E-book gratuito: Utilizando o Arch Linux no Desktop
Enviado por Laurentino Mello (contatoΘtinotec·com·br):
“O E-book possui mais de 40 páginas e é um material de qualidade, indicado tanto para quem deseja aprender a utilizar a distribuição Arch Linux, quanto para aquele que pretende aprimorar seus conhecimentos.” [referência: tinotec.com.br]
• Publicado por Augusto Campos em
2012-07-05
Eu não consigo imaginar um GNU/Linux melhor do que o Arch pois ele é simples, inteligente e completo.
O Arch dá um pouco de trabalho prá instalar e configurar (se vc tiver um sistema pouco usual, tipo com HDs com fake raid e outras gambiarras semelhantes), mas é uma diversão faze-lo. Mas depois de completamente instalado e configurado ele é tão fácil de manter quanto um Ubuntu (utilizando apenas o apt-get e o dpkg).
@Jeremias
Não utilizo o Arch mas concordo com você, diverti muito utilizando. A instalação não é difícil é só seguir um passo a passo disponibilizado na internet. E pra tudo tem ajuda na net, fora a wiki mais completa e atualizada que eu já vi. Outro ponto positivo é a quantidade de programas disponíveis no AUR, o instalador de programas do Arch é o mais rápido e mais prático que eu conheço. E você sempre tem os programas atualizados, assim que sai uma versão nova, lá vem atualização. ah, é muito bom.
Um dos pontos positivos do arch é criar e manter facilmente seu proprio repositorio. Eu, por exemplo, não confio em pacotes fora os oficiais, então crio meu repositorio, baixo o PKGBUILD, faço uma analise e gero facilmente o respectivo pacote… muito simples.
Acho a instalação bem simples, o esquema é já ter seus discos particionados corretamente.
archlinux neles o