Distribuição Brasillinux SL Desktop e Notebook
Enviado por Carlos Lhamas Ferreira (lhamasΘtaito·com·br):
“Base Debian Squeeze incluindo Firefox, LibreOffice 3.6, firmware wifi B43, Menu Mint,etc Kernel 3.5.1 após instalação, Instalador em Português-BR.
Download LiveDVD com instalador: [brasillinux.net/…]” [referência: brasillinux.org]
• Publicado por Augusto Campos em
2012-09-24
32 ou 64 bits? Com 1,6gb custava melhorar o pacote de ícones, tema?
Visitei o site e não consegui encontrar o **diferencial** da distribuição…
Site meio confuso mesmo, agora para minha surpresa, eles tem uma OSCIP (que ta com uma certidão vencida a mais de um ano, mas é uma OSCIP), ai a pergunta para quê uma OSCIP para uma customização do Debian?
@Júnior
O diferencial é que ela é brasileira!
E desde quando isso é uma vantagem?
@Miguel Di Ciurcio Filho
E ser brasileira a torna melhor? O sistema não contém software nacional, contém? Apenas foi remasterizado por um brasileiro com software produzido por estrangeiros, com tradução pt_BR e para ficar mais show tem aspecto similar ao do Windows 95…
Agora entendo porque o pessoal do Linuxmall usa Mac, o Augusto usa Mac, comprei meu iMac ontem e valeu cada centavo.
Mais uma produção de J. Gaspar!
Jesus, só reclamação! Pior, a mesma velha arenga de sempre. Já cansou.
Como dizia meu pai: se você não tem nada de bom prá dizer de uma pessoa, então não diga nada.
Baixando para testar! Valeu!
Vixe, Linux pra mim só nos servidores.
Meu computador pessoal agora é um Mac.
@Carlos M.
Vixe! Mac pra mim só para Design Gráfico Profissional.
Meus computadores pessoais (e workstation) rodam Debian! :)
testado e funcionando, 100%!
Pelo que li no site, o nome completo da distro é BRASILLINUX DOSVOX, e o diferencial dela é que é uma distribuição configurada com ferramentas de comunicação com o usuário através de síntese de voz , viabilizando, deste modo, o uso de computadores por deficientes visuais . No site diz:
Acho que a história mostra que o linux e do software livre são internacionais há muitos anos, por isso acho difícil dizer a nacionalidade de um software hoje em dia, principalmente o linux e o software livre, que são feitos colaborativamente com o uso da internet por desenvolvedores do mundo todo, inclusive grandes desenvolvedores brasileiros.
O Debian é internacional. A distro Brasillinux Dosvox, que é baseada no Debian Squeeze, que é internacional, remasterizada , adaptada, customizada por excelentes desenvolvedores brasileiros.
Não gostei das duas barras de tarefas e realmente o pacote de icones é bem feio…
E quanto aos “Mela zorbas” que abandonaram o GNU/Linux, fazer o que, alguns tem não tem opinião forte o suficiente para resistir a qualquer modismo bobo e mandam dinheiro prá uma empressa americana que produz na china e pratica preços absurdos em seu país de origem e preços prá lá de abusivos em terras tupiniquins.
Só uma dúvida: o GNOME é o 2 ou o 3?
Tô a fim de um Gnome 2, bem tradicionalzão.
@Marcelo Mendes e @Jeremias,
Só não vê quem não quer, que pessoas que sempre defenderam e defendem o SL estão deixando de ser fanboys e se tornando pragmáticos.
Quem não gosta da solução dominante (Microsoft) e antes usava Linux, simplesmente se cansou de remar contra a maré e se tornou (pragmático) simplesmente: realista e objetivo.
Quando vi essa palesta no ITA onde até o Luciano Ramalho já usava Mac, reforçou meus desejos antigos de deixar de ser fanboy.
http://youtu.be/RnU3lQ0EL1o
Não existe nenhuma atividade feita em um Apple que não possa ser feita em um GNU/Linux. Muito pelo contrário. Na verdade a única coisa que os computadores da Apple tem a mais é uma estética que agrada os fãs do filme “Legalmente Loira”.
@André @Carlos Felipe
Vocês não sabem identificar uma piada, não é mesmo?
Pelo que vi a versão do Brasillinux-DosVox não tem número de versão, é baseada no Debian Squeeze e está em um site próprio: brasillinux.org, da entidade chamada BRASILLINUX (de Londrina, Paraná).
Mas a mesma entidade chamada BRASILLINUX, tem outra versão da distribuição, em outro site (o brasillinux.codigolivre.org.br ) BRASILLINUX RC6, baseada no Debian Lenny, que é versão para comércio, para facilitar a migração das micro empresas ao software livre.
@Carlos M.
Ver o quê? Que se o Mac é mais prático pra você ele vai ser pra todos? A minha resposta foi uma brincadeira com a sua, onde você afirma que só usa Linux em servidores, o que é normal, mas você não vê viabilidade no uso do desktop, onde eu discordo de vocẽ e é apenas isso, seu ponto de vista, meu ponto de vista.
Usar o Magister dixit (Apelo à autoridade) para justificar a escolha das pessoas pelo Mac não vale :). Sei que assim como o Luciano Ramalho o Augusto Campos, Osvaldo Santana, Aurélio Jargas e outros conhecidos da comunidade FOSS usam Mac, e acompanho o trabalho deles, mas nem por um momento isso me fez mudar a idéia de que o Linux me atende muito além das expectativas. (Sim, eu já tive um MacBook, na época usei o OSX, não gostei, removi e coloquei Ubuntu)
Brasillinux-DosVox é a versão RC 8
Pois é, @Jeremias, pois é. Mas a situação por aqui não é igual no resto do mundo. É só por aqui que o espelho quebrou e o “país das maravilhas” tá fazendo turismo no mundo real.
O chato é que o nome do blog era tão promissor…
@Marcelo Mendes
Servidor é algo que acaba funcionando de forma estática e com pouquíssimos serviços, logo o Linux já é bem preparado para tal.
Estação de trabalho/Uso Pessoal, é algo que precisa interagir com o mundo, é preciso ter boa boa interoperabilidade não só de sistema, mas de aplicações, é preciso ser padronizado e bem suportado pelas soluções do mercado que são necessárias no dia-a-dia.
Não tem como negar que o Windows é o que oferece o melhor suporte. Não existem surpresas de incompatibilidade com nenhuma solução do mercado quando se escolhe Windows.
Mac vem logo em seguida como o segundo melhor suportado pelo mercado.
Linux vem depois apenas como algo alternativo, meio hippie, deixando o seu usuário isolado do que o mercado oferece e muita das vezes exige para que se interaja com ele.
O Brasillinux costumizou para o linux o software DOSVOX , do Projeto de acessibilidade do NCE/UFRJ Universidade Federal do Rio de Janeiro, que abriga projetos voltados para proporcionar a pessoas com deficiência novas oportunidades com base na tecnologia de informática, além de projetos de grande notoriedade apoiados por nossas instituições parceiras.
O Dosvox usa o sintetizador de voz Mbrola (ver aqui). Sua licença é para fins não comerciais. É para win, mas no linux deve usar o Wine.
@lxer,
O Brasillinux Dosvox RC8 usa o KDE 3.5.10 e o BrOffice 3.2 da sun ainda.
Não tem nenhuma informação no site sobre do Gnome ou outro ambiente gráfico.
Só soube porque rodei ele no virtualbox, no Mageia 1.
Tentei instalar o Brasillinux Dosvox RC8 no VirtualBox (no Mageia 1), mas pede uma senha. Alguém já achou?
Receita para fazer a sua própria distro:
- Pegue o Debian;
- Mude o papel de parede e ícones;
- Adicione um aplicativo (skype, por exemplo);
- Reempacote tudo e coloque as seguintes informações: Essa distro é baseada no Debian, porém “muito fácil de usar”, e foi customizada para brasileiros. Possuímos 2 colaboradores que em breve desistirão do trabalho e você terá que migrar para outra distro.
Att,
Renato S. Yamane
@Carlos Manolo, ok então agora eu sou “meio” hippie? ehehehe. Para com isso cara, o “mercado” que você fala dos usuários comuns se resume em grande parte nas aplicações de mídias sociais, office e mídia (audio e video), ou seja o usuário está na WEB e passa a maior parte do tempo no browser! Vamos deixar de lado as aplicações específicas (como design, autoração, etc), a única lacuna que eu ainda vejo é a dos jogos, mas aí nesse campo estamos presenciando uma briga boa, xbox, wii (U), ps3, etc. Então, por favor, esse seu papinho furado (FUD) comigo, não cola! :)
Só complementando, antigamente, ainda tinha a desculpa de o Linux em geral não ser “compatível” com sua câmera digital, seu mp3, etc, mas hoje, com tudo na “nuvem” essa barreira não existe mais.
O Linux é ótimo “para 1%” das pessoas.
Sem mais.
Antes eram os visitantes do Baboo que entravam aqui só pra falar “mas Windows é lecal”. Depois que o Augusto virou usuário da maçãzinha, agora sáo usuários chatos de Mac.
Sério, pra que entrar num site de Linux só pra falar que Mac é melhor? Tudo bem que o próprio dono do site faz isso, mas nem todo mundo precisa copiar!
Que argumento “convincente”, Carlos Manolo. É só o que tem a dizer ou perdeu a voz depois que suas mentiras foram tão bem expostas pelo Marcelo Mendes?
@Patola,
GNU/Linux não tem ecossistema para competir com a Apple e a Microsoft.
Agora para o 1% que aceita não ter escolha de aplicativos, passar sem outros, e só se contenta com o Firefox ou Chrome, ele é ótimo.
Volto a dizer, essas pessoas são só 1%.
Por isso o sistema da “MAÇÔ é que anda crescendo, contrariando as expectativas de que, quem cresceria seria o GNU/Linux.
Essa versão q está no Código Livre é antiga, de pelo menos 2 anos atrás, quando o site funcionava. A versão q anunciaram aqui sequer é a DosVox, mas uma mais atual.