Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


CDE: o Common Desktop Environment agora é código aberto

Sinal dos tempos?

Enviado por Renan Birck (renan·ee·ufsmΘgmail·com):

“O ambiente de desktop Common Desktop Environment (CDE), bastante conhecido dos usuários dos UNIX comerciais, tornou-se código aberto hoje (06/08/2012).” [referência: osnews.com]

• Publicado por Augusto Campos em 2012-08-06

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Mais um daqueles projetos que estava “fadado a morte”, e o pessoal abre os fontes, achando que é a salvação.

    Difícil…

    Herbert (usuário não registrado) em 6/08/2012 às 9:34 am

    o link de referência, está quebrado, não consegui acessar…

    Cícero Moraes (usuário não registrado) em 6/08/2012 às 9:38 am

    Maravilha! Eu acho charmoso e hipernerd. A propósito, o link está um um pequeno problema. Obrigado pela matéria, grande abraço!

    Vou verificar, obrigado!

    Marcelo Mendes (usuário não registrado) em 6/08/2012 às 10:19 am

    Realmente, um pouco tarde, acho que nem vale a máxima do “antes tarde do que nunca”. As vezes tarde, é simplesmente, tarde demais. Next?

    Frank (usuário não registrado) em 6/08/2012 às 10:39 am

    O CDE é um ambiente antigo e ultrapassado. Caso alguém se interesse no código-fonte e queira atualizar a interface para algo mais moderno, fatalmente estará transformando-o em algo que já existe em outros projetos de código aberto e descaracterizando o CDE da forma como ele foi concebido. Acho que a abertura do código servirá apenas para um eventual aprendizado ou para alimentar a curiosidade de curiosos de plantão.

    Git (usuário não registrado) em 6/08/2012 às 10:47 am

    ta melhor que o gnome 3. huauau

    Marcos (usuário não registrado) em 6/08/2012 às 11:07 am

    Também acho que serve só pra aprendizado, uma vez que até o Solaris e AIX já possuem versão do Gnome com alternativa.

    Kir (usuário não registrado) em 6/08/2012 às 11:10 am

    Kawaii!!! Eu quero isso agora, imediatamente!

    Cléber Zavadniak (usuário não registrado) em 6/08/2012 às 11:14 am

    E a comunidade vai à loucura com uma versão OPEN SOURCE do **fvwm** como era há 10 anos!!!

    Caramba, CDE não é o Internet Explorer dos WM? Tipo, serve para você poder abrir um terminal e instalar um WM decente…

    Lucas (usuário não registrado) em 6/08/2012 às 11:27 am

    Troquei o Gnome pelo CDE e estou super satisfeito, ele é incrível!!!
    obs.: brincadeira

    Márcio Carneiro (usuário não registrado) em 6/08/2012 às 11:45 am

    Não necessariamente seja para salvar um projeto, mas acho interessante quando projetos que estão para perder seu sentido comercial. Serve pelo menos para não se perder o conhecimento desenvolvido no produto.

    bebeto_maya (usuário não registrado) em 6/08/2012 às 11:47 am

    Desenvolvimento colaborativo entre várias empresas: HP, IBM, SCO, Fujitsu, Hitachi…Não é de se admirar que, a época, o Windows tenha monopolizado o mundo PC. Simplesmente, em termos de interface, havia apenas o Mac e os “outros”. Mac, para poucos (e antes de 1998, quase fálido) e os outros eram CDEs da vida.

    renato (usuário não registrado) em 6/08/2012 às 12:30 pm

    Creio que o UNIX teria uma penetração bem maior nos Desktops se o CDE e o Motif fossem livres desde o princípio. Certamente o Motif teria se tornado padrão de fato e haveria muito mais coesão nessa área atualmente. Mas o se não muda a história.

    Allan Taborda dos Santos (usuário não registrado) em 6/08/2012 às 1:46 pm

    Que beleza! Que beleza! Que beleza! Que beleza! Que beleza! Que beleza! Que beleza! Que beleza! Que beleza! Que beleza! Que beleza! Que beleza! Que beleza! Que beleza! Que beleza! Que beleza! Que beleza! Que beleza! Que beleza! Que beleza! Que beleza! Que beleza! Que beleza! Que beleza! Que beleza! Que beleza! Que beleza! Que beleza! Que beleza! Que beleza! Que beleza! Que beleza! Que beleza! Que beleza! Que beleza! Que beleza! Que beleza! Que beleza! Que beleza! Que beleza! Que beleza! Que beleza! Que beleza! Que beleza! Que beleza! Que beleza! Que beleza! Que beleza! Que beleza! Que beleza! Que beleza! Que beleza! Que beleza! Que beleza! Que beleza! Que beleza! Que beleza! Que beleza! Que beleza! Que beleza! Que beleza! Que beleza! Que beleza! Que beleza! Que beleza! Que beleza! Que beleza! Que beleza! Que beleza! Que beleza! Que beleza! Que beleza! Que beleza! Que beleza! Que beleza! Que beleza! Que beleza! Que beleza! Que beleza! Que beleza! Que beleza! Que beleza! Que beleza! Que beleza! Que beleza! Que beleza! Que beleza! Que beleza! Que beleza! Que beleza! Que beleza! Que beleza! Que beleza! Que beleza! Que beleza! Que beleza!

    Eu tenho que concordar com um comentário maldoso do SlashDot:

    >> Tornar o CDE OpenSource é tão importante quanto liberar em código-aberto o Windows 95.

    O pessoal só libera os fontes quando o projeto já perde relevancia. Aí é bucha…

    Tiago (usuário não registrado) em 6/08/2012 às 2:38 pm

    Parece o KDE 1. A foto do Wikipedia é atualizada? Sério, isso não pode ser atual.

    Leandro Santiago (tenchi) (usuário não registrado) em 6/08/2012 às 3:16 pm

    @Ironmaniaco, nem acho que é para ressussitar o projeto, mas sim para que o que foi feito e não serve mais não seja perdido em algum disquete guardado em alguma gaveta de algum galpão em algum lugar do Novo Mexico…

    Ao meu ver todas as empresas deveriam agir de forma semelhante. Desenvolvedoras de consoles poderiam, por exemplo, liberar o código-fonte de firmwares, jogos antigos, etc. Isso seria bom para todos, ao meu ver.

    Pense, por exemplo, na Nintendo ou na Sega. Na década retrasada (90) lançaram vários consoles (SNES, Cube, Genesis, Saturn, etc.) e até hoje quem quer jogar tais jogos deve apelar para emuladores feitos a base de engenharia reversa, que nem sempre funcionam bem.

    A empresa não precisaria liberar tais códigos para reviver tais produtos, que nem dão mais lucro a elas, mas para que tais produtos não se percam com o passar dos anos.

    self_liar (usuário não registrado) em 6/08/2012 às 4:20 pm

    Leandro

    Toda empresa deveria fazer isso na minha opinião,mas a sede por dinheiro através do copyright de mais de 90 anos é maior .

    Porfírio (usuário não registrado) em 6/08/2012 às 4:50 pm

    Ele é tipo… Meio velho, né?

    Beleza, ele pode ser usado como aprendizado e testemunho histórico.

    Antes tarde do que nunca, mas antes cedo do que tarde…

    Sri_Dhryko श्रीध्र्य्को (usuário não registrado) em 6/08/2012 às 5:24 pm

    @Tiago,
    o KDE, em suas origens, foi uma tentativa – muito bem sucedida, por sinal – de um CDE de código aberto. Podemos dizer, a grosso modo, que o atual KDE é o CDE se tivesse sido open source desde o princípio… ;)

    self_liar (usuário não registrado) em 6/08/2012 às 5:59 pm

    Pelo que eu vi é bastante código ,talvez tenha algum aproveitamento de 10%.Talvez uma técnica ou outra seja aproveitada.

    Fábio Lima (usuário não registrado) em 6/08/2012 às 6:02 pm

    Papel de parede da foto ilustrativa tudo a ver….

    Rombo (usuário não registrado) em 6/08/2012 às 6:44 pm

    quem sabe daqui a 10 anos a Apple não libera o Aqua e finalmente nos livramos do Windowmaker/GNUStep? :p

    Willian (usuário não registrado) em 6/08/2012 às 7:16 pm

    Como disse o tenchi, melhor do que se perder … Independente da idade pode servir para alguém :)

    Leonardo Reis (usuário não registrado) em 6/08/2012 às 7:30 pm

    Usei muito em estacoes IBM e SUN Solaris, ainda uso em Solaris, uma vez que o adm nao atualizam.

    Para quem sabe o contexto com o qual esta e outras interfaces para Unix* foram lancadas sabem a grande importancia que o CDE teve na industria e talvez ainda tenha uma boa parcela dessa importancia, uma vez que o mundo das workstations (ou minicomputadores) nao segue a mesma regra dos desktops (ou microcomputadores).

    Terah seu uso, tanto qque existia um grupo fazendo o OpenCDE, bem como o grandioso ksh que eh o mais usado dentro de AIX e Solaris e teve seu codigo aberto a alguns anos e teve que ouvir as mesmas coisas de quem usa somente o bash (ou nem usa).

    @Willian: concordo total!

    @Ironmaniaco: nem os eu que ficaram felizes com a noticia do CDE, nem os interessam por, e muito menos todos os envolvidos com o desenvolvimento do >>wine<< concordaram !!! ;)

    Tails Miles (usuário não registrado) em 6/08/2012 às 9:58 pm

    Eka!!

    Caio César (usuário não registrado) em 6/08/2012 às 10:30 pm

    Eu gosto do CDE e aí?

    O FVWM nunca foi similar ao CDE, o CDE é um ambiente desktop completo e provia uma integração gigantesca para a época, além de uma iniciativa de padronização louvável.

    Eu sou usuário do FVWM até hoje, gosto de ambientes como o CDE e vejo utilidade. É um belo conjunto de ferramentas estáveis, sólidas e polidas, sim, polidas, de comportamento previsível e sem interferências ao trabalho que o usuário está desempenhando.

    Eu espero muito que essa belezinha vá para frente, mal posso esperar por vê-lo rodando e sendo empacotado por grandes distribuições. O CDE fez história, definiu padrões…

    Acho curioso classificar o ambiente como ultrapassado, principalmente quando levamos em conta que muita gente vive feliz da vida com um Fluxbox, alguns terminais e só. E não é ser ultrapassado, é ser minimalista e saber o que deseja. O CDE nasceu em uma época em que você tinha um gerenciador de janelas com um menu e mais nada, muita gente ainda segue a linha que o CDE tentou não seguir e nem por isso tais pessoas vivem no passado.

    Recomendo que utilizem. Pois acho que a maioria que comentou nunca nem rodou um Solaris da vida ou usou um CDE. Eu já usei, em Solaris e em SCO. Se ainda fosse um Panorama Desktop do SCO UnixWare, vá lá, mas o CDE? Não, sem condições, ele é um puta ambiente, que até pouco tempo atrás ainda vinha com o Solaris por default. Outro ambiente bacana é o Magic Desktop, do Irix.

    Se a comunidade buscasse maior conhecimento sobre muita coisa vinda do Unix, talvez eu não tivesse que presenciar certas aberrações, como um tal de GNOME 3.

    Lucas Timm (usuário não registrado) em 7/08/2012 às 12:11 am

    Mais usual que qualquer desktop “moderno”. :-)

    Meu fantástico XFCE tem suas bases no CDE. Talvez por isso ele seja tão bom…

    Eu rachei os bicos de rir aqui quando li “CDE for Linux is currently Alpha Quality”

    Vai ver precisa de framebuffer e o kms não deixa :P

    Lauro César (usuário não registrado) em 7/08/2012 às 3:11 pm

    Eu achei tb um pouco parecido, principalmente aquela barra inferior, com a interface do OS2 da IBM. Bem anos 80 mesmo…rs

Este post é antigo (2012-08-06) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.