Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Autor de malwares que roubaram 500.000 euros de usuários de smartphones é preso na França

Boa notícia para quem precisa de exemplos que ajudem a convencer outros usuários sobre o potencial de risco associado ao download de aplicativos de origens desconhecidas, e desta vez não vem do extremo oriente: um desenvolvedor foi preso na França acusado de ter desviado €500.000 (cerca de 1,3 milhão de reais), em pequenas quantias de cada vez, desde 2011, por meio de apps instalados por 17000 vítimas.

A forma de atuação era bem conhecida: os apps eram descritos como versões gratuitas de títulos populares como o Angry Birds e, depois de instalados pelas vítimas, passavam a enviar mensagens SMS para serviços premium que geravam receita para o autor, e repassavam a ele as credenciais de acesso a sites de jogos e apostas usados pelas vítimas.

Felizmente, neste caso, o criminoso acabou preso. Para conhecer algumas das maneiras recomendadas para reduzir riscos similares, veja as recomendações no post anterior: FBI emite alerta sobre malwares em smartphones com Android. (via nakedsecurity.sophos.com – “Suspected Android SMS malware author arrested in France | Naked Security”)


• Publicado por Augusto Campos em 2012-10-22

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Xantanael (usuário não registrado) em 22/10/2012 às 6:21 pm

    Android tá igualzinho o Windows95/98/2000/xp+ em 1996/1998/2000/2003+ ….. Mais furado que peneira. E as recomendações eram as mesmas… “não entre em qualquer site, não clique em tudo o que for clicável, não acredite nisso, não faça aquilo, tenha um antivirus, blablabla.

    E nessa época surgiu o linux… “que era a prova de virus”. Ou será pq tinha somente usuários espertos? até que ponto o linux depende da imbecilidade do usuário para ser inseguro? Um Linux funcional é quase inteiramente opensource (blobs? firmware da nvidia?) . Um Android funcional não é nem de longe opensource. Se o fosse, a comunidade já teria atualizado aquele android 1.5 que ainda existe em N celulares por ai, funcionando.

    (Pelo menos no windows95 rolou update por 15 anos….)
    “Chup4 ai, Microsoft. Até o Google é melhor que vc pra fazer um programa ruim”.

    Tinha que dizer. Tava preso na garganta.

    A história se repete. De novo. Quem diria….

    HeDC (usuário não registrado) em 22/10/2012 às 11:14 pm

    Não é bem assim, são malvares que o incauto (usuário) cai e instala, a tal eng. social. Agora aquele “sistema” tem além disso os vírus, que se propagam automaticamente.

Este post é antigo (2012-10-22) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.