Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Distribuição Brasillinux SL Desktop e Notebook

Enviado por Carlos Lhamas Ferreira (lhamasΘtaito·com·br):

“Base Debian Squeeze incluindo Firefox, LibreOffice 3.6, firmware wifi B43, Menu Mint,etc Kernel 3.5.1 após instalação, Instalador em Português-BR.

Download LiveDVD com instalador: [brasillinux.net/…]” [referência: brasillinux.org]


• Publicado por Augusto Campos em 2012-09-24

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Carlos Felipe (usuário não registrado) em 24/09/2012 às 8:24 am

    32 ou 64 bits? Com 1,6gb custava melhorar o pacote de ícones, tema?

    Júnior (usuário não registrado) em 24/09/2012 às 8:29 am

    Visitei o site e não consegui encontrar o **diferencial** da distribuição…

    Cláudio Martinelli (usuário não registrado) em 24/09/2012 às 8:34 am

    Site meio confuso mesmo, agora para minha surpresa, eles tem uma OSCIP (que ta com uma certidão vencida a mais de um ano, mas é uma OSCIP), ai a pergunta para quê uma OSCIP para uma customização do Debian?

    Miguel Di Ciurcio Filho (usuário não registrado) em 24/09/2012 às 8:34 am

    @Júnior

    O diferencial é que ela é brasileira!

    André (usuário não registrado) em 24/09/2012 às 8:46 am

    @Júnior

    O diferencial é que ela é brasileira!

    E desde quando isso é uma vantagem?

    Carlos Felipe (usuário não registrado) em 24/09/2012 às 8:51 am

    @Miguel Di Ciurcio Filho

    E ser brasileira a torna melhor? O sistema não contém software nacional, contém? Apenas foi remasterizado por um brasileiro com software produzido por estrangeiros, com tradução pt_BR e para ficar mais show tem aspecto similar ao do Windows 95…

    Agora entendo porque o pessoal do Linuxmall usa Mac, o Augusto usa Mac, comprei meu iMac ontem e valeu cada centavo.

    John Doe (usuário não registrado) em 24/09/2012 às 8:55 am

    Mais uma produção de J. Gaspar!

    Smaug (usuário não registrado) em 24/09/2012 às 8:56 am

    Jesus, só reclamação! Pior, a mesma velha arenga de sempre. Já cansou.

    Como dizia meu pai: se você não tem nada de bom prá dizer de uma pessoa, então não diga nada.

    RoboTreco (usuário não registrado) em 24/09/2012 às 9:00 am

    Baixando para testar! Valeu!

    Carlos M. (usuário não registrado) em 24/09/2012 às 9:07 am

    Vixe, Linux pra mim só nos servidores.

    Meu computador pessoal agora é um Mac.

    Marcelo Mendes (usuário não registrado) em 24/09/2012 às 9:13 am

    @Carlos M.

    Vixe! Mac pra mim só para Design Gráfico Profissional.
    Meus computadores pessoais (e workstation) rodam Debian! :)

    Elias (usuário não registrado) em 24/09/2012 às 9:37 am

    testado e funcionando, 100%!

    Macxi (usuário não registrado) em 24/09/2012 às 9:41 am

    Pelo que li no site, o nome completo da distro é BRASILLINUX DOSVOX, e o diferencial dela é que é uma distribuição configurada com ferramentas de comunicação com o usuário através de síntese de voz , viabilizando, deste modo, o uso de computadores por deficientes visuais . No site diz:

    O BRASILLINUX DOSVOX é um sistema operacional livre para microcomputadores da linha PC que se comunica com o usuário através de síntese de voz , viabilizando, deste modo, o uso de computadores por deficientes visuais , que adquirem assim, um alto grau de independência no estudo e no trabalho.

    O sistema realiza a comunicação com o deficiente visual através de síntese de voz em Português , sendo que a síntese de textos pode ser configurada para outros idiomas.

    O que diferencia o BRASILLINUX DOSVOX (BD)de outros sistemas voltados para uso por deficientes visuais é que no BD, a comunicação homem-máquina é muito mais simples, e leva em conta as especificidades e limitações dessas pessoas.

    Acho que a história mostra que o linux e do software livre são internacionais há muitos anos, por isso acho difícil dizer a nacionalidade de um software hoje em dia, principalmente o linux e o software livre, que são feitos colaborativamente com o uso da internet por desenvolvedores do mundo todo, inclusive grandes desenvolvedores brasileiros.

    O Debian é internacional. A distro Brasillinux Dosvox, que é baseada no Debian Squeeze, que é internacional, remasterizada , adaptada, customizada por excelentes desenvolvedores brasileiros.

    Não gostei das duas barras de tarefas e realmente o pacote de icones é bem feio…

    E quanto aos “Mela zorbas” que abandonaram o GNU/Linux, fazer o que, alguns tem não tem opinião forte o suficiente para resistir a qualquer modismo bobo e mandam dinheiro prá uma empressa americana que produz na china e pratica preços absurdos em seu país de origem e preços prá lá de abusivos em terras tupiniquins.

    lxer (usuário não registrado) em 24/09/2012 às 10:09 am

    Só uma dúvida: o GNOME é o 2 ou o 3?
    Tô a fim de um Gnome 2, bem tradicionalzão.

    Carlos M. (usuário não registrado) em 24/09/2012 às 10:16 am

    @Marcelo Mendes e @Jeremias,

    Só não vê quem não quer, que pessoas que sempre defenderam e defendem o SL estão deixando de ser fanboys e se tornando pragmáticos.

    Quem não gosta da solução dominante (Microsoft) e antes usava Linux, simplesmente se cansou de remar contra a maré e se tornou (pragmático) simplesmente: realista e objetivo.

    Quando vi essa palesta no ITA onde até o Luciano Ramalho já usava Mac, reforçou meus desejos antigos de deixar de ser fanboy.

    http://youtu.be/RnU3lQ0EL1o

    Não existe nenhuma atividade feita em um Apple que não possa ser feita em um GNU/Linux. Muito pelo contrário. Na verdade a única coisa que os computadores da Apple tem a mais é uma estética que agrada os fãs do filme “Legalmente Loira”.

    Miguel Di Ciurcio Filho (usuário não registrado) em 24/09/2012 às 10:31 am

    @André @Carlos Felipe

    Vocês não sabem identificar uma piada, não é mesmo?

    Macxi (usuário não registrado) em 24/09/2012 às 10:38 am

    Pelo que vi a versão do Brasillinux-DosVox não tem número de versão, é baseada no Debian Squeeze e está em um site próprio: brasillinux.org, da entidade chamada BRASILLINUX (de Londrina, Paraná).

    Mas a mesma entidade chamada BRASILLINUX, tem outra versão da distribuição, em outro site (o brasillinux.codigolivre.org.br ) BRASILLINUX RC6, baseada no Debian Lenny, que é versão para comércio, para facilitar a migração das micro empresas ao software livre.

    A distribuição BRASILLINUX versão comércio veio para facilitar a migração das micro empresas ao software livre.
    A suíte de aplicativos Stoq é um conjunto inovador de aplicativos de gestão comercial voltados inteiramente para a plataforma linux, desenvolvido inteiramente no Brasil e com o uso de software livre e também disponibilizado como software livre. Stoq representa inovação, facilidade de uso e economia já que o produto não requer custos de aquisição e nem de licença de uso.

    A distribuição não habilita a placa de som para sites de relacionamento e entretenimento e também não habilita o pendrive.
    Estas características evitam o uso inadequado do sistema em horário de trabalho.

    Marcelo Mendes (usuário não registrado) em 24/09/2012 às 10:48 am

    @Carlos M.

    Ver o quê? Que se o Mac é mais prático pra você ele vai ser pra todos? A minha resposta foi uma brincadeira com a sua, onde você afirma que só usa Linux em servidores, o que é normal, mas você não vê viabilidade no uso do desktop, onde eu discordo de vocẽ e é apenas isso, seu ponto de vista, meu ponto de vista.

    Usar o Magister dixit (Apelo à autoridade) para justificar a escolha das pessoas pelo Mac não vale :). Sei que assim como o Luciano Ramalho o Augusto Campos, Osvaldo Santana, Aurélio Jargas e outros conhecidos da comunidade FOSS usam Mac, e acompanho o trabalho deles, mas nem por um momento isso me fez mudar a idéia de que o Linux me atende muito além das expectativas. (Sim, eu já tive um MacBook, na época usei o OSX, não gostei, removi e coloquei Ubuntu)

    Macxi (usuário não registrado) em 24/09/2012 às 11:15 am

    Brasillinux-DosVox é a versão RC 8

    Porfírio (usuário não registrado) em 24/09/2012 às 11:26 am

    Pois é, @Jeremias, pois é. Mas a situação por aqui não é igual no resto do mundo. É só por aqui que o espelho quebrou e o “país das maravilhas” tá fazendo turismo no mundo real.

    O chato é que o nome do blog era tão promissor…

    Carlos Manolo (usuário não registrado) em 24/09/2012 às 11:30 am

    @Marcelo Mendes

    Servidor é algo que acaba funcionando de forma estática e com pouquíssimos serviços, logo o Linux já é bem preparado para tal.

    Estação de trabalho/Uso Pessoal, é algo que precisa interagir com o mundo, é preciso ter boa boa interoperabilidade não só de sistema, mas de aplicações, é preciso ser padronizado e bem suportado pelas soluções do mercado que são necessárias no dia-a-dia.

    Não tem como negar que o Windows é o que oferece o melhor suporte. Não existem surpresas de incompatibilidade com nenhuma solução do mercado quando se escolhe Windows.

    Mac vem logo em seguida como o segundo melhor suportado pelo mercado.

    Linux vem depois apenas como algo alternativo, meio hippie, deixando o seu usuário isolado do que o mercado oferece e muita das vezes exige para que se interaja com ele.

    Macxi (usuário não registrado) em 24/09/2012 às 11:41 am

    O Brasillinux costumizou para o linux o software DOSVOX , do Projeto de acessibilidade do NCE/UFRJ Universidade Federal do Rio de Janeiro, que abriga projetos voltados para proporcionar a pessoas com deficiência novas oportunidades com base na tecnologia de informática, além de projetos de grande notoriedade apoiados por nossas instituições parceiras.

    O Dosvox usa o sintetizador de voz Mbrola (ver aqui). Sua licença é para fins não comerciais. É para win, mas no linux deve usar o Wine.

    Macxi (usuário não registrado) em 24/09/2012 às 11:54 am

    @lxer,

    O Brasillinux Dosvox RC8 usa o KDE 3.5.10 e o BrOffice 3.2 da sun ainda.

    Não tem nenhuma informação no site sobre do Gnome ou outro ambiente gráfico.

    Só soube porque rodei ele no virtualbox, no Mageia 1.

    Macxi (usuário não registrado) em 24/09/2012 às 12:27 pm

    Tentei instalar o Brasillinux Dosvox RC8 no VirtualBox (no Mageia 1), mas pede uma senha. Alguém já achou?

    Receita para fazer a sua própria distro:

    - Pegue o Debian;
    - Mude o papel de parede e ícones;
    - Adicione um aplicativo (skype, por exemplo);
    - Reempacote tudo e coloque as seguintes informações: Essa distro é baseada no Debian, porém “muito fácil de usar”, e foi customizada para brasileiros. Possuímos 2 colaboradores que em breve desistirão do trabalho e você terá que migrar para outra distro.

    Att,
    Renato S. Yamane

    Marcelo Mendes (usuário não registrado) em 24/09/2012 às 12:59 pm

    @Carlos Manolo, ok então agora eu sou “meio” hippie? ehehehe. Para com isso cara, o “mercado” que você fala dos usuários comuns se resume em grande parte nas aplicações de mídias sociais, office e mídia (audio e video), ou seja o usuário está na WEB e passa a maior parte do tempo no browser! Vamos deixar de lado as aplicações específicas (como design, autoração, etc), a única lacuna que eu ainda vejo é a dos jogos, mas aí nesse campo estamos presenciando uma briga boa, xbox, wii (U), ps3, etc. Então, por favor, esse seu papinho furado (FUD) comigo, não cola! :)

    Marcelo Mendes (usuário não registrado) em 24/09/2012 às 1:03 pm

    Só complementando, antigamente, ainda tinha a desculpa de o Linux em geral não ser “compatível” com sua câmera digital, seu mp3, etc, mas hoje, com tudo na “nuvem” essa barreira não existe mais.

    Carlos Manolo (usuário não registrado) em 24/09/2012 às 1:14 pm

    O Linux é ótimo “para 1%” das pessoas.

    Sem mais.

    Paul (usuário não registrado) em 24/09/2012 às 1:17 pm

    Antes eram os visitantes do Baboo que entravam aqui só pra falar “mas Windows é lecal”. Depois que o Augusto virou usuário da maçãzinha, agora sáo usuários chatos de Mac.

    Sério, pra que entrar num site de Linux só pra falar que Mac é melhor? Tudo bem que o próprio dono do site faz isso, mas nem todo mundo precisa copiar!

    Patola (usuário não registrado) em 24/09/2012 às 1:19 pm

    Que argumento “convincente”, Carlos Manolo. É só o que tem a dizer ou perdeu a voz depois que suas mentiras foram tão bem expostas pelo Marcelo Mendes?

    Carlos Manolo (usuário não registrado) em 24/09/2012 às 1:35 pm

    @Patola,

    GNU/Linux não tem ecossistema para competir com a Apple e a Microsoft.

    Agora para o 1% que aceita não ter escolha de aplicativos, passar sem outros, e só se contenta com o Firefox ou Chrome, ele é ótimo.

    Volto a dizer, essas pessoas são só 1%.

    Carlos Manolo (usuário não registrado) em 24/09/2012 às 1:37 pm

    Por isso o sistema da “MAÇÔ é que anda crescendo, contrariando as expectativas de que, quem cresceria seria o GNU/Linux.

    Daigo (usuário não registrado) em 24/09/2012 às 1:54 pm

    Essa versão q está no Código Livre é antiga, de pelo menos 2 anos atrás, quando o site funcionava. A versão q anunciaram aqui sequer é a DosVox, mas uma mais atual.

Este post é antigo (2012-09-24) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.