Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Firefox inaugura integração com o Facebook

Via tecnologia.ig.com.br:

O navegador Mozilla Firefox lançou nesta segunda-feira (3) um recurso de integração com o Facebook. Compatível apenas com a versão mais recente do navegador, ele permite ver a barra de notificações e chat do Facebook, presente na página inicial dos usuários cadastrados, em qualquer página que o usuário esteja navegando. O navegador também ganha botões para ver pedidos de amizade e mensagens.

(…)Segundo a Mozilla, a integração com o Facebook é o primeiro passo para tornar o navegador mais social com o uso da interface de programação de aplicativos (API) Social API. A empresa afirma que lançará novos recursos de integração com outros serviços, mas ainda não anunciou quem serão os próximos sites.


• Publicado por Augusto Campos em 2012-12-04

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Mais da metade dos recursos da fundação vem do Google e o pessoal inclui recursos do concorrente principal, hummm… movimento bem arriscado.

    Spif (usuário não registrado) em 4/12/2012 às 3:04 pm

    Acho um bom tapa na cara, com quem vem agindo mal.

    No ruim de tudo, o Bing quer o lugar do Google.

    José Maria (usuário não registrado) em 4/12/2012 às 4:44 pm

    Que tristeza. Prefiriria que o navegador não tivesse tanto “fru fru”

    Weber Jr. (usuário não registrado) em 4/12/2012 às 5:26 pm

    A Mozilla anda num rumo bem estranho desde que assumiu a nova “direção”.

    Quem sempre brigou principalmente por padrões abertos dando chancela para um site que é sinônimo de rede particular de uma empresa, um fork da internet praticamente.

    Antes disso já fizeram aquele retrocesso do suporte aos codecs abertos para multimídia.

    Ícaro (usuário não registrado) em 4/12/2012 às 7:42 pm

    Eu acho ruim do posto de vista da parceria do Firefox e Facebook, mas a API pelo que entendi é livre e para qualquer site, não é? O Facebook faz a divulgação do “Messenger para Firefox” no seu site e não a Mozilla no dela.

    Luiz Ricardo (usuário não registrado) em 4/12/2012 às 8:45 pm

    Instala quem quiser.Eu mesmo experimentei, não gostei daquela eterna barra do facebook e desinstalei.

    Spif (usuário não registrado) em 4/12/2012 às 9:05 pm

    Versus dar chancela para o Google Plus, que é a mesmíssima coisa. E o Messenger deles é como o Jabber.

    Marcos (usuário não registrado) em 4/12/2012 às 10:00 pm

    @Spif, o ideal era não usar os ‘recursos sociais’. Também não curti o recurso e pra mim foi um ponto a menos pro FF e aproximou mais ainda os usuários do Chrome.

    Carlos Felipe (usuário não registrado) em 4/12/2012 às 11:25 pm

    Sinto cheiro de desespero. Chrome é mto bom, e o IE está disposto a lutar de novo por um ranking.

    Tércio Martins (usuário não registrado) em 5/12/2012 às 8:14 am

    Essa integração entre o Firefox e o Facebook é graças à SocialAPI, desenvolvida desde o início do ano pela Fundação Mozilla. Se o Google, o Yahoo ou qualquer outra página quiser implementar funções semelhantes, basta ler a documentação do site oficial.

    O fato de a Fundação ter escolhido o Facebook primeiro não indica que fizeram uma aliança ou coisa do tipo. Sob um ponto de vista de marketing, é a melhor forma de divulgarem sua nova tecnologia e criarem um burburinho para uma possível padronização na W3C.

    miguel angelo (usuário não registrado) em 5/12/2012 às 11:41 am

    Porquê só comigo essas coisas que presisam de login nunca funcionam direito?
    tudo que tem login como esse recurso no firefox sempre pede email e senha,esses aplicativos não salvam esse tipo de dados não?
    sempre o firefox,ubuntu one,etc pedem email e senha pra usar e pra quem usa muito como eu é incomodo digitar mais de 20 vezes as senhas e email por dia
    se alguem tiver alguma ideia do que seja e consiga fazer esses aplicativos salvarem meus dados de login(criptografados claro)eu agradeço

    Spif (usuário não registrado) em 5/12/2012 às 2:41 pm

    Boa Tércio. Os partidários do software proprietário Google Chrome adoram tentar igualar o lixo que eles usam com o Firefox, que é Software Livre (como em liberdade).

    Douglas (usuário não registrado) em 5/12/2012 às 3:14 pm

    Lamentável. Código mais inchado, mais esforço de programação e manutenção, mais bugs, mais vulnerabilidades. Navegador nenhum deveria vir com funcionalidades específicas para um determinado site, seja qual for, pior ainda para sites movidos por tecnologia proprietária. Integrações como esta deveriam vir via extensões e a critério do usuário.

    Logo teremos o Firefox com suporte nativo ao Twitter, Youtube, Gmail, Orkut, Skype, The Pirate Bay, Linkedin e demais futilidades/modismo.

    Marcos (usuário não registrado) em 5/12/2012 às 9:39 pm

    Também sou a favor de um browser mais enxuto pra evitar bugs e problemas de segurança. É óbvio que escolheram o Facebook por ser a rede mais popular, mas esse tipo de recurso integrado no browser é supérfluo. E pra uma fundação que se gabava de respeitar a privacidade do usuário, um tiro no pé.

    Spif (usuário não registrado) em 5/12/2012 às 9:58 pm

    É integrado à uma API aberta. Não é específica. Vocês possuem o hábito salutar de ler as noticias?

Este post é antigo (2012-12-04) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.