Beta do elementary OS Luna – conheça as novidades
Enviado por Claudio Novais (ubuntuedΘgmail·com):
“Foi disponibilizado hoje o primeiro beta público do elementary OS Luna. O ElementaryOS é uma distribuição baseada no Ubuntu. É extremamente leve e tem um visual extraordinário.
Continuando com a tradição de utilizar nomes de deuses, esta versão se chama Luna, a deusa romana. Este artigo mostra as novidades da nova versão, uma análise do sistema feita pela equipe do Ubuntued e ainda, claro, disponibiliza os links para download do elementaryOS.” [referência: ubuntued.info]
• Publicado por Augusto Campos em
2012-11-16
Testei o Elementary via ppa a uns dois meses atras e ele parecia muito mais estável que o Ubuntu 12.10, o que mais impressiona é a sua beleza e leveza. Estão fazendo um ótimo trabalho.
Ubuntu com tema do OSX, como se o Ubuntu já não fosse Apple-like o suficiente…
@Diogo
Não é só um tema. O Elementary tem programas próprios: File, Midori, Geary, Maia, Pantheon, Noise, Scratch, Switchboard, Gala, Plank etc. Estes fazem a diferença na experiência com a distribuição. Não vejo nada de errado em parecer com o Mac, na minha opinião prefiro que ele pareça com o Mac do que parecer com o Windows. Ser baseado no Ubuntu ainda é bom por causa da grande quantidade de programas que a distribuição tem.
O ElementaryOS como distribuição é consideravelmente melhor que um Ubuntu com os seus PPAs! Durante a minha experimentação analisei os PPAs do ElementaryOS e tem cerca de 5 ou 6 PPAs a mais que os normais do UBuntu e depois tem um conjunto de limpezas em termos de pacotes que esses PPAs não realizam, nomeadamente claro na remoção do Unity.
Portanto, não pensem que o ElementaryOS é o que vocês encontraram quando adicionaram os PPAs ao Ubuntu. Acreditem e mim e façam uma coisa: Experimentem a versão live num penUSB! Eu fiquei estupefacto com a velocidade incrível deste sistema em Live! Vale a pena experimentarem!
Alguns aplicativos do Elementary são de terceiros, como o Midori. E o ElementaryOS utiliza uma versão modificada do GNOME Shell, como o Mint.
@Ícaro
O elementary não usa um fork do GNOME shell, ao contrário do Linux Mint, com o Cinnamon. Eles tem a própria shell, chamada Pantheon, com aplicativos próprios como o Wingpanel (painel superior), Slingshot (menu lançador de aplicativos) e a Plank (dock em Vala, desenvolvido pelo mesmo time da Docky e base da futura Docky 3). Cada parte da shell é um módulo à parte, e não depende dos outros para funcionar.
Acho que seria melhor criar um elementary mod pra instalar no Ubuntu ou Mint do que criar uma nova distro. Chegamos a um ponto que dividir não é mais pra conquistar, essa divisão nos diminui.
@Diogo
Como o Cláudio já havia comentado, a instalação por cima do Ubuntu neste caso prejudica um pouco a boa performance do Elementary, este tem alguns ajustes que necessita de ser independente de configurações de outro sistema operacional para evitar conflitos. Por isso ele é uma nova distribuição, mas você pode adicionar PPAs no Ubuntu e Mint e ser feliz. No fim é tudo a mesma coisa, é tudo Linux. Teste com livecd e com PPA e verifique a diferença.
Fantástico! Realmente muito mais rápido e muito, muito mais agradável visualmente do que qualquer outra distro que já tenha usado. Claro, tem muitas semelhanças com o OSX e isso pode ser um problema no futuro, mas no momento é realmente um trabalho fantástico e supreendete.
Vou contribuir com o que puder, há tempos não me sentia animado com uma distro.
Eu realmente sou fã do Arch (atualmente instalado), mas ao sair o beta 1 do Elementary instalei ele na minha máquina. Passei três dias com Elementary e como dito por AntonyPS, “fazia muito tempo que eu não ficava empolgado com uma distro”.
O Arch não ter nenhuma linha pré-definida é fantástico e ao mesmo tempo desapontador. Você “molda” o seu linux como você quer [fantástico], mas fica faltando aquela “identidade”, programas próprios, ok ok temos o pacmam (excelente), mas fica por aí [desapontador].
O elementary têm essa “identidade”. O visual é “bem parecido” com o Mac, é verdade, mas nada que atrapalhe. Os aplicativos “principais” são feitos para a distro. Além de ter um guide line próprio para a UI das aplicações.
Os aplicativos são bons e bonitos, mas ainda estão em faze beta. O [Noise] (programa de música) ainda trava bastante. O [Maya] (programa de email) não “conversa” com o mundo externo, não é possível conectar com o google calendar, por exemplo. O [Geary] (programa de email) é o mais redondo, mas só é possível configurar uma conta.
Apesar de beta, tanto o ambiente, quanto os aplicativos, são muito bem trabalhados, bonitos, e com foco na experiência do usuário.
Vale muito a pena dar uma olhada, talvez se torne a minha distro principal, depois de 7 anos no Arch. =)
Achei ótima distro assim como acho ótimo o Ubuntu.
A maioria das distros estão arcaicas e não tem nada de inovador.
O unico problema que vejo é no futuro essa distro ter algum problema com a apple o que é diferente no caso do Ubuntu que tem um estilo próprio.
Mas fico contente em ver que mais uma distro saiu da mesmise e não caiu no estilo arcaico e nada inovador das outras distros.
Ei! Bem legal mesmo!!! Rodando do pendrive, bem rapido, bonito, show mesmo..Vale a pena acompanhar…
Ainda à procura, por enqto c/ Ubuntu 10.04 (cheio de “coisinhas” (aplicativos) que instalei) já que não quero ficar “testando e pulando” de distro ou gerenciador GUI.
Os problemas são:
- DESPERDÍCIO de espaço do Gnome (e outros talvez): botões distantes, vazios inúmeros fazendo uma tela de 1024×768 parecer 800×600 (ou menos).
- FALTA DE CONSISTÊNCIA: não é o gerenciador GUI que dita as regras? Uso muito o “selecionar com o mouse textos e colar clicando com a roda” mas nem sempre funfa! Sendo obrigado a usar Ctrl+C depois Ctrl+V. Para citar uma falta de consistência.
- Os MALDITOS (D)efeitos visuais / “especiais”: as transparências até podem ser úteis, mas o resto nada mais é que ANTIergonomia e até IRRITAM o uso da interface. Quanto tempo perdido com baboseiras… Interface boa é CONFORTÁVEL, prática, consistente. Ter bons recursos é funcionalidade, nunca idiotices de (d)efeitos. Sempre desabilitado essas porcarias.
HeDC
Por enquanto eu estou com o arch + dwm. O dwm não têm nenhuma “frescura”. O problema é a integração com outros programas (não existe).
De modo geral gosto muito do dwm, ele é baseado em tiles (não w8) e toda interação é feita por shortcuts [teclado] (aumenta muito a produtividade).
Mas como dito no meu post anterior, a falta de integração me incomoda. O gnome-shell, no geral, me atende bem por conta dos shortcuts, mas as animações… puts… me faz tirá-lo imediatamente, assim como o Unity.
HeDC,
Acho que o XFCE, tipo o Xubuntu muito bom, personalizável e produtivo. (opinião)
@Luiz,
Eu não uso Ubuntu, realmente não gosto da distro, a cada ano testo, mas me vejo voltando no tempo quando faço isso, é uma distro pobre, travada, sem ferramentas de configurações e cheia de bugs. Na verdade não uso nenhum derivado do Ubuntu nem debian, só acho que existem muitos trabalhos redundantes no mundo Linux.