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Android: Console Ouya arrecada US$ 9 milhões e está previsto para 2013

Via g1.globo.com:

Um dos maiores fenômenos em arrecadação no site de financiamentos “Kickstarter”, o videogame Ouya ainda pode causar desconfiança por usar o sistema operacional Android e pretende ser aberto para os desenvolvedores. Mas após fechar sua campanha no site e arrecadar US$ 9 milhões – em 24 horas o console arrecadou US$ 950 mil – e ter quase 65 mil apoiadores, o aparelho chegará ao mercado em março de 2013 e deve ser vendido por US$ 100.

O Ouya disputará espaço no mercado com videogames de peso como o PlayStation 3, da Sony, o Xbox 360, da Microsoft e o Wii U, da Nintendo, que deve ser lançado no final de 2012. Ele será equipado com o chip Tegra3 de quatro núcleos da Nvidia, tem 1 GB de RAM e 8 GB de memória interna. E, embora ainda não tenha suporte de grandes desenvolvedoras de games, ele já tem algumas cartas na manga para quando for lançado.


• Publicado por Augusto Campos em 2012-08-10

Comentários dos leitores

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    Diogo (usuário não registrado) em 10/08/2012 às 10:04 am

    Acho essa ideia muito ruim, o Android não é bom pra jogos, todos os jogos no android tem desempenho pior que em outras plataformas e exige mais hardware, seria perfeito se fosse linux nativo.

    Marcelo Dalmas (usuário não registrado) em 10/08/2012 às 10:23 am

    Para isso existe o Android NDK [1]. Acho que a ideia é aproveitar o que já existe de aplicativos na plataforma Android e não desenvolver jogos novos que rodem em qualquer dispositivo Android.

    1. http://developer.android.com/tools/sdk/ndk/index.html

    Diogo,
    Você falou isso com base em algum dispositivo xing-ling que comprou?
    Eu tenho um Galaxy Nexus e uma Transformer TF101 e em ambos os jogos rodam muito bem… Tanto que ligo meu PS3 muito raramente e mais por causa do jogo (BF3) e não necessariamente dos gráficos. E minha tablet é Tegra 2, um Tegra 3 tem gráficos muito mais elaborados (vide videos no youtube). Ver, por exemplo, o jogo Shadowgun THD rodando numa tablet com Tegra 3 faz você perceber porque o Ouya pode ser um videogame muito bom e como midia-center então, vixi… vai ser tudo que meu PS3 wannabe.

    Vocês eu não sei, EU vou comprar um Ouya assim que possível. =)

    Jafé Ribeiro (usuário não registrado) em 10/08/2012 às 10:51 am

    Vou esperar o momento em que a Microsoft vai propor seu acordo de patentes ao Ouya… Quero ver como vai ser.

    Leandro Santiago (tenchi) (usuário não registrado) em 10/08/2012 às 11:03 am

    tá certo que a steam está preocupada agora mais com o x86, mas o recente interesse da steam pelo linux e este console aí rodando algum sabor do pinguim poderia ser um belo dum “boost”.

    Pena que não vai durar muito, já que o mundo acaba em 2012, o ano, no calendário maia onde (currentYear == currentYear + 1), que é finalmente o ano do Linux.

    Ivan (usuário não registrado) em 10/08/2012 às 11:37 am

    Android não é bom para jogos?
    Engraçado que eu achava o mesmo… até jogar no meu atrix alguns jogos muito bacanas. Com o tegra 3, to pensando seriamente em comprar esse ouya!

    Porfírio (usuário não registrado) em 10/08/2012 às 11:40 am

    Bem, há 9 milhões de verdinhas atestando a confiabilidade do sistema utilizado e a aplicabilidade do conceito de ser aberto para desenvolvedores.

    “Vox pecuniam, Vox Dei”, não é isso? ;-]

    @Diogo, vc deveria se informar um pouco antes de falar. Quase todos os jogos 3D no Android rodam… Em Linux nativo! Aprendi com um desenvolvedor que a camada que faz o jogo falar com o sistema de launcher do Android é muito fina e depois disso vai pra lib OpenGL que roda sobre direta sobre o kernel.

    E é por isso que implementações mais exigentes, que usam shaders, efeitos especiais e outros truques, precisam de portes diferentes de acordo com cada processador, mesmos que os dispositivos rodem na mesma versão do Android. Assim, sua declaração nem mesmo faz sentido.

    @Jafé Ribeiro, há de se ver de que patente eles estarão falando, porque até onde eu sei o Ouya não tem motivos pra usar xfat nem interfacear com nada que venha de Redmond. XBox, melhor começar a olhar pra sua retaguarda pra não ser atropelado.

    Meu Nexus7 roda jogos 3D que não me fazem sentir muitas saudades dos consoles. A NVIDIA tem uma coleção muito boa de jogos específicos para Tegra3 e roda outro bom tanto de títulos com excelente qualidade. Claro que os jogos de console tem mais capacidade (porque as engines mais antigas estão mais adiantadas tb). Mas a mobilidade mais do que compensa a diferença.

    Então Android é uma excelente plataforma de jogos sim senhor. Mesmo em relação aos títulos que não são nativos.

    Sabe onde o Ouya vai se destacar? Na integração com todo o ecossistema Android e no preço dos jogos (ninguém aguenta mais pagar 200 pratas em um título).

    Se ele aproveitar os drivers existentes para Android referentes aos sensores já usados em smartphones e tablets, poderemos ter periféricos interessantes (sensores de movimento, Luz, GPS, etc).

    Em suma: EU contribuí com o projeto e eu vou comprar um em 2013.

    Brivaldo Jr (usuário não registrado) em 10/08/2012 às 12:13 pm

    Animei demais com esse videogame.. eu vou comprar um com certeza, nem que seja só pra ajudar o projeto.

    Murilo (usuário não registrado) em 10/08/2012 às 12:34 pm

    Estou curioso para saber onde esse console se encaixa e se consegue se posicionar como um concorrente dos consoles atuais.

    Para um console emplacar e conseguir se manter no mercado, a sua produtora precisa ter franquias próprias e atrelar ao seu produto.

    Wii, PS3 e Xbox tem franquias de games atraladas aos mesmos, isso é o que garante o nicho de cada um deles.

    A disputa dos consoles não é uma disputa franca, as condições não são igualitárias e um não ameaça o outro.

    O Ouya está mais para um console de jogos casuais, não vejo ele ameaçando ninguém. Pelo contrário, ele é quem precisa provar que pode se garantir no mercado.

    Diogo (usuário não registrado) em 10/08/2012 às 2:32 pm

    @EthraZa
    Tenho um Xoom com ICS e overclocado a 1.2Ghz, qualquer título do iPad, Symbian, MeeGo, roda muito mais rápido que o mesmo título no Xoom, mesmo tendo um hardware superior.

    Porfírio (usuário não registrado) em 10/08/2012 às 3:31 pm

    @Murilo, eu tenho duas boas suspeitas e elas se chamam OnLive e Steam. De resto, estúdios insatisfeitos com as plataformas atuais terão uma opção poderosa que antes não existia.

    Eu estou também seriamente desconfiado de que a Blizzard tem um olho (ou dois) no Ouya.

    @Diogo, qual título que vc joga que tenha sido especialmente criado para a CPU do Xoom que rode nas opções que vc citou?

    Por outro lado, a NVIDIA (e não eu) diz que os jogos feitos para o seu chip Tegra3 sob o Android rodam melhor nele que em qualquer outra plataforma.

    E sendo proprietário de um chip desses (que por acaso é o chip a ser usado no Ouya – 4 núcleos rodando a 1.3Ghz, sendo que eles são, cada um deles, “overclockáveis” a até 1.6Ghz), eu não duvido nem um pouquinho mesmo.

    Joao Cunha (usuário não registrado) em 10/08/2012 às 3:44 pm

    @Diogo

    Pode postar aqui os benchmarks? Também tenho um Xoom e mesmo sem overclocká-lo, tenho performance bem melhor do que no iPad da minha amiga.

    Rombo (usuário não registrado) em 10/08/2012 às 3:51 pm

    WiiU está acabado. Até o nome vocálico o console roubou, além do foco casual!

    e convenhamos, isso é o que o Zeebo devia ter sido…

    Jafé Ribeiro (usuário não registrado) em 10/08/2012 às 5:49 pm

    @Porfírio – na verdade imagino que não haja problemas com o xfat mesmo, mas existem diversas outras patentes dentro desses acordos e do jeito que tio Balmer é, fazendo sucesso esse console, vão revirar até a última parafuseta para encontrar algo. Espero sucesso a esse console e realmente vejo o potencial. Talvez muita gente o veja com ceticismo por que convenhamos que nos últimos 2 anos tivemos grandes projetos com potencial e que foram se apagando.
    Eu já vejo o console com muitos jogos mainstream, mesmo que não com seus gráficos full, mas acredite, pelo preço mais baixo e a comodidade, a maioria das pessoas dispensa tais.

    Diogo (usuário não registrado) em 10/08/2012 às 6:02 pm

    Não faço benchmark, acredito nos meus olhos que me mostram vários lags, o que diminuiu um pouco depois do ICS, mas não é tão liso como nos outros.
    Jogos que tenho e que tem desempenho bem melhor no Android: GT Racing (N9 e Android, muito, mas muito mais rápido no N9, Real Futebol (liso no N9, cheio de lag no Xoom e no Galaxy Tab de um amigo) Emuladores também não vão muito bem, nesse caso o EmuMaster no N9 é bem mais rápido que o do Android e até do iPhone 4S! (Ainda não testei no iPad3)

    marcon (usuário não registrado) em 10/08/2012 às 6:03 pm

    Uma pergunta, não é sobre um console.
    Existe algum DOCK para telefones android que tenha portas USB e HDMI, para conectar monitor, mouse e teclado e transformar um telefone android num desktop?

    Márcio Carneiro (usuário não registrado) em 10/08/2012 às 6:47 pm

    @marcon

    Existe sim.

    Leandro Santiago (usuário não registrado) em 10/08/2012 às 7:04 pm

    Uia!

    Spif (usuário não registrado) em 10/08/2012 às 10:32 pm

    Se for um console muito puxado pro casual, talvez não vá render.

    O Raciocínio de uma pessoa normal é o seguinte: Nossa, Angry Birds na tv. Legal, mas eu já não tenho no meu telefone/iThing/Tablet/Google Chrome?

    Gamers vão dar uma olhada, rir e dizer: Que bonitinho.

    Eu acho que isso não vai dar lá muito certo, se forem só os joguinhos de celular.

    Melo (usuário não registrado) em 11/08/2012 às 1:49 pm

    Projeto totalmente sem sentido.

    Jogos casuais? Isso agora até o Windows 8 tem. Tablets e Smartphones que podem ser ligados na TV, abarrotados de jogos casuais as pessoas tem várias.

    Vai concorrer com PS4 e Xbox720? Como?

    Sem hardware e sem franquias?

    Pra mim isso é só mais um hobby dos criadores.

    Console com hardware de celular é algo que já foi tentado e não deu certo. Esse daí tem não só o hard, mas até o software de celular. A tendência é que quando chegar ao mercado (se é que chegará), tenha um preço relativamente alto e performance fraca se comparado aos videogames tradicionais. O que aconteceu com o Zeebo deve se repetir com o Ouya. Provavelmente só conseguirão vender para os droidboys.

    Weber Jr. (usuário não registrado) em 12/08/2012 às 1:45 pm

    boi

    “Console com hardware de celular é algo que já foi tentado e não deu certo.”

    Mas o Zeebo não era Symbian ? E symbian era um sistema show, só que era um inferno burocrático e restritivo para desenvolver. Um dos motivos de a Apple ter atropelado com iPhone, e depois pelo Android:

    -Loja que facilita distribuição

    -Qualquer um pode desenvolver, e com linguagens mais simples que C/C++: Obj. C e Java.

    Fora que o foco foi no Brasil, basicamente. E infelizmente é difícil iniciativa fazer sucesso aqui e depois Europa e EUA.

    “Esse daí tem não só o hard, mas até o software de celular.”

    Isso pode é ser vantagem. Ao contrário do Zeebo, um ser meio alien, aqui temos um ambiente conhecido e muito usado. Quem desenvolver pra ele, tem quase garantido que o jogo vai funcionar com folga em Celulares que surgirem.

    “A tendência é que quando chegar ao mercado (se é que chegará), tenha um preço relativamente alto e performance fraca se comparado aos videogames tradicionais.”

    Também duvido muito desse projeto, está cheio de furos já apontados em alguns artigos como o do criador do OpenPandora, que ganhou experiência com as dificuldades inesperadas que surgem.

    Mas essa sua afirmação do preço não condiz muito, conforme o tempo passar, se o projeto sair e tiver sucesso, com escala na fabricação, o preço baixa.

    Também não levo muita fé e não vejo nada de mais, é só um Android com Serviços adicionais de loja e parcerias. Mas… com o interesse que chamou, pode ser interessante.

    Ter um hardware de referência, fixo por um bom tempo, pode ser muito interessante.

    E se o projeto se tornar inviável economicamente, poderiam liberar os arquivos do projeto de hardware. Poderia se tornar um belo console de hobby.

    Spif (usuário não registrado) em 12/08/2012 às 2:31 pm

    “Fora que o foco foi no Brasil, basicamente. E infelizmente é difícil iniciativa fazer sucesso aqui e depois Europa e EUA.”

    O Zeebo foi feito para a distribuição no Brasil, Índia e México.

    Weber Jr., o problema do custo é sério. Hardware de celular, além de limitado em performance, é relativamente caro. Um projeto de smartphone prioriza a economia de energia e a miniaturização. Performance e custo ficam para segundo plano. Usar esse tipo de hardware num console que nem é portátil não faz o menor sentido. Melhor seria usar hardware de PC, como no primeiro Xbox.

    Porfírio (usuário não registrado) em 13/08/2012 às 5:17 am

    Galera que fala de hardware:

    Pelo amor do guarda, senhores. Estamos falando de um processador de quatro núcleos, com 12 GPUs,não de um Treo650. Ele não é hardware de celular só porque alguns celulares hoje tem hardware de PC.

    Qual a vantagem do Tegra? Faz um console leve e que consome pouco, mas tão ou mais poderoso que hardware com maior consumo ou mais pesado. Meu Notebook não chega aos pés do meu tablet em poder de processamento, no entanto gasta mais é pesa na mochila.

    O Ouya vai fazer o mesmo com qualquer console. Essa é apenas a versão inicial. Em pouco tempo veremos um Ouya2 com Tegra 4 e assim por diante. Os mesmos processadores que ganham volume fornecendo para telefones e tablets vão estar nele, fazendo com que ele seja sempre mais barato que os outros.

    Ao invés de tentar botar areia em um projeto aberto, quem realmente está aqui por acreditar no significado desse conceito deveria no mínimo esperar e assistir o desfecho.

    O projeto já está tendo sucesso. Ele já conseguiu financiamento e usuários em maior quantidade do que qualquer projeto que eu já vi antes mesmo de ter um protótipo. Em 2013 milhares de usuários já deverão receber seus aparelhos que já foram comprados.

    É bastante ingênuo apostar contra uma corrida que já foi ganha.

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