Canonical agora pede doações antes do início do download do Ubuntu
Ontem visitei a página de downloads do Ubuntu e, ao clicar no botão para obter a versão Desktop, fui levado à tela abaixo, que convida a fazer uma doação opcional.
A tela é um novo passo intermediário entre o botão de download e o início do download em si, e vem pré-preenchida com doação de 2 dólares para cada uma das 8 áreas que a Canonical disponibilizou para uso da doação, que incluem o desenvolvimento do desktop, a otimização do desempenho, o suporte a hardware, versões para dispositivos móveis, melhor coordenação com o Debian e mais.
Um botão em destaque permite confirmar a doação (pagável via PayPal), e há também um link para quem prefere não doar neste momento, e apenas prosseguir para o download. (via arstechnica.com – “Canonical asks desktop users to “pay what you think Ubuntu is worth” | Ars Technica”)
Realmente a Canonical merece doações, mas tem que aceitar cartão de crédito nacional, caso contrário fica complicado.
Se você doar $ 1000 eles falam que é o preço de um camelo oito anos de idade dromedário. Se doar $ 10 eles falam que é o preço de uma noite no cinema. Por si mesmo. Como eles são engraçados kkkkk
Estão mais que certos. Doar 10 dolares a cada novo release não faz mal para ninguém e ajuda a manter o time e investir em melhorias.
“Estão mais que certos. Doar 10 dolares a cada novo release não faz mal para ninguém e ajuda a manter o time e investir em melhorias.”
+1.
Concordo com o Lion. Outra forma de contribuir é comprando bugigangas na loja online da Canonical (http://shop.ubuntu.com/). Infelizmente não tem como uma instituição de fora do Brasil aceitar cartão de crédito nacional, mas dá pra usar uma conta do PayPal.
Pelo PayPal é possível comprar com o cartão de crédito nacional?
Resposta: sim, eu testei e consegui
Estão certíssimos, melhor doações que encher a distro de anúncios..
Ta mais que certa a Canonical, quem quizer pode doar, quem não quizer doar no momento pode clicar no link que não quer doar agora, com total liberdade. Errado são aqueles que criticam a distro, reclamam das alterações, condenam a atitude de pedir doação, usam o ubuntu exigindo 100% de melhoras sem contribuir em nada. Quando puder vou doar também, ficaria melhor a possibilidade de doação com nossos cartões de credito nacionais.
“Estão mais que certos. Doar 10 dolares a cada novo release não faz mal para ninguém e ajuda a manter o time e investir em melhorias.”
+2.
Danilo, cria uma conta do PayPal e pronto, pode pagar com o cartão nacional pro PayPal e ele converte o dinheiro para a Canonical. Testei aqui e funcionou.:)
Lucas, tentei aqui e não deu. Meu cartão MasterCard não é aceito e fala que preciso de um internacional. Acabei fazendo isso mesmo, usando um Visa Internacional.
Os malas, que acham que o mundo tem de ser gratuito e que não contribuem com nada para o SL, acusando a canonical de querer corromper o movimento em 3, 2, 1….
Eu vou doar sorrindo! E sabendo que não vai pagar o tanto que o trabalho deles me beneficiou gratuitamente!
Acho que todo mundo pode fazer isso. Como disseram acima, é o dinheiro de uma ida ao cinema. E o benefício que ganhamos! Sugiro também fazer o mesmo com outros projetos. Além da sua distro favorita, escolha três projetos livres que você usa muito e faça uma doação. Você não vai ficar mais pobre e estará ajudando para manter os softs que usamos ativos e gratuitos pra quem não pode pagar.
Me desculpem, mas discordo. Uma Empresa não deve viver de doações, Se fosse Debian, tudo bem, mas a Canonical é uma empresa e tem que se manter por suas próprias pernas.
Me desculpem, mas discordo. Uma Empresa não deve viver de doações, Se fosse Debian, tudo bem, mas a Canonical é uma empresa e tem que se manter por suas próprias pernas.
+1
@Marcelo Ulianov,
Não entendo sua lógica. Por que uma empresa não poderia receber doações (ou receber pagamento a critério dos usuários, que é o caso)? Como ela pode se manter ‘pelas próprias pernas’? Isso significa que só o Shutleworth é que tem que botar dinheiro na mesa?… Se a Canonical é uma empresa (comercial), então mais um argumento para que se busque o lucro — e para a distribuição desktop do Ubuntu (ou qualquer outra distro) dar lucro, é preciso que haja retorno financeiro da distribuição do produto aos consumidores, mesmo que indiretamente.
A Mandriva mantém uma política parecida faz bom tempo, liberando ’0800′ a versão desktop para download em formatos, com mais ou menos aplicativos embarcados, mas cobrando pela versão PowerPack, que inclui o suporte — o problema é que o PowerPack não oferece tanta coisa a mais que valha a pena pagar pra ter o que dá pra conseguir ‘di grátis’…
Acho que esse é o caminho para Canonical e demais, se quiserem manter suas distros desktop ao menos sem fechar o mês no vermelho.
Alexandre e André
Vcs acham que seria melhor ela cobrar pelo Ubuntu então?
Boa atitude da Cononical, e apesar dela ser minha distro predileta (nem passa perto de ser), pretendo doar para o item interoperabilidade com a debian.
Fazer a Blizzard lança o cliente do WoW para Linux $ 200,00
Better coodination with Debian and upstreams? que eu saiba é o Debian que ta precisando de melhor coordenação com o Ubuntu e upstreams, mas eles nunca ajudam…
Me desculpem, mas eu discordo!
Uma empresa PODE viver de doações. Que mal há nisso? Vender serviços, arrecadar doações…. Todos os recursos são válidos, oras! Se for assim, vamos proibir as pessoas de ter mais de um emprego, de fazer bicos, já que só pode viver da renda principal.
Isso papo da turma que acha a canonical sugadora.
Uma empresa como a Canonical pode receber doações, cobrar por suporte, não pode é se drogar, roubar, se prostituir…
Concordo com o Marcelo Ulianov. Não tem cabimento uma empresa ficar pedindo doações, como se fosse uma entidade sem fins lucrativos. Eles apelarem para isso eu vejo como um sinal de que a Canonical está no desespero, sem ter como se manter e tentando sair do vermelho de qualquer jeito.
Também concordo com o @Marcelo Ulianov, nada contra a empresa ter lucro e querer dinheiro, mas preferia que fosse sobre serviços que as pessoas estão dispostas a pagar, e não pedindo doação.
Mas é só minha opinião.
Eu já fiz a minha doação porque sou grato a Canonical por disponibilizar um SO como o Ubuntu de graça, muito útil para mim, faz parte do meu dia-a-dia, por isso ela merece. Agora se ela é uma empresa com fins lucrativos, que bom, ajudo do mesmo jeito.
Ridículo, só podia ser coisa do clone do Debian.
Pra começo de conversa todas as empresas PODEM receber doação, anunciando ou não. A Canonical apenas está tentando facilitar as coisas e mostrar que ela precisa das doações. Nós que usamos uma distro sem pagar nada nem sempre lembramos que teve do outro lado algumas pessoas que ficaram horas programando e quebrando a cabeça para deixar a distro agradável de se usar. E ainda continuam trabalhando após o lançamento.
E é bom ressaltar que existe sempre a OPÇÃO de não doar. Todos são livres.
Eu também acho que não seria errado que o sistema fosse pago, desde que os termos da licença não fosse prejudiciais para os usuários, e que o valor não fosse alto, já que eles ganhariam pela quantidade.
@Bruno
Voce precisa e quem compartilha desta opniao tambem, conhecer o projeto Debian Pure Blends.
Projeto que jah existe a anos e tem por objetivo promover uma maior interoperabilidade entre as tantas distros baseadas nesta magnifica distro que eh a debian.
Ateh onde eu saiba o atual presidente do projeto se esforca muito para que a relacao funcional entre a debian e a ubuntu seja mais facil e debianiza um ubuntu e ubuntar uma debian seja mais transparente.
A debian eh ateh onde eu saiba a distro que mais vem se empenhando para o sonho do pacote unico tambem.
Me desculpem, mas discordo. Uma Empresa não deve viver de doações, Se fosse Debian, tudo bem, mas a Canonical é uma empresa e tem que se manter por suas próprias pernas.
+1
Já fiz minha doação! É inacreditável como ainda tem gente que lê esta notícia e encontra motivos para criticar. Uma coisa muito simples: Se quiser doar beleza, caso contrário fica calado!
Pra começo de conversa a Canonical não vive só de doações. E tem todo o direito de pedir. Eu já fiz minha parte.
Já que a canonical não pode viver só de doações. Tem que começar a cobrar pelo sistema operacional.
Já que a canonical não pode viver só de doações. Tem que começar a cobrar pelo sistema operacional. [+1]
@Ricardo,
Não acho que a Canonical deva botar um preço pelo produto que ela oferece a todos, nem acho que seja obrigada a oferecê-lo eternamente de graça. Apenas exponho minha opinião de que não é um “sacrilégio”, uma “heresia” Canonical, Mandriva, e outros desenvolvedores eventualmente cobrarem (ou solicitarem doações, que seja!) pelo que oferecem.