Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


COI quer limitar hotspots 3G nas Olimpíadas

Quando li a notícia, primeiro pensei em censura, depois em tentativa de ganhar mais vendendo seu próprio acesso, mas a menção à interferência que é causada por múltiplos pontos de acesso em um evento apinhado me fez lembrar de várias situações em que os dispositivos particulares dificultaram a conexão de todo mundo, em eventos brasileiros. E vender acesso próprio que funcione é melhor do que liberar acesso que não funcione, na minha opinião (supondo, é claro, que eles tenham como coibir, e que o acesso próprio irá funcionar).

Via info.abril.com.br:

As Olimpíadas de Londres começam nesta sexta-feira, 27, e embora as operadoras britânicas O2 e Virgin tenham espalhado pontos de acesso Wi-Fi pela cidade, a organização dos jogos divulgou que não permitirá a presença de hotspots dentro dos locais de competição.

O Comitê Olímpico Internacional (COI) detalhou uma longa lista de itens proibidos dentro dos locais de eventos, que inclui a presença de pontos de acesso sem fio e 3G.

Os usuários poderão levar seus smartphones para os locais e utilizar sua conexão 3G normalmente, mas habilitar a funcionalidade de ponto de acesso será proibido pela organização.

“Redes pessoais e privadas de pontos de acesso e hubs 3G como smartphones e tablets serão permitidos, mas não poderão ser utilizados como hotspot para conectar múltiplos dispositivos”, afirma o comunicado do COI.

Não se sabe ao certo os motivos para a proibição e nem como a fiscalização irá funcionar, mas acredita-se que a interferência seja o principal.

Isto porque as redes móveis serão muito utilizadas devido ao grande número de pessoas presentes em um mesmo local, portanto liberar diversos hotspots poderia atrapalhar no espectro disponível.


• Publicado por Augusto Campos em 2012-07-26

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Marcelo Ulianov (usuário não registrado) em 26/07/2012 às 3:26 pm

    My friend, o aparelho é meu, e eu uso como eu quiser…

    Rodrigo Pinheiro Matias (usuário não registrado) em 26/07/2012 às 4:05 pm

    Eh concordo com o autor do artigo, se oferecerem uma conexão de qualidade e a um custo compatível aos locais por que não.

    André (usuário não registrado) em 26/07/2012 às 4:33 pm

    @Marcelo,

    30 pessoas pensando como você em um espaço pequeno é o suficiente para que ninguém use o aparelho como quiser. :)

    Frank (usuário não registrado) em 26/07/2012 às 4:36 pm

    Mais uma da série “proibições que não deram certo”.

    Carlos Roberto (usuário não registrado) em 26/07/2012 às 4:37 pm

    Concordo com o Frank. rsrs

    Marcelo Ulianov (usuário não registrado) em 26/07/2012 às 4:39 pm

    @andre estamos falando de um evento monumental!!! Essa proibição é absurda e artificial.

    Paulo Pontes (usuário não registrado) em 26/07/2012 às 4:52 pm

    melhor proibir do que permitir e depois descobrir que seus aparelhos estão sofrendo interferências bizarras e sem solução

Este post é antigo (2012-07-26) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.