Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Android 4: ComputerWorld avalia os fabricantes pelo prazo para atualização de seus aparelhos

Quem está considerando adquirir um tablet ou smartphone fará bem se pesquisar o histórico de atualizações oferecidas por seus fornecedores, e – embora fatores adicionais como países e operadoras também precisem ser considerados – este artigo da ComputerWorld que dá notas aos fabricantes de acordo com as suas promessas de atualização para o Android 4 (lançado em outubro/2011) e a forma como as cumpriram ou vem cumprindo pode ser um elemento adicional nessa pesquisa.

O conceito A, equivalente à nota máxima, foi dado a 3 fabricantes: Acer, Archos e Asus. Entre outras marcas populares, eis os conceitos:

  • HTC: B-
  • Motorola: D
  • Samsung: C-
  • LG, Sony, Toshiba: incompleto (as promessas são todas para o futuro, não deu tempo de cumprir nem quebrar nenhuma)

Mais detalhes sobre a razão dos conceitos, conceitos de outras marcas e outras observações podem ser encontrados no artigo da ComputerWorld. (via blogs.computerworld.com – “Android 4.0 report card: Which manufacturers are failing? – Computerworld Blogs”)


• Publicado por Augusto Campos em 2012-03-28

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Weber Jr. (usuário não registrado) em 28/03/2012 às 2:07 pm

    Tomara que os próprios fabricantes com bons conceitos divulguem isso. Seria interessante até em folders e afins que chegam nas lojas.

    Assim ajuda a diminuir o FUD de “Android não atualiza”, reestabelecendo a verdade: depende do fabricante.

    zer0c00l (usuário não registrado) em 28/03/2012 às 3:10 pm

    FUD é iludir as pessoas, que não devem se preocupar em saber exatamente qual modelo de Android comprar, por conta da FALTA DE ATUALIZAÇÃO que acontece com alguns modelos de aparelhos.

    Porfírio (usuário não registrado) em 28/03/2012 às 4:33 pm

    Qualquer frase dizendo que o consumidor não deve se preocupar com X é mal-intencionada.

    Sim, o consumidor deve consultar e se preocupar SIM. Deve consultar e se preocupar com qualidade, deve se preocupar se o hardware adquirido realmente vale o preço, deve se preocupar de o sistema dentro do aparelho lhe dá liberdade ou vai algemá-lo durante todo o tempo em que for usado, deve se preocupar com garantia e, se isso for importante, deve se preocupar e consultar o potencial de atualização.

    Atualização não é normalmente algo com o que eu me preocupo muito (com a exceção dos patches), sinceramente. Mas descobri que o caso do ICS é atípico: TODO mundo, inclusive eu, quis essa atualização. Provavelmente agora que eu já tenho ela em meu dispositivo, não devo fazer muita questão das próximas até que surja algo mais revolucionário.

    Mas aqueles para que as atualizações são importantes, podem e devem privilegiar os fabricantes que as oferecem.

    @Weber, [+1]

    Porfírio (usuário não registrado) em 28/03/2012 às 6:17 pm

    E o mesmo velho abuso de moderação ataca de novo.

    Marcos (usuário não registrado) em 28/03/2012 às 6:17 pm

    Atualizações também são importantes hoje em dia, tanto que tanta gente reclama. O Google libera atualização pra linha Nexus, a Asus com uma certa frequencia tambem o faz.

    Quem não se importa com atualizações, tem muitas opções. Quem se importa, é mais restrito.

    Porfírio (usuário não registrado) em 28/03/2012 às 6:39 pm

    Eu vejo muita reclamação (muitas vezes sem o devido fundamento, é verdade) nos fóruns de gente querendo voltar a versão após não ter gostado da atualização, @Marcos.

    Um desses exemplos é recorrente e muito pitoresco: o ICS agora usa apenas botões em software, dispensando os botões físicos do aparelho.

    Quando o fabricante opta por desativar os botões físicos dos aparelhos mais antigos com a atualização, muitos usuários reclamam dos botões físicos terem “morrido” (quando algo deixa de funcionar o usuário tem o choque psicológico de ter “perdido” algo).

    Quando o fabricante opta por manter a funcionalidade dos botões físicos, alguns usuários ficam irritados ou confusos porque eles notam a duplicação de função.

    Finalmente, muitos usuários leigos ficam irritados quando uma versão que eles aprenderam a usar é substituída por outra à qual eles não estão inteiramente familiarizados.

    Atualização é importante sim, mas a briga por ela não é tão universal quanto alguns querem fazer parecer. Existem outros valores que também devem ser avaliados com cuidado e que podem estar sendo negligenciados pra debaixo do tapete em favor dessa buzzword.

    C. Emanuel Laguna Jr (usuário não registrado) em 29/03/2012 às 4:01 am

    Cadê a Amazon e o Kindle Fire?

    Paulo (usuário não registrado) em 29/03/2012 às 8:22 am

    Do ponto de vista de desenvolvedor, essa fragmentação é terrível. Temos várias novidades com as versões 3 (honeycomb) e 4 (ICS), mas, na prática temos que desenvolver para android 2.2 (e não sabemos até quando isso irá ocorrer), porque o mercado das novas versões é muito baixo.

    As atualizações seriam uma solução, mas parece-me que o hardware não foi minimamente pensado para atualizações.

    Outro problema que aumenta essa fragmentação é que após quase 6 meses ter saído o ICS são poucos os aparelhos novos que são vendidos com ICS.

    Será que ninguém no mercado se planeja para isso ?

    Prefiro mil vezes meu tablet a um ipad ou iphone, mas, essa fragmentação um dia vai matar o android e aí quem ganha será a apple e talvez mesmo a microsoft.

    A microsoft ainda não chegou lá, mas está quase, e ela tem poder de “convencimento” em cima das empresas. E hoje quem vende celular com android, facilmente mudará para Windows 8 ou 9, não precisa deixar o android, basta produzir dispositivos com versões desatualizadas do android e com hardware inferior.

    Marcos (usuário não registrado) em 29/03/2012 às 10:06 am

    @Paulo, a quantidade de dispositivos com a versão 2.2 já é pequena e está caindo rápido, então 2.3 já pode ser o ‘piso’ pro desenvolvedor.

    A versão 3 saiu apenas para tablets, por isso vai ter mesmo bem menos aparelhos usando e só agora na 4 é que unificou as plataformas e ficou um delay muito grande entre 2.3 e 4, então é natural que a atualização seja difícil.

    Os fabricantes possuem pouco interesse de atualizar o aparelho, infelizmente. E o Google até poderia judar, mas até agora não fez muito. Poderia criar algum tipo de programa ou certificação pra quem conseguisse manter uma certa independencia do hardware que possibilitasse uma atualização remota sem depender das operadoras, ou mesmo que a API do SO tivesse um núcleo que tivesse de ser homologado com as operadoras, mas que o Google tivesse uma certa liberdade de disponibilizar via Google Play atualizações do SO acima disso de forma a garantir que não quebre compatibilidade.

    Não é difícil, várias empresas fazem isso.

    Hugo (usuário não registrado) em 29/03/2012 às 12:15 pm

    Porfirio, não entendi essa dos botoes… O ICS dá a opçao de nao ter botoes fisicos, mas em momento algum desativa ou remove a possibilidade de te-los.

    Um exemplo é o HTC One X.

    porfirio (usuário não registrado) em 29/03/2012 às 1:15 pm

    @Hugo, o que é feito com os botões físicos, até onde eu vi, depende do porte para cada aparelho.

    @Paulo, tenho um colega da faculdade que escreve apps. Segundo ele, dá pra montar layouts, recursos e tais diferentes para cada versão do sistema na mesma app que o sistema as seleciona automaticamente. Da mesma forma, dá pra escrever código que “percebe” a versão sendo executada e aciona versões diferentes da mesma função de acordo com isso e ele garante que as dependências de biblioteca não dão problemas pq java carrega suas classes dinamicamente.

    Se tudo falhar, eu li que vc pode registrar mais de uma versão de seu app no GooglePlay e os usuários não percebem, pq só enxergam a versão específica para o seu próprio aparelho.

    Fragmentação tem no resto do mercado tb. Se eu escrever para iPad, não posso distribuir a mesma app pra iPhone e vice versa. Isso não ocorre no Android.

Este post é antigo (2012-03-28) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.