Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Comparação entre Subversion, Mercurial e Git – Parte 1

Enviado por André Felipe Dias (andref·diaΘpronus·eng·br):

“O Subversion ainda é a ferramenta de controle de versão mais usada em empresas e projetos comerciais. Mas com a popularização das novas ferramentas de controle de versão distribuído (DVCS) como o Mercurial e o Git pelos projetos open source, começa a surgir um interesse dos projetos comerciais de também migrar para o DVCS e aproveitar as suas vantagens tais como maior rapidez e facilidade de ramificação e mesclagem, que são justamente os pontos fracos do Subversion.

Para auxiliar na escolha da ferramenta, será apresentada uma série de artigos comparando o Subversion (servindo de referência), Mercurial e o Git de acordo com os seguintes critérios:

  1. Desempenho. É desejável que a ferramenta tenha o melhor desempenho possível. Contudo, só será um fator decisivo se houver uma diferença muito grande entre as ferramentas.
  2. Funcionalidades. Ter muitas funcionalidades é interessante. Mas também só será decisivo se houver muita diferença entre os candidatos.
  3. Complexidade. Quanto mais complexa a ferramenta, mais difícil de aprender e usar. Influencia a produtividade e também aumenta a chance de haver erros de operação durante atividades cotidianas de controle de versão.
  4. Ramificação e Mesclagem. A mesclagem deve ser uma operação elementar se possível. A ramificação deve atender a todos os tipos de ramos possíveis e desejáveis.
  5. Similaridade com o Subversion. Quanto mais próximo do Subversion for o fluxo de trabalho, comandos e modelo mental, menor será o esforço de transição para a nova ferramenta.
  6. Funcionamento no Windows. É importante que a ferramenta funcione bem no ambiente de desenvolvimento.

Algumas comparações estão automatizadas através de scripts (em bash e Python), que estarão disponíveis para que os testes possam ser replicados pelos leitores.

Na primeira parte, são apresentados a análise dos critérios de Desempenho e Funcionalidades.” [referência: pronus.eng.br]


• Publicado por Augusto Campos em 2012-06-06

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Git (usuário não registrado) em 6/06/2012 às 9:42 am

    bacana.. parabens

Este post é antigo (2012-06-06) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.