Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Firefox 3.6 vai receber upgrade automático para uma versão desta década em maio

Via idgnow.uol.com.br:

A Mozilla extinguirá o Firefox 3.6 em maio, ao atualizá-lo automaticamente para o Firefox 12 nas máquinas que ainda o possuam. O movimento não é novo: no ano passado a Fundação fez o mesmo com a versão 3.5, instalando o update sem que os usuários precisassem autorizá-lo.

De acordo com Alex Keybl, diretor de lançamentos da Mozilla, a iniciativa será promovida logo nos primeiros dias do mês, embora uma data específica ainda não tenha sido definida. 

A ideia de forçar o abandono da versão 3.6 foi discutida por vários meses e, segundo Keybl, sua aprovação foi importante para manter os internautas seguros. O último patch de segurança para o modelo foi liberado em 31/01 e, oficialmente, ele deixou de ser suportado há pouco menos de uma semana, em 24/04.

Desde que a decisão foi tomada, diversos avisos foram exibidos aos usuários que continuam usando a defasada versão. O último foi ainda mais incisivo, e comunicou que o browser seria atualizado em breve.

Caso, ainda assim, uma pessoa ou organização queria manter a 3.6, é possível fazê-lo ao desabilitar os updates automáticos. Para isso, deve-se ir até o menu “Opções”, clicar em “Avançado” e, em seguida, na aba “Atualizações”. Por fim, é preciso desmarcar a seleção “Firefox”, abaixo do texto “Verificar automaticamente se há atualizações para”.


• Publicado por Augusto Campos em 2012-05-03

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Eduardo Siemann (usuário não registrado) em 3/05/2012 às 10:02 am

    Acho que as empresas que usam firefox para acessar Bancos vão adorar isso kkk
    Aqui tive que instalar a versão 3.6 pq na versão 4.0 não era suportada, muito menos na 11….
    Alguém me explica como irão ficar esses módulos de segurança “antigos” usados até hoje??
    Realmente não entendo pq de uma versão para outra o complemento simplesmente não roda, claro que vc pode forçar o uso pelo about:config mas fala sério deveria ter compatibilidade 100% com a versão anterior =/
    Tpw eu não tenho que reescrever meu código, muito menos adaptar meu fonte toda vez que lançam uma nova versão da “linguagem”(firefox).
    Existe algum motivo para que toda versão tenha que “adaptar” a cada release? Bem aho que isso mudou nos últimos firefox, mas mesmo assim prevejo um futuro sombrio para usuários de bancos nas empresas =/

    Gabriel Rezende (usuário não registrado) em 3/05/2012 às 10:23 am

    @Eduardo,

    As novas versões do Firefox tem extensões retrocompatíveis. Agora, não sei se isso vai dar pau em alguma hora, haha.

    lordtux (usuário não registrado) em 3/05/2012 às 10:25 am

    Sério que a Mozilla fará uma besteria dessas? Eu ainda uso o 3.6 porque pra mim, mesmo depois de testar todas as outras versões, tanto no windows quanto no Mac, foi a unica que prestou, sem ter travamentos ridicuolos e consumos de memoria excessivos. Será que eles não percebem que muitos não atualizaram ainda por causa disso? é a mesma coisa se a microsoft forçasse todo mundo a atualizar do windows Xp para o Windows vista. Bola fora essa deles.

    Vinícius Cordeiro (usuário não registrado) em 3/05/2012 às 10:50 am

    @lordtux a questão é de custos de desenvolvimento: é caro, muito caro manter uma equipe para manter uma versão defasada de um software. Seja ele um browser ou um sistema operacional.

    Aqui no trabalho usamos o Firefox 3.5.7 para usar um sistema interno, já que é a única versão homologada. E os updates são barrados no gerenciamento das contas de usuário, que, em tese, não podem instalar qualquer software.

    Quem usa a versão 3.6 tem algum motivo específico para isso (ou é mais conservador). Se for forçar para alguma versão, que seja para a 10 ESR.

    Fellype (usuário não registrado) em 3/05/2012 às 11:50 am

    A Mozilla tem suas razões para (tentar) forçar um upgrade do Firefox 3.6. Eles estão avisando com antecedência, o que é bom (além de ser o correto). Só não sei se nos alertas emitidos aos usuários eles explicam (para os mais leigos) como se pode evitar o upgrade automático.

Este post é antigo (2012-05-03) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.