Bash One-Liners: descubra e compartilhe dicas da shell
O site bashoneliners está coletando e exibindo dicas de comandos e sequências de comando que, usados no Terminal, realizam tarefas interessantes. Alguns exemplos colhidos entre as dicas mais recentes: compressão e concatenação de arquivos PDF, formatação de linhas de arquivos-texto, repetir com sudo o último comando, rotacionar um vídeo.
Este tipo de site surge no meu feed ciclicamente e muitas das dicas são repetidas de encarnações anteriores, mas sempre encontro alguma novidade ou variação interessante. Recomendo! (via bashoneliners.com – “Bash One-Liners :: bashoneliners.com”)
dicas “da” shell? Eu prefiro as da petrobrás… :p
Material muito interessante.
Eu sempre utilizo o http://www.commandlinefu.com/. Extremamente interessante e com um acervo volumoso e variado.
“da” shell. Tái uma coisa que sempre achei intrigante. Algumas pessoas citam “coisas” ligadas a área de informática no feminino. A um tempo atrás era comum chamar o HD (Hard Disk) de Winchester, uma marca de HDs da época. Como tratava-se UM DISCO, eu colocava no masculino. Mas outros, provavelmente ligando à arma de fogo com marca do mesmo nome, colocava no feminino. Então ficava assim: “vou gravar os arquivos do RH ‘NO’ Winchester” e “grave os arquivos do RH ‘NA’ winchester”. Um pouco estranho para mim. Depois vi acontecer com outros: “na” disquete, “na” Pendrive, “da” shell…
Uma curiosidade apenas.
Na verdade, IMHO, o Augusto está usando o gênero corretamente.
Shell é o que se refere à uma Command Line Interface, ou CLI, que traduzido seria Interface de Linha de Comando. A interface.
Quando você fala sobre O Shell Script, você se refere ao Script.
Ademais, “winchester” não era marca de HD. O nome foi consequência da forma de movimento do braço de acesso do disco, parecido com o da alavanca de recarga da espingarda “winchester”.
No caso o gênero correto seria o masculino: o disco do tipo “winchester”.