Android 4.2 é multiusuário e tem novo teclado
Boa notícia para os usuários que receberem a atualização para o Android 4.2: para entregar o tablet nas mãos de outra pessoa, o modo multiusuário me parece uma solução conceitualmente bastante superior ao acesso guiado do iPad e ao Kid’s Corner dos novos tablets com Windows.
Via info.abril.com.br:
Os Nexus 4 e Nexus 10 não são as únicas novidades do Google para essa segunda-feira. A empresa também revelou o novo Android 4.2, que ainda mantém o nome Jelly Bean.
Sem grandes mudanças estéticas, esse “novo sabor” para o Jelly Bean incrementa o sistema com bons recursos. Entre eles está um novo teclado, que agora traz um sistema de escrita por gestos muito similar ao Swype. Não é preciso ativar a opção ou alterar o layout do teclado, basta arrastar o dedo no teclado para começar a escrever.
Além disso, a nova versão do Android habilita o suporte a múltiplos usuários. Dessa forma, um tablet pode ser compartilhado por várias pessoas, respeitando as especificidades de cada um como sincronia de e-mail, contatos e aplicativos. O funcionamento é similar ao que já existe nos sistemas operacionais para PCs.
show de Bola :)
Eu enviei essa ideia (multiusuário) pro projeto do Symbian em 2010 mas foi dropado, agora aparece no Android.
O recurso multi-usuário deve ser muito interessante.
Agora essa p%@$# virou sistema operacional de verdade.
Jelly Bean? Não devia ser Ice Cream Sandwich?
ICS=4.00/04;
JB=4.1 e 4.2
Ótima notícia ele ser multiusuário. Isto o torna muito mais interessante que o iPad.
@Diogo,
o Symbian é que devia ter sido dropado … XD
Não entendo só duas coisas dos Nexus: porque serem tão feios, comparados até mesmo a outros tablets Androids, e por que a Google não coloca leitor de SD cards, como a Samsung?
Paul, respondendo:
1- porque ninguém pensa o Design, só entopem de componentes que mal são utilizados.
2- Porque o Google quer teus dados aonde eles são os donos e podem utilizar. Um SD impede isso.
@Spif: por isso agradeço a existência da Samsung no reino Android :D
@Paul, seu bobinho. Samsung vive de vender tablet, google, amazon e apple vivem de conteudo :D
@Paul: vcs acha os Nexus feios? Eu tenho dois (Galaxy e Nexus 7) e gosto muito do design dos dois.
Em relação ao SD tem a %÷£#&*a da patente da exfat da MS. Tem a questão que eu não concordo que a Google é avessa a arquivos. Antigamente, a contagem do SD prejudicava a performance do sistema, mas hj não é mais o caso.
Esse papo de que a Google trabalha com conteúdo e por isso não há SD é bobagem. Com 16 ou 32Gb de armazenamento, vc pode manter a sua privacidade longe da rede com facilidade. Mais espaço seria bom para a Google, pois incentivaria co pra mais coisas na loja.
@Paul
Eu tenho um Nexus One e ele é mais bonito que muito celular muito mais novo que ele…
Bom tem sempre a teoria que não tem SD Pq os concorrentes também não tem.
Se me perguntarem, digo que é pra estimular o uso dos arquivos na nuvem, sob controle só Google, uma vez que até o conteúdo de compras deles podem ser acessados diretamente.
Parece bem lógico, certo?
swype é a melhor coisa desde a máquina de escrever
só seria melhor se pudesse usar caneta ao invés de dedo grudento
Ótimo! Daqui a pouco o android chega maduro aos desktops.
@Fotograma, a série Notes (dois telefones de 5 Pol e um tablet fula size) da Samsung trazem uma chamada “caneta ativa” (que interage eletronicamente com a tela). Mas vc pode usar uma caneta capacitiva passiva com qualquer tela capacitiva. As de ponta de borracha condutiva são muito grossas, os modelos como a Dagi são mais precisos.
Falta de cartão SD pra estimular o uso de nuvem da Google é ilógico. Ela nem é a atual líder do armazenamento em cloud, esse título pertence ao Dropbox. Alguns poderiam alegar que é para proteger o conteúdo de mídia do Google Play, mas qualquer DRM resolveria esse “problema”.
As justificativas oficiais parecem mais plausíveis: performance e experiência do usuário, mas elas não são fortes o suficiente. No fim, acho que o motivo mais provável é simplesmente a maneira de pensar do pessoal de Montain View: como uma empresa de internet, eles acham inconveniente e cafona lidar com arquivos diretamente. “As coisas devem simplesmente funcionar”.
Não devia ser motivo pra não oferecer a opção de SD. Eu gosto de SD . Sim, essa é uma crítica. Quem disse que eu não crítico a Google?
O Nexus 10 possui uma conexão micro USB. Se elá reconhecer Mass Storage, problema resolvido.
Acabei de ler as especificações oficiais. Aliado às novidades no sistema, incluindo a autenticação multiusuário (qu e, se eu não me engano, deve funcionar perfeitamente com o reconhecimento facial), esse é, com larga vantagem, o tablet mais matador já lançado.
Quando eles vão equipar os Chromebooks com Android 4.2 e terminar de vez de escrever a lápide da MS?
Acho engraçado que o iPad também não tem SD e ninguém fica chorando. Pelo menos pra Android temos opção com e sem SD, ao gosto do freguês.
Encontrei uma App no GP que permite importar conteúdo para um Nexus com um OTG cable, sem root. Nexus Media Importer, se interessar para alguém. Depois de eu testar e se o assunto aparecer de novo e se eu tiver tempo pra gastar por aqui eu conto minha experiência.
Minha solução atual é a nuvem particular no escritório, o disco ligado no roteador em casa e meu Wi-Fi disk de bolso.
Android não vai substituir o Windows, que esta na frente pela base instalada e compatibilidade de aplicativos entre as versões.
Android em desktops, laptops ou Netbooks só serve pra comer a margem do Linux. Dai trocamos nossas distribuições pelo sistema fajuto do Google, que nem é livre ou é Linux.
Esse afã de acabar com o Linux que eu não entendo. É um tal de “vamos destruir o Windows instalando Android”, mas no final vamos ver o Google assumindo controle da fatia dia desktops Linux, empurra do o sistemeco, com os oba-obas da comunidade.
Parabéns aos envolvidos.
@Marcos, a Apple só vende suas iCoisas sem portas USB e sem cartões SD, então quem compra têm se conformar.
Ovelha não têm vontade própria.
Não só a Apple. A Nokia e a Samsung já fizeram também. Os WP 7.5/8 vem com 16 GB e mais 10-20GB na nuvem da MS.
É meio tendência.