Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Comunidade comemora 2 anos do Mageia

Enviado por Macxi (emebipeΘyahoo·com·br):

“Criada em 2010 como um fork da Mandriva, a comunidade Mageia comemora neste dia 18 de setembro, dois anos. Nestes dois anos, a distribuição feita pela comunidade já está no seu segundo lançamento, o Mageia 2, e está preparando o terceiro lançamento, o Mageia 3, para março de 2013.

No Blog Mageia (http://blog.mageia.org/pt/2012/09/17/uau-como-o-tempo-voa-ja-estamos-com-2-anos/ ), há o anúncio desta comemoração, parabenizando a todos o os desenvolvedores e aos usuários de todo o mundo por ajudarem a construir a Mageia. Em frente para a Mageia 3 e para o nosso terceiro aniversário! Convidamos a todos para participarem das comemorações.” [referência: blog.mageia.org]


• Publicado por Augusto Campos em 2012-09-18

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Diogo (usuário não registrado) em 18/09/2012 às 1:37 pm

    Sei que muitas pedras serão jogadas, mas a criação do Mageia não acrescentou em nada, a única diferença entre o Mageia e o Mandriva 2010.X (que ainda tem suporte), é o tema do KDE e o papel de parede.
    A criação do Mageia fez que que uma comunidade grande fosse dividida, transformou uma grande comunidade em duas comunidades pequenas e cada vez mais irrelevantes.
    P.S. Uso e apoio o Mandriva.

    Lucas (usuário não registrado) em 18/09/2012 às 3:00 pm

    Concordo Diogo, a versão do Mandriva 2010 foi excelente e é utilizada até hoje por muitos. Depois da 2010, Mandriva se revolucionou, um novo Desktop, um novo menu, novos programas e melhoramentos, o único ponto negativo foi o KDE 4.6 que era muito lento. Por isso o Mageia levou a melhor, ele já iniciou com o KDE 4.7, a melhor fase do ambiente desktop, mas a distribuição pecou em não inovar em nada, apenas em empacotar programas atualizados. O pior de tudo é que Mageia é uma distribuição feia, a começar do nome, da logomarca, plymouth, wallpaper, tudo! Enfim não gosto e não uso, prefiro esperar no Mandriva 2012.

    André Luiz (usuário não registrado) em 18/09/2012 às 3:22 pm

    @Diogo, @Lucas,
    “Lá vai a primeira pedra!” Não se preocupe, é só um seixo e não vou jogar pra machucar! ;-) Eu uso Mageia, e estou gostando! Concordo que inicialmente o Mageia parecia ser o Mandriva empacotado com outro nome. Mas, quando fui testar o Mandriva 2011, nem sequer bootou na minha máquina. Não tive tal problema com Mageia (bem, tive outros… mas coisas muito mais devidas a minha ignorância/afobação). Creio que a distro está no caminho certo, sem querer dar pulos maiores que a perna propondo inovações disruptivas que, no final das contas, mostrem-se um fiasco.
    Quanto a dizer que a distro Mageia é feia, qualé! E desde quando o nome ‘mandriva’ (sabidamente a junção de “Mandrake + Conectiva“) é foneticamente agradável?… Já Mageia significa “magia” em grego — “μαγεία” — que se pronuncia igual à palavra em Português, com a sílaba tônica no ‘i’ ! Dizer que não gosta da logomarca, do wallpaper padrão, etc, soa como pura birra ou despeito! Mas, gosto é gosto!…
    De resto, tomara que ambas as distros prosperem, e, quem sabe, voltem a unir esforços no futuro!
    E que sejamos todos felizes!

    Macxi (usuário não registrado) em 18/09/2012 às 3:32 pm

    Daigo,

    Sua opinião é importante. Eu tenho usado o Mandriva desde 2007 e só fiz isso com o importante suporte da excelente comunidade do Fórum MandrivaBrasil, administrada pelo Manoel Pinho.

    Os forks aumentam a diversidade de ideias (ver : timeline das distros ). A própria Mandriva é um fork da RadHat e isso nunca enfraqueceu o linux ou a RedHat, ao contrário. Essa diversidade só existe porque o software livre é um modelo aberto e colaborativo de desenvolvimento, que permite muita criatividade e desenvolvimento acelerado de software e a baixo custo. Por isso a criação da Mageia só vem a ajudar a fortalecer o software livre.

    Considero a versão da Mandriva 2010.1 a melhor de todas as versões Mandriva que usei.

    Mas infelizmente a Mandriva quase acabou em 2010 por não ter mais dinheiro.

    Nesse ano de 2010, por falta de grana, a Mandriva despediu engenheiros de software franceses (Edge-IT) que coordenavam o desenvolvimento da Mandriva 2010.1.

    Foram estes ex-empregados que, na rua, decidiram preservar o seu trabalho (o código da Mandriva 2010.1) e criaram a Mageia 1 através da Mageia.Org, uma entidade sem fins lucrativos e junto com uma grande comunidade internacional de desenvolvedores, colaboradores e usuários.

    Desde 2010 a Mandriva – que tem muitas qualidades – passou a ser desenvolvida principalmente por engenheiros russos (ROSA) e brasileiros (Conectiva).

    Em 2012, depois de uma nova crise financeira, a Mandriva foi reestruturada novamente e agora usará duas versões:
    1 – Adotará a Mageia para servidores e,
    2 – apoiará uma outra versão a ser desenvolvida pela Fundação Mandriva e com a comunidade.

    Espero que isso aconteça e a Mandriva se fortaleça, mas isso ainda não aconteceu.

    Enquanto isso, a Mandriva usa a Mageia feita por seus ex-funcionários, para seus produtos com servidores e por isso imagino que a Mandriva deve estar comemorando os dois anos da Mageia também, pois pode usar esta Mageia gratuitamente, sem custo.

    Nós da comunidade comemoramos estes dois anos na Mageia por ter sido dois anos de consolidação da distro Mageia, uma distro autônoma, com pacotes próprios e desenvolvedores próprios, que já conta com dois lançamentos, o “Mageia 1″ em 2010, o “Mageia 2″ em 2011 e o futuro o “Mageia 3″ em 2012.

    Foram dois anos de criação de toda uma nova estrutura comunitária própria, com site traduzido para quase 29 idimas, vários Fóruns em vários idiomas, Blog em vários idiomas, lista de email em inglês, wiki em vários idiomas, banco de dados , etc

    Todo este trabalho que a Comunidade Mageia internacional (inclusive com a participação do pessoal do Forum MageiaBrasil ) é voluntário e está fazendo a Mageia cada vez melhor, mais atualizada e mais estável.

    Por isso, Parabéns a todos e em frente para o Mageia 3

    E convidamos a todos para participar desta grande comunidade usuários e desenvolvedores da Mageia

    Macxi (usuário não registrado) em 18/09/2012 às 3:37 pm

    Corrigindo o link:

    Foram dois anos de criação de toda uma nova estrutura comunitária própria, com site traduzido para quase 29 idiomas, fóruns em vários idiomas, Blog trasuzido p/ vários idiomas, lista de email em inglês, wiki em vários idiomas, banco de dados, etc

    Luiz (usuário não registrado) em 18/09/2012 às 4:26 pm

    Acho que Mageia precisa só olhar para os detalhes, uns ícones padrões, temas próprios e uma nova logomarca. Desculpa, mas pra mim beleza é algo muito importante para atrair usuários.

    Macxi (usuário não registrado) em 18/09/2012 às 5:36 pm

    Para mim o projeto comunitário da Mageia se assemelha muito ao projeto comunitário Debian (só que a Mageia é RPM e tem um excelente KDE, além do Gnome e vários outros ambientes gráficos),

    E gosto da Mageia, porque ela é:

    a) uma distro desenvolvida comunitariamente , aberta a participação de todos, e;

    b) seu desenvolvimento é coordenado por várias equipes muito profissionais (ex-funcionários da Mandriva e desenvolvedores do mundo todo) é isso dá muita organização em tudo, inclusive na disciplina com os prazos de lançamento (o que não é muito comum em distros comunitárias). Na minha opinão, isso demonstra respeito pelo usuário e segurança na continuidade da distro.

    c) há uma grande estrutura de apoio disponível para a esse desenvolvimento comunitário, e a comunidade se divide em equipes em diversas área de colaboração.

    d) a Mageia tem repositórios próprios, pacotes próprios, não dependem mais em nada da Mandriva, nem de outra distro. Mas buscam a colaboração cross-distro, entre todas as distros e o software livre

    e) tem uma transparência muito grande em todos os planos e projeto, que são sempre informados através do Blog (traduzidos para vários idiomas), do Fórum, as listas ou no canais de IRC.

    Por isso, quem desejar participar no desenvolvimento da distro, sera muito bem-vindo para participar e encontrar alguma forma de contribuir.

    Marcos (usuário não registrado) em 18/09/2012 às 6:27 pm

    @Macxi, tudo que você mencionou não vai fazer a Mageia capitalizar mais recursos, então não muda muito a situação financeira deles, e essa é a maior insegurança ao sucesso da distro. Até aí, é o mesmo caminho da Conectiva/Mandriva e sabemos onde chegou. Ou melhor, onde não chegou.

    André (usuário não registrado) em 18/09/2012 às 6:43 pm

    Pode até não ter acrescentado nada, mas o fato é que o Mageia está cada vez mais forte e o Mandriva, com o futuro cada vez mais incerto. É óbvio que a nova distro vai se tornar o padrão de facto de seu nicho muito em breve. Agora, ficar reclamando da redundância da distro em um site que os desenvolvedores nem sabem que existe não adianta muita coisa, não é mesmo? Se acham que a distro podia inovar mais, por que não entram nas listas de discussão e postam lá suas sugestões e críticas?

    Lucas (usuário não registrado) em 18/09/2012 às 6:57 pm

    “Se acham que a distro podia inovar mais, por que não entram nas listas de discussão e postam lá suas sugestões e críticas?”
    ________________________________

    Eu já fiz isso no início do ano, inclusive já fiz parte da equipe de arte e minhas ideais foram bem aceitas, mas nenhuma foi pra frente. Eu desejo o melhor para a distribuição, mas o que eu percebo é que tem gente alí que são conservadores demais. Para você ter uma ideia para mudar o tema antigo IaOra do Mandriva para o moderno Oxigen foi a coisa mais complicada do mundo, e até hoje aparece um debatendo isso. Mageia precisa se abrir mais para as mudanças. Sugestões? A maioria são ignoradas.

    Macxi (usuário não registrado) em 18/09/2012 às 7:01 pm

    Marcos,
    Em parte vc tem razão, Encontrar formas de se financiar é um desafio importante de qualquer distro.

    Mas a Mageia.Org não é uma empresa, é uma associação francesa sem fins lucrativos, que está se mantendo com doações e principalmente o trabalho voluntário de muitos desenvolvedores de todo o mundo.

    Como não é empresa, isso permite reduzir os custos ao mínimo necessário, como permite o software livre, e a Mageia está firme e forte já no seu segundo lançamento, e ja vai para o terceiro, o “Mageia 3″.

    Apenas lembro que a mais famosa distro linux, a DEBIAN, é uma distro comunitária, depende de doações, principalmente do financiamento do projeto SPI – Software para o Interesse Público

    O modelo de desenvolvimento do software livre por empresa é que é difícil. A RedHat ainda é provavelmente a única empresa que lucra com linux.
    A própria Mandriva em 2012, vai tentar repassar o desenvolvimento da distro-desktop para uma Fundação sem fins lucrativos, como faz a RedHat com a Fedora, para tentar reduzir custos de desenvolvimento.

    Por isso, acho que a Mageia está no caminho certo, sendo desenvolvido comunitariamente, e aos poucos se consolidando como uma importante opção de software livre, para desktop e para servidor.

    Macxi (usuário não registrado) em 18/09/2012 às 7:49 pm

    Marcos,

    Só prá complementar a minha resposta:

    Eu considero sim que todas as qualidades que listei da Mageia são importante para ela dar confiança aos usuários e desenvolvedores quanto a seriedade e a qualidade do projeto da Mageia.

    Com o tempo isso certamente ajudará a aumentar o número de usuários e desenvolvedores e colaboradores do projeto, e inclusive de doadores e particularmente eu acho que isso já está acontecendo.

    E tudo isso ajudará a distro a se consolidar, aos poucos, como uma importante opção de software livre, para desktop e para servidor.

    Macxi (usuário não registrado) em 18/09/2012 às 8:01 pm

    Lucas,

    As Equipes de Marketing, de Arte e WebTeam se uniram e formaram a Equipe de Atelier.

    Certamente vc será muito bem-vindo lá para continuar a colaborar-lá e buscar emplacar suas sugestões.

    Lucas (usuário não registrado) em 18/09/2012 às 8:29 pm

    Macxi

    Eu adoraria participar do Atelier, mas uma questão é que meu inglês é horrível, isso foi o meu maior problema quando entrei na equipe de Arte. Seria legal criarmos um grupo de arte de brasileiros e após alguém intermediasse para o Atelier. Eu tenho muita vontade de ajudar na distribuição, queria encontrar mais gente com a mesma vontade. Tenho certeza que nós brasileiros faríamos um ótimo trabalho.

    Macxi (usuário não registrado) em 18/09/2012 às 8:47 pm

    Lucas,

    Seja bem-vindo em participar do Fórum MageiaBrasil, então. Lá é uma boa opção de apresentar sugestões que poderão ser encaminhadas posteriormente como proposta para o Wiki Mageia (em inglês) ou para o Fórum Mageia (em inglês).

    No Forum MageiaBrasil, há vários membros que participam dos dois fórums, o forum Mageia Internacional e o fórum MageiaBrasil, e essa convivência tem sido um grande aprendizado para todos nós também.

    Macxi (usuário não registrado) em 18/09/2012 às 8:55 pm

    Lucas,
    Quem sabe enquanto vc participa do Fórum MageiaBrasil , vc não vai aperfeiçoando o seu inglês, para aos poucos, no futuro participar do Fórum Mageia internacional tb?.

    Filipe Saraiva (usuário não registrado) em 18/09/2012 às 8:56 pm

    Realmente o tempo passa muito rápido. Um dia desses a notícia de um fork do Mandriva promovido pelos devs da Edge-IT movimentou as redes sociais e sites relacionados com software livre – mas na verdade já faz 2 anos!

    Estou muito feliz com o Mageia e ainda mais feliz por dar minha contribuição para essa distro que tanto gosto.

    Vida longa ao Mageia e que ainda venham mais novidades desse belo projeto!

    Lucas (usuário não registrado) em 18/09/2012 às 9:05 pm

    Macxi

    Foi ótimo conversar com você, obrigado. Em breve aparecerei por lá, vou tentar seguir suas dicas. Antes vou instalar o Mageia 2 em meu computador ;)

    Macxi (usuário não registrado) em 18/09/2012 às 9:17 pm

    Lucas,
    Vc e quem mais se interessar serão sempre bem-vindo à Mageia.
    Procurando um pouco vc poderá procurar algumas das muitas formas de participar e colaborar e achar uma do jeito que for mais conveniente para vc.

    E Filipe Saraiva,
    Acompanho sua frase final também “Longa vida ao Mageia…”

    Tércio Martins (usuário não registrado) em 19/09/2012 às 1:20 am

    @Macxi:

    O modelo de desenvolvimento do software livre por empresa é que é difícil. A RedHat ainda é provavelmente a única empresa que lucra com linux.

    Isso é mentira. Existem várias empresas que lucram com Linux ou algum outro SL, tanto no Brasil quanto no exterior. Afirmar o contrário é jogar combustível contra quem se sustenta com soluções livres.

    Recomendo que leia esta reportagem (em inglês) que mostra casos de empresas que ganham muito dinheiro com SL — o melhor exemplo citado é o da Acquia, criada pelo fundador do Drupal — e a relação delas com as “comunidades” de usuários não-comerciais.

    Macxi (usuário não registrado) em 19/09/2012 às 7:11 am

    Tércio Martins,

    Eu não me expressei bem. Concordo com vc que há muitas empresas lucram com software livre (ver muitos casos de sucesso com linux ), desenvolvendo o software livre ou simplemente adotando em suas empresas. O software livre é uma excelente opção para empresa. É a solução mais usado para servidores no mundo e esta indo muito bem nos equipamentos móveis (ex: android).

    No meu comentário, eu me refiro à dificuldade das empresas que desenvolvem distribuição linux comercialmente, com o fim de obter lucro (ex: Novell/Suse, Turbolinux, Mandriva, Ubuntu/Canonical etc), e nesse caso a RedHat se destaca.

    Outras outras empresas, como a Mandriva (ver comentário de 2007, do blog da Mandriva), estão tendo que se reestruturar para reduzir custos, e o modelo de desenvolvimento comunitário (como o Fedora da RedHat) é o melhor nesse sentido, porque reduz custos, podendo receber ajuda de usuários e desenvolvedores voluntários do mundo todo.

    É isso que a Mandriva está fazendo ao buscar desenvolver o Mandriva através da futura Fundação Mandriva.

    É isso que já faz a Mageia.Org, uma associação francesa sem fins lucrativos, que está apostando no desenvolvimento colaborativo da distro Mageia, com apoio da comunidade de usuários e desenvolvedores do mundo todo.

    Macxi (usuário não registrado) em 19/09/2012 às 7:26 am

    Tércio Martins,

    Eu não me expressei bem. Concordo com vc que há muitas empresas lucram com software livre (ver muitos casos de sucesso com linux ), desenvolvendo o software livre ou simplemente adotando em suas empresas. O software livre é uma excelente opção para empresa. É a solução mais usado para servidores no mundo e esta indo muito bem nos equipamentos móveis (ex: android).

    No meu comentário, eu me refiro à dificuldade das empresas que desenvolvem distribuição linux comercialmente, com o fim de obter lucro (ex: Novell/Suse, Turbolinux, Mandriva, Ubuntu/Canonical etc – ver comentário de 2007, do blog da Mandriva), e nesse caso a RedHat se destaca.

    Outras outras empresas, buscam reduzir custos, e o modelo de desenvolvimento comunitário (como o Fedora da RedHat) é o melhor nesse sentido, porque reduz custos, podendo receber ajuda de usuários e desenvolvedores voluntários do mundo todo.

    A Mageia.Org, já é uma associação francesa sem fins lucrativos, e está apostando no desenvolvimento colaborativo da distro Mageia, com apoio da comunidade de usuários e desenvolvedores do mundo todo.

Este post é antigo (2012-09-18) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.