CAD open source: LibreCAD 1.0
Saiu a versão 1.0 do LibreCAD, CAD 2D em código aberto para Linux, OS X e Windows baseado no código do QCAD.
O projeto LibreCAD (inicialmente chamado CADuntu) foi iniciado para dotar o QCAD de recursos de CAM para controlar uma máquina CNC, e no momento já conseguiu dotá-lo de uma interface baseada em Qt4 substituindo a do QCAD em Qt3. Outras novidades incluem recursos de gravação automática, uma interface para plugins e melhorias na capacidade de ler arquivos DXF. (via h-online.com – “LibreCAD 1.0 released – The H Open Source: News and Features”)
Eh, as vezes me pego neste ato falho tambem … tesc tesc , eh mas nao eh LibreOffice nao, eh LibreCAD mesmo.
Descobri ele procurando pacotes no LibreOffice nao obrigatorios no Aptitude (debian gnu/linux Wheezy), portanto eh aceitavel … ;-)
Gosto dele, mas eh ainda espero por um formato open para competir e superar o dwg. Acredito que soh com um formato open competitivo vamos ter a evolucao real do CAD open source.
Abracos.
Precisa melhorar esse fundo, eh cansativo e confuso.
E mouse magnetico como o do autocad (nao sei se nao tem ou se nao soube configurar).
Essas duas mudancas jah dariam um grande salto de usabilidade.
Acredito que houve uma confusão de quem redigiu a nota. Provavelmente pelo hábito de falar do LibreOffice, este foi citado – penso – ao invés de LibreCAD. Ou não? :-)
[]
Tem razão, vou corrigir, obrigado.
A melhor alternativa (2d) para o autocad ainda é o Draftsight.
Excelente notícia!! Mais um bom aplicativo se levanta!! Cada vez mais, os aplicativos estão migrando para o Qt4, o que traz a possibilidade de mais recursos gráficos e, especialmente, compatibilidade. Poupa muita dor de cabeça para quem se esforça em ter o seu sistema atualizado e operante.
Uma empresa (GrabCAD) arrecadou US$4.2 milhões para fazer um CAD livre:
http://gigaom.com/cloud/grabcad-grabs-4m-for-open-source-cad/
http://blog.grabcad.com/2012/01/taking-it-to-the-next-level/
Interessante Manoel Pinho!!
Isso é algo que merece atenção e incentivo dos que apoiam o SL!
Trabalho constantemente com engenheiros, geólogos e outros afins e sempre notei que muitos só não usam outras alternativas devido a necessidade de troca de “material” entre os profissionais, já que muitas das alternativas apresentam incompatibilidades, além da carência de recursos gritantes que há nas “alternativas livres”.
Ainda há um longo caminho nessa área para o SL percorrer.
“…espero por um formato open para competir e superar o dwg.” Não adianta, se não for compatível com o formato .DWG do AutoCAD não terá mercado, aliás, será difícil mesmo que seja, pois sua interface e recursos são muito básicos. O Draftsight é uma excelente opção para o Linux (e outras plataformas), o utilizo diariamente, é de graça (exige apenas um registro anual) mas não é open.