Fedora 18 vai deixar algumas atualizações para aplicar no momento do reboot
Seguindo o exemplo do Windows, o Fedora 18 teve aprovada uma proposta dos desenvolvedores para criar uma categoria “offline” para suas atualizações, sendo que os pacotes assim identificados passam a ser obtidos durante o processo de atualização usual, mas só são instalados no momento de um reboot do sistema.
A razão é evitar problemas causados por conflitos entre as atualizações e softwares que estejam em execução, e a medida só vale para os usuários do gnome-packagekit – as atualizações via yum permanecem inalteradas. Complementarmente, a opção “Restart and install updates” será oferecida nos menus de reinicialização. (via h-online.com – “Fedora 18 will install certain updates when rebooting – The H Open: News and Features”)
Ainda bem que não valerá para o yum cli, não vou com a cara desse tipo de atualização.
Nossa.. o Fedora está cada vez mais com cara de “Windows”… Falta só a MS comprar a RedHat ou fazer algum acordo como fez com o Suse. :)
Uma das coisas que eu odeio no Windows é justamente isso.
Tem coisa pior que você ligar o PC para ver alguma coisa rapidinho e o maldito ficar instalando atualizações e reiniciando?
Se bem que quando você precisa desligar para sair rápido e o maldito fica baixando também dá nos nervos… hehehe
Resumindo é um tiro no pe.
Pelo menos nos pcs que eu vejo, o Windows aplica as atualizações na hora de desligar, não ao reiniciar.
Também não gostei. Uma das vantagens do Linux que aprecio é justamente não ter de ficar reiniciando a cada nova atualização.
Uma das coisas que eu odeio no Windows é justamente isso. [2]
O cara louco p/ sair e aquele 1/67 atualizando.
Parece que o povo não entendeu.. rsssssss Eu aprovo essa medida, pois, pelo que entendi, o download será feito normalmente e a grande maioria dos softs serão atualizados como já é o costume. Serão criados alguams excessões para que seja instalados somente na hora do reboot, ou seja, os programas que acabam corrompendo o SO. Eu cito como candidatos, as atualizações do kernel, pois é necessário vc dar o reboot se não quiser corromper o seu sistema e o firefox se não tiver no modo de reiniciar automaticamente o aplicativo
O incomodo vai ser ter q reiniciar o PC,
mas veja, o Fedora inicia e reinicia rápido
e não baixa/instala atualizções quando desliga
Microsoft Fedora Home Edition
Não uso fedora, mas espero que isso não vá pro debian.
Uma coisa que odeio no Windows 7, é você ligar o micro, e antes do sistema subir aparecer “Configurando atualizações”
Aliás, não vejo problemas com o modo de atualizações atual. Nunca tive problemas com atualizações de kernel, firefox ou seja lá o que for.
Não valera pra Yum, mas eles vão seguir usando o Yum ainda ou vão migrar pro DNF?
https://fedoraproject.org/wiki/Features/DNF
@joaocep,
Você está com toda a razão. Que a aplicação de atualizações se dê na “volta” do boot e não durante o shutdown… Essa de querer desligar o micro e ter que esperar pela atualização é de matar !
Alguém aqui consegue rodar em cima de um kernel que acabou de ser atualizado sem dar reboot?
Aí pode vir alguém e dizer: “Ah, mas meu servidor não pode parar, bla bla bla…” A tá, se houver uma falha no kernel que é aplicada uma atualização, então vc não reinicia a maquina, acha que tá seguro e continua rodando o kernel antigo? Pra quem faz isso, meus parabéns!
Será que só eu que tenho que esperar 40min para o fsck terminar, pois não fez isso nos últimos 180 dias?
E exatamente para evitar reiniciar que esse esquema será adotado.
A atualização será feita quando for reiniciado. E quando o usuário preferir reiniciar (não ser forçado a fazer, porque os programas pararam de funcionar). Uma lib critica como a libc pode fazer o sistema apresentar comportamentos estranhos, e ou em caso de vulnerabilidade, essa ainda estar presente, o lib esta no cahe, memoria, não sendo lida a nova versão, ou o pior, seguimentos do códigos de versão e ou posicionamento diferentes. Imagine *hipoteticamente* querer um mv (rename) e ser executando um rm (unlink). O kernel nem e critico nesse caso, a não ser que precise carregar algum modulo, e a versão (de compilação) do kernel rodando não e a mesma que esta no /lib/modules.
Restart pós atualização de serviços (daemons) também podem trazer transtornos.
Uma das coisas que eu odeio no Windows é justamente isso. [3]
Caraca, hein! Que mancada do Projeto Fedora!
Ficar copiando Windows não dá certo.
Vocês perceberam que isso é referente à apenas uma ferramenta só? Que o sistema em si não muda pra quem não usa ela?
Por favor, procurem ler sobre a feature e pensar a respeito antes de comentar.
https://fedoraproject.org/wiki/Features/OfflineSystemUpdates
Esta funcionalidade não tem absolutamente nada a ver com Windows. Pelo contrário, está bem fundamentada na forma como as bibliotecas dinâmicas e os sistemas de arquivos funcionam no mundo Unix.