Criador do MySQL anuncia a MariaDB Foundation
Monty Widenius, criador original do MySQL que recentemente afirmou que a Oracle já está descumprindo o compromisso com a União Europeia sobre como manter o MySQL open source, anunciou a criação de uma fundação para salvaguardar o desenvolvimento do MariaDB, herdeiro do código do MySQL e mantido por vários de seus desenvolvedores originais. (via blog.mariadb.org – “MariaDB Foundation to Safeguard Leading Open Source Database « The MariaDB Blog”)
• Publicado por Augusto Campos em
2012-12-05
Eu tenho mysql rodando desde 2002, ou seja, 10 anos. Conheço também postgresql, sql server desde a versão 6 e oracle. Acho Mysql com phpmyadmin o melhor custo benefício para sistemas web.
Interessante como até o momento não tem nenhum comentário dos “defensores de plantão” da Oracle, que vivem dizendo por aí que a empresa contribui sim com o ecossistema de código aberto.
embolsou 1 Bilhão de Dólares quando vendeu para Sun e agora está reclamando.
Deveria ter pensado isso antes. Oracle é uma empresa capitalista e quer retorno dos seus investimentos para seus acionistas .
É fácil bancar o herói agora, mas ele não foi forçado a vender o MySQLAB e ainda levou uma boa grana. Espero que não esteja pensando em fazer o mesmo com o MariaDB.
Que venha o MariaDB. Eu também venderia, dada a possiblidade de manter um projeto igual com outro nome.
@Alceu Rodrigues, não use o kernel linux, o eclipse, o php e nem o berkeyleydb, já que recebem contribuição dessa empresa malvada que cometeu um crime tão terrível: ganhar dinheiro.
Já fez um bench do desempenho do MySQL hoje e de antes da aquisição? E continua livre, meu caro. Continua livre.
Marcos, de suas palavras, faço minhas palavras.
Quando se tem dinheiro no meio, todo código dito livre se trai..