Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Canonical lança Ubuntu Business Desktop Remix

O Ubuntu Business Desktop Remix é voltado a corporações e instituições governamentais avaliando o Ubuntu como solução desktop. Baseado no Ubuntu 11.10, o spin vem com um conjunto de aplicativos voltados aos casos de uso corporativos, como o VMWare View, o Flash da Adobe e o OpenJDK, ativos como default, ao mesmo tempo em que remove o Gwibber, jogos, apps de compartilhamento de arquivos on-line, etc.

O download deste remix exige registro do usuário, mas depois de instalado ele tem acesso aos mesmos repositórios da versão desktop normal, portanto pode incluir ou remover os mesmos programas, mas tem a conveniência de oferecer um ponto inicial de configuração já mais adequado à realidade do desktop corporativo, para quem assim preferir, segundo Mark Shuttleworth. (via omgubuntu.co.uk – “‘Ubuntu Business Remix’ Launched by Canonical”)


• Publicado por Augusto Campos em 2012-02-10

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    José Maria (usuário não registrado) em 10/02/2012 às 2:13 pm

    Curiosidade, quem já tem o ubuntu instalado, também tem acesso aos pacotes deste Desktop, como se tem para o kubuntu, xubuntu, etc?

    Demi (usuário não registrado) em 10/02/2012 às 4:30 pm

    @José Maria
    Sim, ative o repositório partner.

    Antonio (usuário não registrado) em 10/02/2012 às 4:30 pm

    @José Maria Sim, são os mesmos repositórios, a questão é só quais softwares já vem por padrão na distribuição.

    Joomla user (usuário não registrado) em 10/02/2012 às 5:38 pm

    Unity em desktops corporativos ?! Estão brincando, né ?!

    As pessoas se enrolam com qualquer diferença pequena nos sistemas operacionais, quanto mais usando um ambiente gráfico tão diferente.

    O KDE 4 pelo menos não é muito diferente de um windows no sentido de uso de menus, mas na minha opinião desktops corporativos precisam de algo mais simples ainda, algo semelhante ao LxDE.

    Antonio Marcelo (usuário não registrado) em 10/02/2012 às 5:56 pm

    Comcordo com o Joomla.
    No dia que o ubuntu mudou os botões da janela do lado direito para
    o lado esquerdo eu desisti do mesmo.
    Eu sou favoravel qualquer mudança que traga melhorias, mas neste caso
    foi somente uma forma de atrapalhar.

    rogerio (usuário não registrado) em 10/02/2012 às 6:28 pm

    Estranho, ja instalei, o ubuntu para seis usuários de windows (trocando maquinas piratas e apoiando o Brasil sem virus), 15 min de explicações e estão felizes da vida, nenhuma reclamação, o caso mais atingo tem 5 meses, o mais atual menos de 15 dias, não me parece que os usarios sejam tão radicais a mudanças.

    George Gomes (usuário não registrado) em 10/02/2012 às 7:06 pm

    Joomla,
    Mas para isso existe boa vontade, paciência e competência dos profissionais de TI para treinar e suportar os usuários corporativos. Se você sabe vender o peixe você e ninguém ficará com fome.

    George Gomes (usuário não registrado) em 10/02/2012 às 7:09 pm

    Correção: onde se lê: ” você e ninguém ficará com fome”. Leia-se: ” você e ninguém ficarão com fome”

    Celio Alves (usuário não registrado) em 10/02/2012 às 9:22 pm

    A Canonical como futura concorrente da Red Hat? Interessante…

    Arpoador (usuário não registrado) em 10/02/2012 às 9:58 pm

    Será que todos vão estranhar mesmo o Unity? Ou é um “achismo”? Já mostrei o Unity para 12 usuários de windows e todos gostaram. Entretanto 10 disseram que não ficariam por falta de jogos ou por não existir uma compatibilidade com programas usados em seus respectivos trabalhos. Dois mudaram, mas curiosamente pensando em “tablets”!! Eles acham que em breve, esta interface estará presente nos mesmos. Tomei a iniciativa em apresentar o Ubuntu para os curiosos, por isso a boa vontade em testar. Acredito que esta versão corporativa será uma possível alternativa a Red Hat. Concordo com o @ George Gomes: um profissional de TI tem de conhecer bem o seu produto para oferecer a seus clientes, juntando à isso paciẽncia e boa vontade. (Meu censo, rsrsrs, foi somente por curiosidade pessoal, para saber se o Unity era tão ruim mesmo…)

    Weber Jr. (usuário não registrado) em 10/02/2012 às 10:16 pm

    Arpoador

    ‘Será que todos vão estranhar mesmo o Unity? Ou é um “achismo”? Já mostrei o Unity para 12 usuários de windows e todos gostaram.’

    Eu procurava não comentar sobre Unity para não cair no achismo.

    Mas menos de um mês recomendei um amigo instalar Kubuntu em um desktop novo e ele instalou Ubuntu por engano. Não se entendeu e veio me pedir ajuda.

    Pois apanhei, achei horrível de achar qualquer coisa.

    Mas estou dando um desconto imaginando que ele tirou alguma coisa do lugar, escangalhou. Ou mesmo que eu estivesse predisposto a achar ruim, influenciado por tanta repercussão negativa que li.

    Mas achei muito estranho. E não intuitivo.

    E ele é um usuário médio, não serve para leigo total.

    Power user (usuário não registrado) em 11/02/2012 às 12:26 pm

    Eu sou usuário antigo de linux, windows e até outros sistemas e nunca tive dificuldades com interfaces gráficas de sistema nenhum. Outro dia, tive de lançar mão de um CD de ubuntu recente para fazer uma manutenção de emergência em um computador e demorei um bom tempo até entender o unity e apanhei para achar como lançar um simples terminal para dar alguns comandos.

    Essa mania de querer reinventar a roda e mudar radicalmente os conceitos aprendidos por anos de uso traz uma tremenda aversão aos usuários. O Windows 8 está indo para o mesmo caminho e vai ser mal aceito como o Vista foi.

    Outro problema recorrente no ubuntu é tentar esconder as opções dos usuários, tratando-os como ignorantes. Um usuário mais experiente fica irritado com isso porque na verdade dificulta seu uso. É como fazer um carro sem conta-giros alegando que um motorista comum passa as marchas de ouvido e portanto não precisa saber quantas RPM o motor está girando.

    O windows 7 lembra muito o KDE 4 no modo de usar da GUI. Até brincavam que a Microsoft tinha imitado o KDE 4, lançado antes. No início o KDE 4 tentou arrancar ícones do desktop e teve que voltar atrás por causa das críticas dos usuários.

    Marcos (usuário não registrado) em 11/02/2012 às 4:28 pm

    “Outro problema recorrente no ubuntu é tentar esconder as opções dos usuários, tratando-os como ignorantes. Um usuário mais experiente fica irritado com isso porque na verdade dificulta seu uso.”

    Apple sempre fez isso e os usuários dizem ‘uau, eu não precisava dessa opção mesmo, jobs é jenio ” (sim, com jota)

    MS mudou o Office 2007, mudou o visual com Vista e Windows 7, Apple muda visual, o pessoal usa cada vez mais Android e iOS que possuem visual diferente…

    Antigamente a inovação e mudanças no Linux eram consideradas positivas e um diferencial, agora os usuários de Linux são os mais conservadores de todas as plataformas.

    Arpoador (usuário não registrado) em 11/02/2012 às 6:55 pm

    “Antigamente a inovação e mudanças no Linux eram consideradas positivas e um diferencial, agora os usuários de Linux são os mais conservadores de todas as plataformas.” (2)

    rogerio (usuário não registrado) em 11/02/2012 às 9:15 pm

    “…apanhei para achar como lançar um simples terminal para dar alguns comandos….”

    Ao primeiro contato com o Unity ficou muito claro para mim que uma lupa ao lado de um campo de texto, assim que vc aciona o lançador seria uma barra de pesquisa de programas, a primeira coisa que digitei para confirmar “Ter”,e ele ja me mostrou o terminal, nao me pareceu dificil.

    “Outro problema recorrente no ubuntu é tentar esconder as opções dos usuários, tratando-os como ignorantes. Um usuário mais experiente fica irritado com isso porque na verdade dificulta seu uso. ”

    Usuários experientes usam linha de comando.

    Rubens Malheiro (usuário não registrado) em 11/02/2012 às 10:27 pm

    Questão de interface sempre foi complicado mesmo. Porém não acho usuário de Linux conservador e sim um usuário que gosta de mudanças, só que temos que entender que mudanças devem ser positivas. Quem lembra do antigo KDE que vinha nas conectivas da vida deve vê como o avanço dele foi positivo e não houve criticas, o seu grande problema são que o KDE não é um sistema operacional e desenvolve o mesmo como se fosse, suítes e suítes de aplicativos para coisas que ja estão bem legais em outras partes. Já esta discursão do unity até hoje eu não o entendo, até agora para mim não passa de uma cópia mau feita do GNOME 3 sei lá posso estar enganado. Mai desde que o Unity surgiu não consigo achar uma distro que me empolgue a usar o meu PC ou Noote e acabo instalando varias e depois usando o windows 7. Uma pena mesmo.

    ubuntuholic (usuário não registrado) em 12/02/2012 às 12:18 pm

    “…apanhei para achar como lançar um simples terminal para dar alguns comandos….”

    Ctrl+Alt+t , ei-lo.

    Weber Jr. (usuário não registrado) em 12/02/2012 às 3:14 pm

    Marcos

    “Antigamente a inovação e mudanças no Linux eram consideradas positivas e um diferencial, agora os usuários de Linux são os mais conservadores de todas as plataformas.”

    Uma coisa é aplaudir a inovação de quem tenta facilitar o uso.

    Mas nem toda inovação dá certo, melhora o uso. No caso dessa do ubuntu, parece boa idéia.

    No caso da Unity, na minha opinião, não ficou legal.

    O feedback sincero é mais útil que aplaudir sempre com medo de magoar gente sensível.

    Arpoador (usuário não registrado) em 12/02/2012 às 8:56 pm

    “O feedback sincero é mais útil que aplaudir sempre com medo de magoar gente sensível.” (2)
    A crítica construtiva sempre é bem vinda. À partir delas mudanças ocorrem, pois o usuário é o maior patrimônio de tudo e o interesse maior das distribuições. Acredito na ousadia e acho que as coisas vão melhorar!

    henry (usuário não registrado) em 13/02/2012 às 10:20 am

    Botoes do lado esquerdo: otima ideia para telas de 22 polegadas. Vc fecha a janela e já esta praticamente em cima do menu para escolher outro aplicativo, sem ter que percorrer 22pol usando o mouse. Questão de costume.

    Usuários experientes usam linha de comando.(2)

    “Antigamente a inovação e mudanças no Linux eram consideradas positivas e um diferencial, agora os usuários de Linux são os mais conservadores de todas as plataformas.” (3)

    Quanto a usuários corporativos, penso que não devemos trata-los como usuários domésticos… usuários corporativos precisam de treinamento, independente de gostarem da ferramenta ou não…

    Murilo Rodrigues (usuário não registrado) em 13/02/2012 às 3:38 pm

    Parabéns ao nivel dos comentários neste noticia.

Este post é antigo (2012-02-10) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.