Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Compilador livre Clang agora é o default no FreeBSD – relembrando transições clássicas no Linux

O plano de substituir em novembro o compilador default do FreeBSD pelo compilador livre Clang foi colocado em prática, e agora o clang é o default em sistemas x86.

O compilador é uma ferramenta fundamental do sistema, e são esperados alguns solavancos na mudança para alguns usuários, e uma transição suave para a maioria deles. Eu lembro bem de ter enfrentado efeitos indesejados em algumas mudanças de impacto similar nas distribuições Linux (como a versão “estranha” do GCC no Red Hat Linux 7, no finalzinho do século XX, ou a transição entre os formatos executáveis a.out e ELF, ou entre libc/glibc, 2 décadas atrás). Desejo uma transição mais suave ao FreeBSD! (via osnews.com – “clang now default compiler on FreeBSD x86”)

O texto enviado pelo Nícolas Wildner[Ironmaniaco] (nicolasgauchoΘgmail·com) tem mais detalhes:

“Em um anúncio na lista de discussão freebsd-current, o desenvolvedor Brooks Davis anunciou o sucesso da adoção do clang como alternativa funcional de compilador para o FreeBSD.

A discussão sobre tornar llvm a infraestrutura básica de compiladores do FreeBSD existe há tempo, e diversas são as motivações como licença, pois o FreeBSD mantem a última versão GPL2 da gcc, a quantidade de patches para contornar esta situação de licenca e evitar a adoção da GPL3, e o melhor gerenciamento de erros e desempenho obtidos na e após a compilação através do clang.

No email em questão, Davis afirmou que a transição para a clang será suave. Testes foram feitos com sucesso nas plataformas x86 e a opção WITH_CLANG_IS_CC será ativada por default (caso queira usar a gcc, use WITHOUT_CLANG_IS_CC), e que a opção IPFIREWALL_FORWARD será suprimida do kernel, sendo compilada por default.

O commit/revisão r242624 possui a seguinte descrição: Após anos de trabalho duro de muitos desenvolvedores da LLVM e do FreeBSD, eles tornaram clang o compilador default para sistemas i386 e amd64.

Sucesso ao pessoal do FreeBSD, depois desta conquista.” [referência: lists.freebsd.org]


• Publicado por Augusto Campos em 2012-11-08

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    O pessoal do Debian também tem um site de “status”, sobre a compilação em llvm

    http://clang.debian.net/status.php

    É bom, pra acompanhar os esforços da comunidade em adotar uma tecnologia que pode ser mais performática :)

    Patola (usuário não registrado) em 8/11/2012 às 4:42 pm

    Seria legal pelo mérito técnico, mas sempre dá um pouco de medo de ver desenvolvedores livres fugindo da GPL3. Fica parecendo que querem que perdure os problemas que ela veio pra consertar…

    É uma situação bem complicada.

    De um lado, o BSD quer se ver livre de qualquer caráter viral da GPLv3. Do outro, o pessoal da llvm com seu foco em performance, junto com a “morosidade” que é pra gcc implementar coisas, faz com que o pessoal do Linux também queira um ambiente de compilação mais performático.

    Acho que aqui não é o caso de se ver livre da GPLv3(não pro pessoal do Linux), mas simplesmente buscar por uma alternativa com mais funcionalidades. Culpa do pessoal da GNU, que é muito conservador quanto a melhorias e bugfixes na gcc
    http://llvm.linuxfoundation.org/index.php/Main_Page

    Spif (usuário não registrado) em 8/11/2012 às 6:12 pm

    BSD é meio mulher de malandro, gosta de ser abusado, usado e depois descartado. Mas ai é papo deles.

    Carlos Felipe (usuário não registrado) em 9/11/2012 às 12:28 am

    BSD só serviu bem, ao meu leigo ver, ao Steve Jobs.

    Sistemas (usuário não registrado) em 9/11/2012 às 2:10 am

    Vantagem da BSD é estar tanto num sistema fechado quanto aberto, esta disponível para ambos os mundos. Use para o bem, use para o mal mas no fim das contas apenas use. Lembra algumas discussões no filme “O senhor das armas” sobre vender até mesmo para o inimigo de um cliente dentro de um mesmo conflito.

    Spif (usuário não registrado) em 9/11/2012 às 6:06 am

    e Isso ajudou o BSD a ser o principal sistema livre utilizado no mundo. Só que não.

    @Spif

    Se fossemos entrar no mérito da questão, poderiamos pegar este dado também:

    “If 386BSD had been available when I started on Linux, Linux would probably never had happened.” – http://en.wikiquote.org/wiki/Linus_Torvalds

    Não é querendo “chorar as pitangas”, mas algumas adversidades como aquelas patentes pendentes que fizeram o BSD ser lançado tardiamente, e as brigas com a maldita AT&T proporcionaram atrasos.

    Minha opinião: Só mudaria o sistema base caso o BSD fosse o “sistema do momento”, tendo um grande misto de produtos comerciais e abertos, assim como é no Linux “Enterprise”. A licença não influenciaria em nada.

    Reginal Cledito (usuário não registrado) em 9/11/2012 às 9:06 am

    Esse Linux BSD parece ser bom hein!

    Power user (usuário não registrado) em 9/11/2012 às 7:32 pm

    @Reginal Cledito

    “Esse Linux BSD parece ser bom hein!”

    Nem FreeBSD nem Unix BSD são distribuições linux porque não usam o kernel linux !

    São versões de Unix !

    E hoje, sinceramente, o linux “escala” muito melhor que qualquer BSD unix. O linux está muito mais adiantado em várias coisas.

    E o que os BSDs têm de vantagem hoje em dia, são coisas como ZFS, que só não estão no linux também por causa dessa maldita picuinha de licenças.

    Se o mundo do software livre dependesse da licença BSD nós estaríamos fritos porque os gandes fabricantes de software proprietário já teriam chupado tudo o que lhes interessam e não teriam interesse em contribuir nada de volta com medo dos seus concorrentes fazerem o mesmo.

    Danilo (usuário não registrado) em 9/11/2012 às 8:18 pm

    Excelente.

    BSD Sempre a Frente. (usuário não registrado) em 11/11/2012 às 2:38 pm

    ARPANET, TCP/IP, IPv6, UFS, Swap, VM. GPU Routing, POSIX1E. Dummynet, WFQ, ALTQ, IPSEC. OpenSSH, openSSL, OpenBGP. Soft Updates, Memory Super Pages, ULE, GCD, OpenCL. MAC, ZFS, Dtrace, BSDMAUDIT, Capsicum. SMTP, DNS BIND, VI, termcap. SCTP, KSE. Agora CLANG. MAC Sandbox, MLS, BIBA, LOMAC.

    A verdade é que BSD é o sistema mais inovador do mundo. O querido Linux mainstream de voces ta sempre comendo poeira e correndo atras, é mainstream por causa dos interesses comerciais. Voces reclamam da licenca BSD e acusam corporacoes de N baboseiras mas é o Linux quem sucumbe aos interesses da IBM, Red Hat e outros sponsors comerciais. Vide a porcaria do scheduler CFS que a RH enfiou guela abaixo em voces quando a comunidade linux tinha por baixo 3 opcoes melhores. Vide a porcaria do gerenciamento de memoria que voces engolem ate hj quando o proprio Riek van Riel queria algo mais “BSD”.

    Detalhe, metade dos comentarios desse blog sao postados de um sistema BSD. Seja Mac, IPhone ou iPad. O autor do blog usa BSD e tem outro blog sobre um sistema BSD (br-mac).

    Seja livre, seja comercial. Seja a resolucao DNS do seu site no registro.br ou nos Root-NS. Seja o Juniper com JunOS (freebsd) que te roteia, o Cisco Iron Port que entrega seus emails (freebsd), o video q vc assiste no seu Netflix (freebsd+nginx served), a mensagem q vc troca com sua namorada via WhatsApp (freebsd + erlang), o site q vc ve o resultado do seu vestibular ou concurso publico. Seja o FreeBSD que vc tem em casa, o protocolo de rede que te conecta, o Mac OS, iPhone, iPad que voce usa agora pra navegarm ou que deseja comprar um dia. Seja seu WiFi com Atheros OpenHAL em qualquer variacao de Linux q vcs copiaram do OpenBSD sem nem dar creditos. Seja livre, seja comercial. Seja sistema opercaional, banco de dados ou aplicacao, seja software, uma licenca ou uma comunidade: Pense duas vezes antes de falar mal de BSD. Nao seja pedante.

Este post é antigo (2012-11-08) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.