É cedo para nova versão de Android, dizem desenvolvedores consultados pela InfoWorld
Informações ainda não confirmadas pela Google sugerem que o próximo Android, o Jelly Bean, será lançado em setembro, e ganhará recursos como integração com o navegador Chrome, maior segurança para empresas, melhor gerenciamento de energia e até mesmo suporte a dual-booting, o que permitiria ter no esmo aparelho o SO da Google e o Windows 8.
No entanto, desenvolvedores da plataforma afirmaram esta semana, durante o evento AnDevCon, realizado em São Francisco, nos Estados Unidos, que ainda estão muito ocupados com a atual versão do sistema, a Ice Cream Sandwich, para voltar seus esforços para a próxima. “Você tem de lidar com o que está disponível no momento”, disse Chris Morris, profissional do Weather Channel.
O Jelly Bean parece interessante, comentou Michael Luongo, desenvolvedor especializado em compartilhamento de conteúdo na empresa TechSmith. Ele, porém, está há seis meses trabalhando com o Ice Cream Sandwich. “Todas as pessoas que eu conheço pensam em monetizar seus aplicativos só agora”, disse, tentando justificar por que o novo Android ainda não conseguiu atrair a atenção da comunidade.
David Mathisen, da Allegiance Software, e Teresa Jiminez Arreola, da France Telecom R&D, vão na mesma direção. Nenhum dos dois pretende reduzir o ritmo para esperar pela próxima atualização. “Só quero ter certeza de que todos os usuários com um smartphone Android conseguirão usar meu aplicativo”, afirmou Mathisen.
Arreola lembra que a fragmentação do Android, de fato, é um problema. “Às vezes você precisa implantar diferentes ferramentas para fazer com que um programa rode em diferentes versões. Atualmente quatro são utilizadas: a 2.2 “Froyo”. A 2.3 “Gingerbread”, a 3.0 “Honeycomb” e, enfim a 4.0 “Ice Cream Sandwich”. A migração para esta última, que veio para unificar os modelos adotados em smartphone e tablets, tem sido bastante devagar.
Pra que tantas versões se fabricantes como motorola vao continuar deixando seus usuarios sem atualizações? Podiam dar um jeito de facilitar upgrades para essas versões então.
Para mim seria interessante uma forma de suportar Xorg ou algum fork no android. Ia ser lindo rodar meu querido E17 no meu Atrix.
É claro que há fragmentação no Android, pois o hardware dos aparelhos apresentaram uma evolução vertiginosa. Tanto que os aparelhos novos com o 4.0 parecem mais computadores da Nasa do que celulares :D
Isso sem contar o valor elevado…
Até que eu queria rodar o android 4 no meu LG – P698 (aliás um aparelho fantástico) mas duvido que o bichinho consiga rodar…
O ICS é bem mais leve que o Honeycomb, @Jeremias… Não é impossível que ele rode no P698, com algumas otimizações.
Mas sim: ao contrário dos PCs, que já chegaram a um pico de eficiência, os aparelhos ainda estão com um ritmo muito forte de evolução. É muito difícil acompanhar isso com software.
No caso da Apple e da MS, os dispositivos disponíveis são poucos e tem cronogramas sob controle. No caso do Android, o crescimento do número de modelos diferentes é exponencial e até caótico.
Mas pelo que eu sei do desenvolvimento para Android, não é tão difícil suportar a grande maioria dos dispositivos. É só programar como os desenvolvedores Java pensam: assumir que seu app não se destina apenas ao dispositivo testado e tomar as providências necessárias.
A dita fragmentação, mesmo quando não se consegue fugir dela, não é em si boa nem má. Eu vejo o copo do Android meio cheio, então para mim “fragmentação” significa liberdade de escolha.
Hahahah mais uma versão nova, comtinuará 2.x com 90%, 3 com 17% e o 4 e 5 disputando os últimos 3% com o 1.6.
Sinceramente daqui a pouco tem android 10 e nem 10% passou a usar o 4.
Canes cortice sed comitatu transit…
Adoção lenta porque uma aparelho com ICS é muito caro, sem falar que uma grande quantidade aparelhos na mão do consumidor não suporta atualizações para o ICS. Muito simples.
Poisé. Tá na hora do google acordar e fazer um android LTS. Debian já é LTS, ubuntu tem suas versões LTS, e até grandes players linux lançaram suas Very^3 LTS.
Ninguém compra 1 cel por mes, nenhuma industria vai fazer hardware que suporte maluquices a-la-microsoft, que pra cada versão de OS, dobra(va) as necessidades de hardware, pelo menos não a cada 6 meses. E nenhuma industria/developer vai dar suporte irrestrito sobre upgrade a TODOS os seus celulares, de todos os tipos, de todos os modelos. Se for para ser assim, o windão(argh) sai mais barato para as fabricantes que o proprio android “FREE”.
Tenho um Samsung Galaxy tab 7″ sem suporte a atualizações e o Nokia Lumia 710 com Windows Phone 7.5 e posso dizer que cada sistema tem seus altos e baixos, mas confesso que ficaria com WP (sem fanboísmo), não sei se o hardware da Nokia é melhor, bateria dura mais, ou se o software gerencia melhor, é mais capado o WP, mas faço o que no Android 2.2 eu sofro, como 3G, desligo e religo o aparelho..
Agora, smart e tablet com dual boot é putaria..
Carlos, eu tive a exata mesma experiência com o N9. Muito superior em performance, atualizações e faço a mesma coisa que com o Android, mas sem precisar remover a bateria 2 vezes por dia.
Oras, eles já tem uma versão LTS: 2.x. Ela é a mais usada porque requer menos hardware, o que permite baratear os custos que é aonde o Android ganha mercado.
Falta é permitirem atualizações fáceis, garantir confiabilidade na App Store e garantir a segurança e qualidade dos aparelhos (já que alguns vem com backdoors). Será que o Google fará isso?
Ah, claro que não. Pra ele tá bom: Empurra todo mundo pros serviços deles e usa essa vantagem desleal para se firmar acima da concorrência. Redmond-Style.
Tenho um SII e o ICS é lindo, todo fluido e bonito, mas uma porcaria no quesito estabilidade, varios apps ficam dando pau e fechando, incllusive o G. Play! Voltei pro 2.3.6…
Android já domina o mercado e a cada versão ele vai melhorando seus pontos fracos fazendo os haters cada vez mais desesperados e tentando atribuir responsabilidade do fabricante do hardware ao desesenvolvedor do SO. hehehehe
@Fabio, algumas vezes isso acontece logo após uma atualização grande como essa. Aconteceu comigo quando atualizei meu transformer e resolveu quando eu segui esses passos (a partir do ICS recém atualizado mesmo):
a) Faça backup dos seus dados importantes, por precaução.
b) Vá em Configurações -> Fazer Backup e redefinir -> Configuração Original
c) Seguir os passos para reiniciar o dispositivo. Depois reinstale os apps que precisarem ser reinstalados.
Isso costuma acontecer quando um ou mais apps “antigos” (que por alguma razão escaparam da otimização durante a atualização) se comportam mal na nova versão. Nem o GPlay está livre disso.
“mas uma porcaria no quesito estabilidade, varios apps ficam dando pau e fechando”
Algum desses apps derrubou o sistema (duvido)? Se é o sistema que derrubou os apps e não o contrário, a estabilidade do sistema é muito boa! Esse foi um bom teste… ;-)
O Android em geral é muito intolerante com apps não responsivos. Demorou a responder, deu uma titubeada, leva um chute pra fora do processador.
Espero ter ajudado, e que vc. possa usufruir do ICS assim como eu.
Essa história do Dual Boot é braaaba de ter vindo de alguém do Google.
Qual interesse em dar suporte, principalmente citando Ballmer Phone ?
Pára, Ballmer Phone é assunto só em site que é assessoria de imprensa da MS disfarçada de blog e nos comentários aqui de gente que é fazaço desse troço.
Fica ligado, Bino!
“Essa história do Dual Boot é braaaba de ter vindo de alguém do Google”
Né não, @Weber. O lance é que o novo foco do Jelly Beans serão netbooks, ultrabooks e notebooks.
Ou seja: concorrer com o Windows em sua própria arena. Para isso estão usando a mesma estratégia que o Linux usou: suportar dual boot.
Em smartphones e na maioria dos tablets, esse recurso não fará muita diferença. Pode até não estar disponível nesses aparelhos. Mas é uma feature importante fora desse nicho.
@Porfirio, eu tentei de tudo, instalei várias roms diferentes, kernels, fiz reset de fabrica, limpei cache do dalvik, tudo zerado, nada vindo de backups, tudo instalado limpo… as coisas não funcionam no ics, simples assim. Vou esperar sair uma versão beeeem estável.
A Nokia vende desses, o nome é Meego, é Linux de verdade, estável feito rocha e vem num hardware muito bom de usar. ;)
Bom, @Fabio… Todos os (dois… :-< ) aparelhos que tenho rodam ICS e eles funcionam muito bem.
"instalei várias roms diferentes, kernels"
O problema não está aí não? Eu nunca instalei ROM personalizada e fiz todas as atualizações de forma oficial. Nem mesmo root eu faço. Segui as instruções oficiais também. Nos meus desktops eu gosto de mexer, mas no meu note, tablet e telefone eu não gosto de esquentar a cabeça.
Seguindo a minha experiência em desktop, customizar o Linux é muito legal. Mas se as coisas não saem como eu gostaria (porque o sistema "AS IS" passou geralmente por homologação), eu não fico muito surpreso.
Eu acho que o ICS está a anos-luz de qualquer outra, embora o 2.3 não seja realmente ruim. Mas o sorvete realmente é impressionante. E o hardware não-Nokia tem a vantagem de não ser um xing-ling sem-vergonha digno de um dumbphone.