Document Foundation anuncia a segunda sessão de caça-bugs do LibreOffice 3.5
Enviado por Eliane Domingos de Sousa (contatoΘlibreofficebr·org):
Durante a primeira sessão, organizada no final de dezembro de 2011, mais de 150 caçadores de bugs voluntários registraram acima de 70 bugs, liderados pelo nosso “herói” Gustavo Pacheco, que sozinho registrou 10 deles. O LibreOffice será anunciado no início de fevereiro de 2012. Graças ao grande número de melhorias e novas funcionalidades e ao trabalho de retaguarda da comunidade de desenvolvedores, será a “melhor suíte livre de escritório”, bem a frente dos seus concorrentes.
É muito fácil participar e é divertido. Os detalhes estão disponíveis no wiki da The Document Foundation (http://wiki.documentfoundation.org/QA/BugHunting_Session_3.5.0.-2), onde também é possível encontrar uma relação extensa das funcionalidades novas e melhoradas (http://wiki.documentfoundation.org/ReleaseNotes/3.5/pt-br). Tradução voluntária: Olivier Hallot ” [referência: libreofficebrasil.blogspot.com]
Ótima iniciativa, junto com aquela de “enxugar” código duplicado e/ou inútil de dentro do LO :)
Vamos ver o quão mais leve e estável ele estará então no próximo release.
Com certeza estável ele vai ser, corrigiram tantos bugs nele. Gosto muito do LibreOffice. :)
Acho que o principal benefício do “enxugamento” nem é leveza, e sim agilizar o desenvolvimento, facilitar.
E qualquer coisa que facilite no mundo do Libre/OpenOffice é bem vinda.
Um próximo passo seria criar uma versão simplificada e bem documentada da tal UNO. Coisa do capeta aquilo.
Esse é um projeto que em um primeiro momento pareceu que não iria pra frente sem a sun/oracle, no entanto está evoluindo muito rápido, estão dando atenção as coisas que sun não estava nem ai, como bugs antigos, código de legado, etc…
Eu sempre soube que a solução para o antigo OpenOffice.org era ser gerenciado por uma fundação. Um projeto da importância do maior e mais usado pacote de escritório livre não poderia ficar a merce dos objetivos de uma empresa. Certamente a criação da TDF será um marco na história da software livre.
“corrigiram tantos bugs nele”
você acha que esse tempo todo pra corrigir 70 é muito? E nem falaram que tipos de bugs.
Rodrigo
“Um projeto da importância do maior e mais usado pacote de escritório livre não poderia ficar a merce dos objetivos de uma empresa. Certamente a criação da TDF será um marco na história da software livre.”
É bem por aí. E mesmo que a TDF não vingue, só o fato de servir como uma concorrência amistosa para a Apache já é ótimo.