Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Editando seu livro com o LyX

O LyX é uma ferramenta bastante associada a editar trabalhos acadêmicos e documentação técnica, mas se presta a todo tipo de obra estruturada: até mesmo aos capítulos de um romance histórico ou um conto de ficção científica. Este artigo da LinuxUser apresenta os recursos do Lyx e seus conceitos fundamentais. (via linuxuser.co.uk – “Publish a book with LyX | Linux User”)


• Publicado por Augusto Campos em 2012-10-03

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Patola (usuário não registrado) em 3/10/2012 às 3:27 pm

    Muito bom o LyX, usei pra fazer minha dissertação de mestrado. Tive alguns problemas no entanto com o template de abnt e tive que adaptá-lo. Mas mesmo assim, foi muito produtivo, recomendo a todos que forem escrever obras grandes.

    Fábio Rodrigues Ribeiro (usuário não registrado) em 3/10/2012 às 3:46 pm

    A proposta do Latex é fazer documento de qualidade profissional e WYSWYM?

    Eu recomendo muito o Gummi que é compilado em tempo real o documento ou mesmo o Tex Live porém eu não tive o prazer de usar o LyX pois pode ser usado igual o LibreOffice, ou por sua vez o Word, é modo WYSWYG na base do olhometro e isso perde o sentido da ferramenta Latex!

    Abraços.

    Patola (usuário não registrado) em 3/10/2012 às 3:53 pm

    Fábio, o LyX não é WYSIWYG, é WYSIWYM ainda. O que você vê nele pode ser bem diferente do resultado final e com frequência é. Ele facilita a visualização mas não desamarra dos estilos e tags do LaTeX. O modo de trabalhar do LyX é muito, muito diferente de libreoffice, Word e semelhantes, acho que a maior vantagem dele em relação a usar LaTeX puro é você não ser distraído pelo excesso de tags entremeados com o texto e poder visualizar as figuras que vai usar enquanto edita.

    RJP (usuário não registrado) em 3/10/2012 às 3:59 pm

    Ainda devo uma cerveja a alguns dos desenvolvedores do LyX, já que eu tinha que aprender LaTeX em pouco tempo para escrever minha tese de mestrado, e ele me salvou. Tirando a tradução em pt-BR q ainda n está boa (e ele acha q deve ser pt-PT), funciona muito bem, e acabei usando ele para outros documentos, como apostilas, meu currículo, entre outros. Muito bom.

    Em tempo, tem pelo menos um agradecimento aos desenvolvedores do LyX (e do Linux tb) na minha tese.

    Prefiro trabalhar com o bom e velho GNU/Emacs + AUCTeX + Yasmippet fiz minha apostila de guitarra, alguns trabalhos da faculdade e pós graduação da minha ex-esposa com essa configuração e só tive alegrias, os orientadores dela sempre elogiaram.

    LaTeX rulez :D

    4F (usuário não registrado) em 3/10/2012 às 7:29 pm

    O LyX é um editor que tal vez seja bom para inciantes no LaTeX, com pouco tempo para aprender novos comandos.

    Mesmo assim, somente vai se dar bem no LyX se o trabalho for daqueles com muito texto, ou seja, com poucas fórmulas, tabelas, etc. Caso contrário, o LyX não é nada produtivo.

    Aliás, concordo com Fábio Rodrigues Ribeiro acima, o LyX representa um retrocesso com relação à possibilidade de explorar todos os recursos do LaTeX.

    @Patola: O abnt quase sempre me deu algum probleminha, independentemente do editor.

    Na minha experiência, o problema não é tanto do abntex, mas da surprendente capacidade das autoridades universitárias para solicitar formatos fora do padrão e outras frescuras tipográficas que não fazem parte das normas originais da ABNT.

    Com relação a outros editores:

    Gummi: Testei mas nunca usei em projetos grandes. Parece bem simpático e permite visualizar as modificações em tempo real, por assim dizer. Consta no repositório do debian.

    Kyle: Editor LaTeX integrado no KDE.

    Texmaker: Testei mas nunca usei em projetos grandes. Não vi nada demais nele.

    Emacs + AUCTeX: Já foi mencionado por Jeremias acima. Meu editor favorito, portanto não posso ser objetivo aqui. Na minha opinião, uma dupla imbatível, o melhor e mais produtivo editor para usar no LaTeX. Mas não é para qualquer um. Tem um pessoal que critica muito, mas o Emacs “bem” configurado e com as extensões certas (arquivos .el), funciona que é uma beleza.

    Winefish: Um editor LaTeX completamente obsoleto na atualidade, que pode ser encontrado em repositórios antigos do Ubuntu. É um editor bem simples mas sem deixar de ser prático. Além disso, é muito leve e exige poucos recursos do hardware. Não recomendo para PC, mas acho que daria um bom editor LaTeX para smartphones, caso tal coisa venha a existir algum dia :-)

    Tiago (usuário não registrado) em 3/10/2012 às 9:35 pm

    @4F,

    “Mesmo assim, somente vai se dar bem no LyX se o trabalho for daqueles com muito texto, ou seja, com poucas fórmulas, tabelas, etc. Caso contrário, o LyX não é nada produtivo.”

    Por que? O LyX permite que você digite as fórmulas em código LaTeX e ele vai substituindo pelos símbolos. É bastante produtivo, porque você faz tudo pelo teclado, e vai visualizando conforme vai montando a fórmula. Experimente aí:

    rac partial L partial q – rac d TAB dt rac partial L partial dot x = 0

    Lembrando que você não precisa digitar o comando de LaTeX inteiro, pq ele tem Tab Completion. Por exemplo part já faz o partial.

    Muita gente não sabe desse recurso e usa os botões para inserir os símbolos nas formas, o que realmente é demorado e improdutivo para quem conhece LaTeX.

    Entretanto, o LyX com atalhos de teclado e recursos similares é extremamente produtivo, e como usuário experiente de LaTeX eu realmente admiro o LyX na questão produtividade.

    Tiago (usuário não registrado) em 3/10/2012 às 9:36 pm

    Retificando

    Ctrl-Shift-M rac partial L TAB partial q – rac d TAB dt rac partial L TAB partial dot x = 0

Este post é antigo (2012-10-03) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.