Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Download do Fedora 17

Bem-vindo, Fedora 17!

Enviado por Lenno Azevedo (lennoazevedoΘfedoraproject·org):

“Nesta terça-feira, dia 29 de maio, foi lançado o Fedora 17. A nova versão da distribuição traz novidades tanto para usuários domésticos, quanto para desenvolvedores e administradores de sistema.

No campo do desktop, o Fedora 17 introduz o suporte a perfis de cores na impressão por meio do colord, aumentado a fidelidade da colorização do material impresso. A maior novidade nesse quesito, entretanto, é a possibilidade de executar o GNOME Shell sem um placa com aceleração gráfica. Isso permite que muitos usuários, que não tinham acesso a todos os recursos do GNOME 3, agora possam utilizá-lo por completo.

Os desenvolvedores contarão com uma série de grandes atualizações como o Java 7, Haskell Platform 2011.4 e PHP 5.4, além da IDE Eclipse Juno. Houve uma recompilação em massa dos pacotes da distribuição utlizando o GCC 4.7, também disponível no Fedora 17.

Para a administração do sistema e redes, a nova versão inclui suporte a VLAN e IP sobre Infiniband no NetworkManager e fornece um middleware para computação de alta performance chamado DIET. Houve também uma alteração importante na estrutura de diretórios, com a mudança dos binários e bibliotecas de sistema para o diretório /usr, criando assim uma separação mais clara entre o sistema operacional e recursos específicos de cada computador.

Clique no link para baixar o Fedora 17: [fedoraproject.org/…]

Para conhecer mais recursos do Fedora 17 visite a wiki do Projeto Fedora: [fedoraproject.org/…]” [referência: projetofedora.org]


• Publicado por Augusto Campos em 2012-05-29

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Ivan (usuário não registrado) em 29/05/2012 às 2:30 pm

    Como dizem os que comentam em sites de podcasts
    “Baixando!”

    Poxa, seria tão bom que o touchpad do meu net funcionasse nesta versão! Bom, vou fazer uma nova tentativa, quem sabe, ne?.

    SJCatar (usuário não registrado) em 29/05/2012 às 2:44 pm

    Ja baixei quase todas KDE e Gnome Live e DVD i686 e x86_64! =P

    Carlos Felipe (usuário não registrado) em 29/05/2012 às 2:55 pm

    Vou baixar para curiar o GNOME 3.4 puro..

    Ricardo (usuário não registrado) em 29/05/2012 às 3:10 pm

    Baixando agora a versao oficial do Fedora 17 com Gnome pra ver como esta funcionando, o que tem de novo etc.

    Mudando de assunto: acabei de ver no Zdnet que o Miguel de Icaza abandonou o Moonlight pq a Microsoft nao estava fazendo a vida do projeto muito facil… em outras palavras: nao ajudava o projeto a ir pra frente (eheheeheheh)…
    Cita que restricoes artificiais foram impostas no Silverlight… e que a tecnologia nao teve a aceitacao que se previa (Silverlight).

    Sera que nao sabia disso? “Larga disso, Miguelito!”

    Ta na hora de abrir uma consultoria pra esse pessoal:
    Consultoria do Obvio S/A.

    Zé (usuário não registrado) em 29/05/2012 às 4:36 pm

    Já baixei a 32 bits pro note e 64 pro PCzão !!! Já estava usando o beta que nem parecia beta, tava rodando tudo perfeitamente.

    eumesmo (usuário não registrado) em 29/05/2012 às 5:20 pm

    Muito bom. Vou baixar a final.
    Hmmm… Alguém sabe como instalar num Macbook Pro? O live-cd não roda nem a pau

    Abraços

    Marcos (usuário não registrado) em 29/05/2012 às 10:48 pm

    Silverlight nunca prestou. E com o HTML5 ele perdeu o pouco de mercado que havia conseguido.

    Paulo Cesar (usuário não registrado) em 30/05/2012 às 12:04 am

    @ricardomoc,
    Percebi aqui que minha instalação padrão do Fedora 16 e agora do 17 funciona o movimento do ponteiro pelo touchpad mas não dava “clique”, na verdade o “tap”.
    Estou usando o KDE 4.8 e vi que no “Configurações do Sistema tem uma opção “Entrada/Dispositivos de Entrada” e tem opção de ligar gestos do touchpad com funções de mouse. Acho que nas Configurações de Sistema do novo GNOME 3.4 deve ter uma opção semelhante que pode não estar habilitado por padrão, como no Ubuntu. Mas é mero detalhe! Se o ponteiro move, mas não dá tapping, pode estar aí uma dica.

    @Paulo Cesrar, no Gnome realmente é possivel habilitar o tap. No KDE é um pouco mais difícil, mas acho que dá também. Abraços.

    Christiano (usuário não registrado) em 30/05/2012 às 3:49 pm

    Baixei as duas versões do Fedora 17 com KDE e não abre o ambiente gráfico, impossibilitando a instalação em HD. Tanto o i686 como o x86_64 em liveCD, fica na tela de ambiente gráfico mas não abre a barra de tarefas. Vou pesquisar ou distro, uso o Mandriva em liveCD e não tive problemas. Um abraço e façam o teste se quiserem.

    Christiano (usuário não registrado) em 30/05/2012 às 4:16 pm

    Esqueci de acrescentar no meu post anterior, esse Fedora 17 KDE não inicia em GRAVADOR EXTERNO USB. Boa sorte a vocês.

    Zé (usuário não registrado) em 30/05/2012 às 6:17 pm

    @Christiano, acabei de instalar via gravador externo USB.

    wes (usuário não registrado) em 30/05/2012 às 6:37 pm

    Testando a versão 64bits no virtualbox
    por enquanto não estou afim de tirar o ubuntu se a 12.10 não me agradar eu sigo na LTS ou vou de fedora rs

    Arthur (usuário não registrado) em 30/05/2012 às 7:44 pm

    Olha, instalei em 3 notes e um desktop hoje. Nenhum problema, muito rápido fácil de colocar o codecs com o fedorautils. Não sei pra que certos comentários tentando tirar os méritos de quem se didica tanto tempo para nos estregar sem custos mais uma excelente distro Linux. Usava o ubuntu, com as mudanças passei a usar o Fedora, até tentei na última versão do ubuntu tentar rodar minha leitora de Bluray, não rolou, mas funcionou agora no FC17. muito legal e rápida a distro.

    Arthur (usuário não registrado) em 30/05/2012 às 7:46 pm

    Falhou legal a digitação …

    Olha, instalei em 3 notes e um desktop hoje. Nenhum problema, muito rápido fácil de colocar o codecs com o fedorautils. Não sei pra que certos comentários tentando tirar os méritos de quem se dedica tanto tempo para nos entregar sem custos mais uma excelente distro Linux. Usava o ubuntu, com as mudanças passei a usar o Fedora, até tentei na última versão do ubuntu tentar rodar minha leitora de Bluray com o vlc 2.0.1, não rolou, mas funcionou agora no FC17. muito legal e rápida a distro.

Este post é antigo (2012-05-29) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.