a parte que ele deve mais usar é um emulador de terminal mesmo, linha de comando na maior parte do tempo.

    Eu mesmo uso muito pouco dos ambientes desktop e tenho sempre um emulador de terminal aberto em meus desktops. De gráfico, acho que a coisa que mais uso no linux atualmente são os browsers e, para mim, qualquer ambiente gráfico serviria.

    Não acredito que a causa da popularidades do linux em desktops tenha qualquer coisa a ver com eventuais problemas com os ambientes gráficos atuais ou passados. O mercado de sistemas operacionais sempre foi restrito em relação ao número de players significativos e sempre tende a uma grande concentração. O linux apenas chegou numa época onde a Microsoft já tinha um monopólio dos sistemas operacionais para PC, que habilmente criou a partir do monopólio da época do MS-DOS e IBM-PC. Já havia toda uma indústria de software e ferramentas de desenvolvimento que usavam a API Win32 e esta API é monopolizada pela Microsoft.

    O bom é que agora a Microsoft é que está chegando atrasada no mercado de sistemas operacionais para smartphones e tablets. Ela já teve vários insucessos e ainda está tentando se firmar num mercado onde já existem 2 players: o iOS e o Android. E os insucessos da Microsoft também não têm a ver com os seus ambientes gráficos serem melhores ou piores, mais feios ou mais bonitos que os da concorrência.

    Mitologia (usuário não registrado) em 13/11/2012 às 7:07 pm

    Xinuo gosto de ler os comentários.

    Antes atrito do que ver gente fazendo a média para postar por postar.

    Logo no inicio tem um partidário do Qt, por licença tomo partido do Gtk, mas acharia melhor que ele usasse C++ como o Qt(apesar do gtkmm e outros).

    aleph (usuário não registrado) em 13/11/2012 às 7:42 pm

    Como assim, nao ler os comentarios?

    80% da diversao do br-linux sao os comentarios!!

    Marcelo Mendes (usuário não registrado) em 13/11/2012 às 10:53 pm

    Há uns 5 anos atrás tentei estudar Gtkmm (C++) e desisti por falta de documentação… as vezes sinto falta do Gnome, mas os benefícios do KDE e a demora em ter um Gnome >= 3.6 _completo_ no Debian me impedem de voltar.

    linoxman (usuário não registrado) em 14/11/2012 às 7:22 am

    A minha verdadeira curiosidade a respeito do Linus Torvalds é se ele usa o kernel padrão da distribuição dele ou ele fica compilando as versões mais novas. Alguém sabe?

    Xinuo (usuário não registrado) em 14/11/2012 às 1:27 pm

    @aleph, eu tb acho que muita informação tb se obtém dos comentários, mas especulei que devem existir muito mais leitores, que só leem o post principal, seja pelo feed RSS, seja por ler na página principal do blog sem clicar no link para ver os comentários.

    É um chute baseado na premissa: se é mais fácil acontecer de um jeito, então vai ser o jeito mais comum de acontecer.

    De qq forma não posso falar de números e só especulação, chute, não dá para garantir que alguém que se interessou por clicar no link que leva a página de comentários os leu realmente. O dono do blog é que pode ter alguma estatística a mais sobre o que ocorre.

    Rodrigo Pinheiro Matias (usuário não registrado) em 14/11/2012 às 4:31 pm

    @aleph +1

    Giga (usuário não registrado) em 14/11/2012 às 7:13 pm

    Uma hora destas eu vou me irritar e criar meu próprio ambiente gráfico pra todo mundo usar e parar com este mimimi de Gnome x KDE!!!!

Este post é antigo (2012-11-13) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.