GIMP 2.7.5, novo beta da interface com janela única
Enviado por Julian Fernandes (hitoriixΘgmail·com):
“O GIMP Team liberou dia 14 a versão 2.7.5 da sua ferramenta de edição e manipulação de imagens, o GIMP. A série 2.7.x é um beta para o lançamento da versão 2.8, que não tem data marcada.
O GIMP 2.7.5, além de várias correções de bugs e melhora na performance, traz um novo pacote de pincéis criados por Ramón Miranda e Guillermo Espertino. De acordo com as notas de lançamento, esse é o primeiro passo que o time de desenvolvimento do GIMP está tomando para atender as necessidades de seus usuários.
Confira as outras novidades!” [referência: ubuntubrsc.com]
• Publicado por Augusto Campos em
2012-03-19
Parece bom! O fato do Gimp ser um conjunto de janelas perdidas sempre me incomodou profundamente :)
Parece bom! O fato do Gimp ser um conjunto de janelas perdidas sempre me incomodou profundamente :) [2]
Parece bom! O fato do Gimp ser um conjunto de janelas perdidas sempre me incomodou profundamente :) [3]
Nunca tive problemas com isso,agrupo todas as ferramentas em um canto da tela,e para mim assim funciona melhor,como não tenho vício de ter usado outro programa que te enjaula em uma janela única continuarei da maneira que me atende melhor a tradicional.
Nunca tive problemas com isso,agrupo todas as ferramentas em um canto da tela,e para mim assim funciona melhor,como não tenho vício de ter usado outro programa que te enjaula em uma janela única continuarei da maneira que me atende melhor a tradicional.[2]
Nunca tive problemas com isso,agrupo todas as ferramentas em um canto da tela,e para mim assim funciona melhor,como não tenho vício de ter usado outro programa que te enjaula em uma janela única continuarei da maneira que me atende melhor a tradicional.[3]
Antigamente, o Photoshop tinha múltiplas janelas e ninguém reclamava. Mas de qualquer forma, é bom o usuário poder escolher entre o modo de janela única ou de múltiplas janelas.
Nunca tive problemas com isso,agrupo todas as ferramentas em um canto da tela,e para mim assim funciona melhor,como não tenho vício de ter usado outro programa que te enjaula em uma janela única continuarei da maneira que me atende melhor a tradicional.[4]
Parece bom! O fato do Gimp ser um conjunto de janelas perdidas sempre me incomodou profundamente :) [4]
A questão é mais ampla: deixar a nós, usuários já acostumados ao Gimp, é menos importante do que captar os usuários de aplicativos de outros sistemas, como os usuários do Photoshop (atual). Mais usuários, mais adoção, mais atenção para o projeto, mais investimentos e desenvolvimento para o projeto.
Eu particularmente me sinto confortável com a janela única. O fundo da tela em segundo plano não me distrai da imagem que eu estou editando, não tenho que ficar arrastando janelas que se superpõem ou saem dos limites do vídeo, etc. A janela única para mim não é uma “jaula”, é uma “caixa”.
Para usuários de Linux temos andado muito reacionários frente a mudanças, não é mesmo? Não éramos assim…
Eu não ligo se o photoshop usa janela única ou se no começo não era assim e esse blá blá todo.Eu nunca gostei de nenhum aplicativo que use mais de uma janela devido ao meu estilo.Uso gnome 3 porque gosto muito da forma como ele propõe a navegação entre os aplicativos e aplicativos que usam mais de uma janela são terríveis e sempre me irritaram.Isso não tem nada haver com photoshop,tem haver com praticidade e gosto.
Parece bom! O fato do Gimp ser um conjunto de janelas perdidas sempre me incomodou profundamente :) [5]
Um pouco tarde demais… Essa opção já deveria ter sido implementada a muito tempo.
Agora, a GEGL já é default no beta?
Eu pessoalmente gosto do estilo antigo, pq posso jogar todas as ferramentas em um monitor enquanto trabalho com a imagem separada em outro.
Aí vai de cada um decidir o que é melhor pra si. Se o GIMP manter uma forma de usar as duas interfaces ao mesmo tempo, aí sim será algo interessante e que não vai deixar ninguém chupando dedo …
Esse negócio de vária janelas é coisa da Adobe para o Photoshop do Mac ( no Windows nunca teve essa formatação) e o pessoal do gimp copiou essa “brilhante” idéia. Mas a idéia é tão ruim que até no Mac a Adobe desistiu disso. Apesar de algumas pessoas se acostumarem com as janelas flutuantes, o fato é que a usabilidade é muito ruim. E isso não é uma opinião. A usabilidade é ruim. Você pode gostar de algo que é ruim. Relativamente, para vc não é ruim, porém isso não faz com que algo deixe de ser ruim. É bom para vc, mas ainda assim é ruim.
Eu não acho que janela única é jaula. Uma interface focada no conteúdo, organizada, sem poluição, sem ocultação de informação e sem distração, não é jaula, é usabilidade bem pensada.
@ark4n, não. Pelo que li na discussão eles pretendem migrar aos poucos e só em versões num futuro próximo vão usar o gegl pra tudo. Com o gegl ficará mais prático partir para o uso do opencl, que será implementado diretamente no gegl.
Segundo os desenvolvedores, a versão 2.8 será a última versão com ciclos longos (mais de 2 anos!) e a partir de agora irão adotar ciclos mais curtos, com mudanças menos drásticas, mas mostrando que o projeto ainda está ativo.
Eu ainda sou a favor de o pessoal do gimp fazer uma campanha para receber doações em massa com objetivo de manter um ou mais desenvolvedores em full time. Fica difícil doar sem saber se os poucos dólares que vc doará servirão para alguma coisa. Se eles estipulassem alguns milhares de dólares (sei lá, uns 70 ou 100) para manter x desenvolvedores por y meses e prometerem entregar z features, creio que, sendo um projeto reconhecido como é, completariam a captura de recursos em poucos dias.
Pra ter uma ideia, o humble bundle já arrecadou milhões de dólares com games, e boa parte (acho que uns 30%) do dinheiro veio de usuários Linux (eu, inclusive).
Uma campanha em nível global ajudaria muito o projeto.
Mas isso é só uma sugestão feita num local inapropriado. O que vcs acham da ideia?
Acho incrível como o povo se incomoda com o fato de o GIMP ter múltiplas janelas… é só ajeitar elas e deixar fininha à esquerda, e com as larguras certas. O grande lance que o novo GIMP traz para mim não é nem o fato das janelas virem agrupadas em uma só, mas o fato de poder agrupar layers… isso sim sempre me fez grande falta, e praticamente é um dos únicos grandes pontos que vejo de defasagem do GIMP.
Nunca gostei das janelas “flutuantes” do Gimp.
Espero que agora a Canonical tb crie juizo e esqueca a “coisa”… O Unity.
… de qualquer forma, é bom o usuário *poder escolher* entre o modo de janela única ou de múltiplas janelas. [2]
O Adobe Photoshop CS5 no MAC OS X é um conjunto de janelas como era no antigo Gimp.. costume.
não sou um usuário típico do gimp (uso de vez em quando para coisas básicas), mas creio que as multiplas janelas não sejam o problema em si. Não há muita diferença entre múltiplas janelas para um photoshop que possui uma área de trabalho e emula um gerenciador de janelas.
O problema, ao meu ver, é como isso é feito no gimp (dejavu). No gimp é comum que uma caixa de diálogo fique atrás da janela da imagem, o que te força a ficar alternando entre as janelas. Isso é ruim e nunca deveria acontecer. A janela da imagem deve estar “abaixo” (no X ao menos é possível definir o que fica em cima do que, como numa pilha) de todas as outras janelas de utilitários da aplicação.
Ah sim, o MyPaint, que começou como um programa com multiplas janelas, hoje funciona tanto neste modo, em janela única e em modo híbrido, agradando a todos. E é esse o caminho que o gimp está seguindo, o que é bom.
O Krita é “janela única”, mas suas ferramentas são (des)acopláveis (dockable), o que permite emular múltiplas janelas, só pra dar um exemplo.
Parece bom! O fato do Gimp ser um conjunto de janelas perdidas sempre me incomodou profundamente :) [6]
O Gimp janela única tem a vantagem de utilizar abas para múltiplos arquivos abertos. Querem outra vantagem? Dockables. Você pode organizar as caixas de diálogo nas barras inferior e lateral. De fato é um salto largo de usabilidade. Em certos quesitos, como colar camadas, abrir imagens como camadas etc. é até melhor que o Photoshop.
Esses fdp do Gimp tão pedindo pra criarem fork em razão dessa frescura de adiar a versão definitiva com janela única.
@Lucas_Panurge: não faz sentido se é possível baixar a versão 2.7.5
Leiam a notícia no site do Gimp eles deixam claro que será possível escolher entre as duas interfaces.
Fico me perguntando como será com janela única e o uso de múltiplos monitores.