Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Cinnamon 1.6: fork do GNOME Shell trará suporte a sistemas sem aceleração 3D

No final da semana passada, ao gravar minha participação no vidcast Papo de Boteco #8 (do Ubuntu-BR-SC) que irá ao ar nesta semana, um dos temas comentado foi o Cinnamon, fork do GNOME Shell que o pessoal do Linux Mint vem mantendo com a intenção de manter o comportamento “clássico” do GNOME (leia-se “o comportamento similar ao do GNOME 2″) ao mesmo tempo em que acrescenta novidades interessantes.

O tópico era o questionamento sobre a existência ou não de fôlego por parte dos desenvolvedores para continuar mantendo o fork comunitário. Como previsto, enquanto conversávamos eles trabalhavam, e a versão 1.6 do Cinnamon já está prestes a entrar em feature freeze.

Quando for lançada, a nova série estável deve incluir entre suas novidades um modo 2D (usando o llvmpipe para lidar com o que normalmente é delegado à GPU com aceleração 3D), melhorias na navegação pelo teclado, mais opções de configuração para a combinação Alt+Tab, e mais. (via h-online.com – “Cinnamon 1.6 nearing feature freeze – The H Open: News and Features”)


• Publicado por Augusto Campos em 2012-09-04

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Luiz (usuário não registrado) em 4/09/2012 às 11:12 am

    Ainda não entendi pra que serve esse llvmpipe. A grande maioria das máquinas que não tem aceleração 3D, não tem poder de processamento para rodar OpenGl na CPU.

    Ícaro (usuário não registrado) em 4/09/2012 às 12:54 pm

    Isso é verdade, Luiz.
    Porém há GPUs que ainda não suportam muito bem o 3D.
    Acredito ser um bom complemento neste caso.

Este post é antigo (2012-09-04) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.