Desenvolvedor do LibreOffice apresenta protótipos para Android e HTML5
Dando sequência à exposição iniciada pelo desenvolvedor que no ano passado mostrou como estavam os trabalhos na plataforma iOS, o desenvolvedor Michael Meeks mostrou e contou, em um evento europeu, como andam os ports do LibreOffice para Android e para a web.
Além de falar sobre os desafios envolvidos e as metas que incluem o compartilhamento máximo de código entre as diversas plataformas, Meeks também mostrou uma tela do LibreOffice (ainda com a interface PC, baseada em teclado e mouse) rodando em um emulador do Android.
A interface touch será incluída ao longo do projeto dos ports, mas vale destacar que a meta inicial (para o Android, ao menos) é criar um visualizador de documentos, e só depois incluir capacidade (limitada) de edição. (via arstechnica.com – “LibreOffice developer shows prototype Android and HTML5 ports”)
Quem será a primeira pessoa a redigir uma monografia de pós-graduação num smartphone?
Monografia num smartphone realmente não é algo muito inteligente de se fazer. Mas poder editar uma planilha em um tablet eu já acho que tem situações em que seria plausível. ;)
A versão “cloud”, para ser usada a partir de um navegador, é bem interessante. Quando estiver pronta para ser usada por múltiplos usuários, será uma solução muito útil.
Se puder acoplar um teclado, mouse e se houver saída HDMI ou DVI terá um “desktop muito reduzido”. Em tablets já é possível, smartphones podem também sê-los.
Bom, a idéia não é tão absurda usando docks, então é possível que alguém já esteja escrevendo sua monografia num smartphone :)