Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Comunidade Mozilla Brasil se mobiliza para resolver problema com plugin do Banco do Brasil

Enviado por Clauber Stipkovic (clauber·halicΘgmail·com):

“Nos últimos dias, muitos usuários relataram problemas (como fechamento inesperado do navegador e abertura repentina de abas) após a atualização ou instalação do plugin de segurança do Banco do Brasil para o Firefox.

Com isso, a comunidade brasileira da Mozilla se mobilizou para contatar os desenvolvedores do plugin e tentar solucionar o problema.

No nosso blog, há um post sobre o ocorrido e sua solução!

Lembrando que nós, da Comunidade Mozilla Brasil, recomendamos para os usuários dos produtos Mozilla, sempre que possível enviem os bugs/crashes para os sistemas da Mozilla.

A Comunidade Mozilla Brasil agradece a todos que reportaram o bug e que estão sempre nós ajudando a fazer uma Web melhor! :)” [referência: mozillabrasil.org.br]


• Publicado por Augusto Campos em 2012-01-25

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Rodrigo Messias (usuário não registrado) em 25/01/2012 às 9:29 am

    Até onde sei o problema foi resolvido. Alguém ainda tá com esse problema? Eu estou usando normalmente o auto-atendimento do Banco do Brasil no FFox.

    Víctor (usuário não registrado) em 25/01/2012 às 9:32 am

    Parabéns a todos os envolvidos.
    E que fique de lição para todos que adoram fazer mimimi que isso ou aquilo não funciona, e só sabe reclamer.

    Rafael Silva (usuário não registrado) em 25/01/2012 às 9:50 am

    Como a empresa onde eu trabalho utiliza uma versão desatualizada do Ubuntu, achei que o problema fosse só comigo. Eu criei um método para resolver esse problema dadas as minhas circunstâncias, e talvez possa ajudar outros:

    Ao tentar acessar o banco, quando surgir a mensagem de que não foi possível encontrar a solução de segurança, procure e mate o processo do plugin (que roda separado do processo do Firefox. Em seguida limpe os cookies criados para o banco (Editar -> Preferências -> Privacidade -> excluir cookies em particular). Por último acesse novamente o banco. Isso deve funcionar (ao menos para mim funcionou).

    Elder Marco (usuário não registrado) em 25/01/2012 às 10:31 am

    Problemas de acesso ao Banco do Brasil são frequentes. Eles — o pessoal do BB — já deveriam ter resolvido vários desses problemas faz tempo. Tente ligar para o suporte e a resposta que você terá é a default: Reinstale o Java. Chega a ser ridículo. Como se a reinstalação do Java fosse a solução para todos os problemas relacionados ao acesso do banco.
    Esse pessoal deveria testar mais os plugins que criam e manter a bendita compatibilidade. Isso me parece simples falta de vontade de fazê-lo. Pelo menos, é essa a imagem eles passam para o usuários.

    Spif (usuário não registrado) em 25/01/2012 às 10:37 am

    Wait, vc usam esse “guardião” em máquinas Linux?

    José Fernando (usuário não registrado) em 25/01/2012 às 10:38 am

    Elder Marco, É que esse plugin não é desenvolvido pelo Banco do Brasil. Eles tem um contrato com uma empresa terceirizada só para desenvolver esse plugin.

    Erick Moreno (usuário não registrado) em 25/01/2012 às 10:40 am

    Pois é, Spif, no linux funciona de boa sempre. Meus amigos sempre têm problemas no windows.

    Elder Marco (usuário não registrado) em 25/01/2012 às 10:48 am

    @Jose Fernando,

    Independente disso, cabe ao Banco do Brasil exigir que o plugin seja compatível com os mais diversos navegadores e plataformas utilizados por seus usuários. Em outras palavras, é com o BB que o usuário deve tirar satisfações. E são eles que demonstram não estarem nem aí pra isso.

    Olnei (usuário não registrado) em 25/01/2012 às 1:21 pm

    Algumas perguntas: O Banco do Brasil não utiliza software livre? Não caberia a ele acompanhar estas soluções de terceiros, e verificar a compatibilidade das mesmas? O problema do plugin, não poderia ocorrer em estações de trabalho do próprio banco? Eles não fazem testes?

    Uso a CEF e não o BB, mas pelas semelhanças tecnológicas, acredito que o problema relatado mais adiante afetará a todos os usuários GNU/Linux no futuro e que utilizem o Android (especulo que afetará quem utilize iOS tb).

    Antes, para quem não conhece o funcionamento do plugin (que eu nunca usei), uma explicação do que eu apreendi sobre o tal: o plugin só existe para Windows. Outras plataformas podem acessar sem o plugin. O plugin aparentemente cria uma chave/assinatura única para cada computador onde o usuário o instala, daí o usuário é obrigado a cadastrar de quais computadores ele pode acessar a conta que ele utiliza. A segurança está em que só é possível acessar o homebanking a partir de outro computador cadastrado e, claro, que tenha o plugin. Assim um usuário de Windows é obrigado a usar o plugin, e não poderá acessar o homebanking a partir de outras plataformas. Ou seja, não se pode acessar de GNU/Linux, MacOS, iOS, etc. Ou se acessa usando o plugin ou se acessa sem plugin a partir de plataformas não Windows, não dá para usar as duas formas de acesso ao mesmo tempo (ao menos sem ficar cadastrando e descadastrando os computadores quando for mudar de uma para outra forma de acesso).

    Recentemente tive um problema no meu Fedora com o FF 10 beta, onde apareceu uma mensagem de erro ao tentar acessar o homebanking, mas foi só usar a versão antiga do FF que funcionou. Do meu Android 3, tb consigo acessar na boa. Entretanto prevejo problemas à vista, pois ao falar com o suporte da CEF (para relatar o problema com o FF 10) fiquei sabendo que haverá um programa específico para Android.

    Creio que isso signifique que eles vão usar algum esquema compatível com o que o tal plugin implementa no Windows, ou seja, haverá uma chave/assinatura para o equipamento e assim eu teria que cadastrar o meu tablet com Android para poder acessar o homebanking a partir dele. Daí não poderia mais acessar de outro equipamento que não use o mesmo esquema de segurança, ou seja, não poderei usar o meu Fedora de casa, ficando com a possibilidade de acessar a partir do Windows do trabalho. Para mim uma triste situação.

    Continuando a minha especulação: se vai haver app específico para Android, eles devem fazer um app semelhante para iOS. Especulando mais ainda: outros bancos (como o BB) que usam plugin (aparentemente do mesmo fornecedor), devem seguir a mesma linha e ter apps específicos para as plataformas móveis, dificultando a utilização concomitante de outras plataformas que não tenham o mesmo esquema de segurança.

    jrk (usuário não registrado) em 25/01/2012 às 2:28 pm

    Esse plugin (que também é usado pelo Itaú e outros) supostamente evita a ação de loggers de teclado/tela.

    Ele aporrinha apenas os usuários de IE e Firefox no Windows (por enquanto).

    Fellype (usuário não registrado) em 25/01/2012 às 4:24 pm

    Nunca tive problemas para acessar o site do BB com o FF, mesmo atualizando-o no dia seguinte ao lançamento de uma nova versão.

    @Xiuno, esse negócio de cadastrar máquinas e só poder acessar delas caiu em desuso há algum tempo. Se não me engano, foi depois que eles desenvolveram um módulo de segurança e implementaram um outro sistema que só permite certas movimentações financeiras após inserir um código que é enviado para um celular previamente cadastrado. Uma prova disso é que eu já acessei minha conta no BB até do exterior.

    José Fernando (usuário não registrado) em 25/01/2012 às 7:23 pm

    Em plataformas não-Windows o BB utiliza um plugin escrito na forma de um applet Java. O propósito desse plugin também é identificar o computador na forma de um ID único. Mesmo que hoje isso não seja usado para restringir o acesso a apenas algumas máquinas, eu acredito que isso seja monitorado para identificar acessos “suspeitos”.

    Spif (usuário não registrado) em 25/01/2012 às 7:43 pm

    Sinceramente, isso é meio idiota. Uma tabela de senha ou um token da RSA é melhor que toda essa palhaçada de “guardião”

    Weber Jr. (usuário não registrado) em 25/01/2012 às 9:06 pm

    O BB está muito ocupado desenvolvendo para Ipad, Iphone e android. Não podem perder tempo com quem não é fashion.

    Embora em tom jocoso, a realidade parece ser bem essa. Impressionante a agilidade do BB para seguir essas tendências.

    A Página web tem prioridade muito mais baixa.

    José Fernando (usuário não registrado) em 25/01/2012 às 9:31 pm

    No Android a app do BB é simplesmente um navegador que abre o site deles e envia o IMEI do celular na hora de logar (para eles identificarem o aparelho).

    Utópico (usuário não registrado) em 29/01/2012 às 4:23 pm

    @Xinuo e @José Fernando, eu acesso o BB pelo Chrome no Windows e ele abre aquele applet Java ao invés de exigir a instalação do Guardião. Não uso mais o FF muito menos o IE para acessar o BB.

Este post é antigo (2012-01-25) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.