Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


AMD não vai mais suportar seu driver Linux para algumas de suas placas menos recentes

Quem tem uma placa de vídeo AMD Radeon HD, quer atualizar para as distribuições mais recentes e usa o driver (proprietário) Catalyst (fglrx) no Linux precisa ficar de olho no número do modelo: as séries 2000, 3000 e 4000 não serão mais suportadas.

Já os modelos das séries AMD Radeon HD 5000, 6000 e 7000, que também são compatíveis com o DirectX 11, continuarão tendo seu desenvolvimento ativo no driver para Linux mantido pela AMD.

A última versão do driver a suportar os modelos cujo suporte está sendo interrompido já deixaram de ser compatíveis com o X Server (x.org) 1.12, lançado em março. Com alguns patches, ele também ainda pode ser carregado por usuários do kernel Linux 3.4, mas essa compatibilidade não deve se estender por muito tempo conforme o desenvolvimento do kernel avançar.

Mas existe alternativa além de interromper os upgrades ou trocar de hardware: os drivers open source para as mesmas placas (desenvolvidos com apoio da própria AMD) suportam aceleração 3D nos modelos que estão sendo descontinuados nos drivers proprietários, embora sem o mesmo desempenho e gastando um pouco mais de energia. (via h-online.com – “AMD drops proprietary Linux drivers for older graphics hardware – The H Open Source: News and Features”)


• Publicado por Augusto Campos em 2012-06-05

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Rodrigo Pinheiro Matias (usuário não registrado) em 5/06/2012 às 9:48 am

    oh! I been cheated! kkkk

    Brivaldo Jr (usuário não registrado) em 5/06/2012 às 9:54 am

    Acho que é natural não?

    Ednei P. de Melo (usuário não registrado) em 5/06/2012 às 10:02 am

    Putz! Uma Radeon HD4750 ainda rende um bom caldo! &;-D

    Eduardo Siemann (usuário não registrado) em 5/06/2012 às 10:17 am

    Afinal qual a marca que possui o melhor suporte no Linux?
    Nvidia
    ATI
    Intel
    ou outro?

    Tenho um pc com uma ATI Radeon 9550 128 bits(antiga mesmo), ela rodava lisa na versão 9.04, depois retiraram o suporte tive que usar o opensource que ficou mais lento, porém depois melhorou…

    No meu notebook tenho uma Intel x3100, no ubuntu 10.04LTS rodava liso conectado até full hd na minha tv, depois que atualizei para 12.04LTS ficou mais lento, porém está melhorando e detalhe agora não alcança full hd na saida hdmi como era antes na versão 10.04…

    Sério acho que proximo pc vou pegar uma nvidia, pq não estou afim de ficar me estressando com versões do fglrx ou intel que a cada atualização sempre estraga algo. Mas não sei com é a politica da nvidia =/

    Agora a grande pergunta, pq não conseguimos fazer o fglrx ou driver da intel antigos rodarem no novo kernel(só modificando o fonte as vezes)? Será que exige tanta mudança na kernel a ponto que um driver de video antigo não seja compatível com a nova versão do kernel? Falo isso pq sofri mto na epoca que o fglrx mal tinha aceleração 3d =/

    Joao Emanuel (usuário não registrado) em 5/06/2012 às 10:28 am

    Linux = Nvidia, os drivers da AMD, tanto proprietário quanto aberto são sofríveis, bem pelo menos quando testei o Linux da última vez com a minha Radeon 9870 não fui feliz.

    Laponta delapicula (usuário não registrado) em 5/06/2012 às 10:33 am

    @Eduardo Siemann

    já fui atrás de informações a respeito… nada até agora…

    já peguei maquinas com video on-board radeon x1200 (vulgo rs690) até o ubuntu 10 (atualizado pro 11) ainda rolava, já vi até “manhas” pro driver oficial pra tentar instalar, mas até o 10, fingindo ser 8 ou 9 …

    por conta da parada no desenvolvimento e suporte no linux por parte do fabricante, a //erd/ tá feita, ai só usando uma placa off da nvidia ou outra…

    problema maior são notebooks, nesses já eram …

    soda mesmo é ver q coisas jurassicas com driver pra windows ainda conseguimos botar pra funcionar, já placas de video pra linux que //erd/ nhein…

    HeDC (usuário não registrado) em 5/06/2012 às 11:23 am

    Como sempre os Direitos dos Consumidores na área de soft/firm ware é desrespeitada! É preciso exigir mais e rigos contra os fabricantes / fornecedores.

    Francisco Ambrozio (usuário não registrado) em 5/06/2012 às 11:33 am

    “it was announced in April that this version only works with the Radeon HD models from the 5000, 6000 and 7000 series, which are compatible with DirectX 11. This is the case for both Linux and Windows.” – via h-online.com. :)

    Marcos (usuário não registrado) em 5/06/2012 às 12:24 pm

    Acho que o desenvolvimento de drivers pra gpu no linux é menos culpa das fabricantes, o maior culpado de tudo isso são os próprios desenvolvedores do kernel e principalmente os do X, eles vivem quebrando a retrocompatibilidade mudando apis e abis, no windows isso raramente acontece (que eu me lembre só do windows xp pro windows vista com o novo modelo de drivers), no linux é a cada atualização… Isso gera um verdadeiro inferno pra manutenção de drivers…
    E pra variar o X já anunciou que vão quebrar a api pra introduzir novas, ou seja… esses são problemas do linux mesmo, a intel coloca bastante gente pra trabalhar no linux, e mesmo assim a coisa não vai pra frente…

    _helder (usuário não registrado) em 5/06/2012 às 12:34 pm

    Que boa notícia!
    Parece que meu próximo PC não vai ser baseado na plataforma da AMD

    Olá NVIDIA, senti sua falta

    Porfírio (usuário não registrado) em 5/06/2012 às 12:46 pm

    Pessoal, deixar de manter é diferente de sumir com os drivers do mapa. Eles ainda estão disponíveis.

    As placas antigas não tem mais desenvolvimentos para elas. Os drivers que estão aí funcionam (mal, na minha opinião) não acho que requeiram mais manutenção.

    Agora, seria certamente uma medida isonômica se os drivers para windows dessas placas tb não recebessem mais manutenção.

    De qualquer forma, pra mim não afeta nada. Prefiro NVidia.

    Clésio Luiz (usuário não registrado) em 5/06/2012 às 12:47 pm

    Isso é natural, nenhum fabricante fica disponibilizando drivers indefinidamente. Com esse drama todo até parece que as placas subitamente deixaram de funcionar. O Ubuntu 12.04 vai continuar a ser mantido durante 5 anos, isso é tempo mais do que suficiente para trocar de placa de vídeo ou de computador.

    Muita gente “se coça” para instalar a distro mais nova, mas se você parar para pensar, é algo meio fútil. O que importa mesmo são os programas instalados, como o navegador web ou a suite office e é perfeitamente possível instalar versões novas desses programas em distros mais antigas. O Windows 7 tem 3 anos de lançamento, mas usar uma distro da mesma época é quase um sacrilégio entre os linuxers…

    Quanto a qualidade do driver da AMD, ele funciona perfeitamente bem no meu Kubuntu 12.04. Os efeitos do KDE estão funcionando bem, jogar não é problema e a aceleração de vídeo funciona que é uma beleza no XBMC.

    Muita gente fala que o driver da Nvidia é perfeito, mas não é isso que eu vejo nos fóruns de ajuda. Bug todo driver tem, não importa qual o fabricante de hardware.

    Eduardo Siemann (usuário não registrado) em 5/06/2012 às 2:25 pm

    Não conheço muito bem a estrutura do controle do kernel, mas não daria para alguém fazer um “assim vai funcionar” e pronto, parece que a cada versão mudam a “estrutura” do kernel(isso estou falando da versão 2.6, 2.8 .. para 3.2 do ubuntu ou 3.4 que tive que usar aqui pq deu um problema “failed command: READ FPDMA QUEUED” que travava o ubuntu na leitura do disco…).

    Sei que deve ter alguem que define, mas sempre surge um projeto que mudam toda a estrutura e usam o novo projeto, ai voltam os velhos problemas =/
    Sei que melhora velocidade, gerenciamento de ram, mas será que “mudar tudo” é a solução?

    Ex.: ubuntu saiu do usplash(acho que era esse) para plymouth(não é kernel) mas para mim no começo gerou alguns problemas na resolução, mas hoje funciona perfeito, será que não conseguiriam deixar a velocidade do antigo igual ou melhor que o novo?

    Mas com 100% de certeza que a minha proxima placa é nvidia :)

    Leonardo Reis (usuário não registrado) em 5/06/2012 às 2:54 pm

    Super normal.

    O que eu quero eh que a AMD se esforce mais no auxilio a Mesa3D, para que os drivers open source tenham acesso a OpenGL 4.2 e seus antecessores, obviamente.

    Leonardo Reis (usuário não registrado) em 5/06/2012 às 3:24 pm

    Acho super salutar que o kernel o X e qualquer outro sistema ou subsistema quebre de vez em quando a retrocompatibilidade para melhorar em seguranca e/ou desempenho.

    Acho que os que reclamam deste modelo preferem coisas como netbios, eu nao prefiro.

    Como foi mostrado pelo @Francisco Ambrozio, o vento que ventou cah, ventou lah tambem.

    Eu conheco um monte de casos de equipamentos que param de funcionar no windows porque nao tem mais drivers e funcionam no GNU/Linux gracas a SANE, CUPS e companhia, isso de que as coisas funcionam eternamente pra galera do “janelas” nao eh verdade e ateh os que falam sabem disso, mas continuam falando.

    As coisas tem melhorado e vao continuar melhorando para o ecossistema do OS/FS pois o numero de usuarios estah aumentando e eh isso o que importa no fim das contas. Alem disso muitos usuarios de OS/FS sao qualificados e influenciam as compras dos outros. Se eu sei disso imagina essas empresas bilionarias?!?!

    Se voce eh usuario de GNU/Linux, em geral eh um dos “entendidos de computador” do seu circulo de convivio e influencia comprar de tecnologias deste circulo. Se voce usa placa de video A ou B ou C, vai acabar influenciando outros a usar tambem e esse foi um dos grandes motivos para o inicio do suporte oficial desses drivers no ecossistema OS/FS.

    Somado a estes fatores, o fato de empresas gigantescas do mundo das animacoes e tambem usuarias de CAD/CAM mais ligados a industria de manufatura e transformacao, o AutoCAD eh mais ligado a servicos e industria da construcao, tem migrado suas operacoes de UNIX e Windows NT para GNU/Linux, e demandam drivers. Todos sabem que grandes filmes que demandam animacoes hoje em dia tem alguma parte do trabalho feita em GNU/Linux.

    Alem disso, tenho que lembrar o fato de que os drivers tambem mudam, eles estao constantemente sendo programados, entao se a ABI, ou quelaquer outra coisa que tenha uma letra entre um A e um I mudar, mas for para melhor e tornar os trabalhos dos programadores mais facil e rapido, eu acredito que eles vao eh gostar.

    Celio Alves (usuário não registrado) em 5/06/2012 às 3:29 pm

    Quando tinha a minha Radeon X1650, a AMD estacionou.
    Depois que comprei uma HD 3650 usada por R$ 60, a AMD estaciona novamente.

    Como alguns desenvolvedores de games estão olhando para o Linux, no meu próximo upgrade (com peças novas desta vez) ficarei com uma placa da NVIDIA, nem que eu tenha que pagar um pouco a mais por ela.

    O motivo por ter escolhido mais uma vez uma Radeon (usada) foi pelo preço e por querer dispensar uma GF 6200 que já estava se arrastando por aqui.

    Mas o pior erro do usuário Linux é comprar um hardware de fabricantes que dão pouca importância para este sistema.

    KVM (usuário não registrado) em 5/06/2012 às 8:37 pm

    Não comprem placas ATI. Além de darem pouca importância aos drivers para linux, eles também dão mais ênfase ao desempenho do DirectX e menos ao OpenGL.

    Clésio Luiz (usuário não registrado) em 5/06/2012 às 8:44 pm

    @KVM

    Interessante você dizer isso, pois nos últimos benchmarks do Phoronix, as placas da AMD/ATI desempenho igual ou superior quando rodando Linux. Já as Nvidia ficaram um pouco a dever, com desempenho um pouco inferior aos drivers Windows.

    Tails Miles (usuário não registrado) em 5/06/2012 às 10:10 pm

    Acho que o problema está relacionado ao fabricante.

    A nVidia realmente faz funcionar suas placas no Linux. Sem stress, sem gambiarras que parecem brucharias, simples e rápido. Parabéns para a nVidia e suas GPUS.

    Fernando (usuário não registrado) em 6/06/2012 às 12:48 am

    Bom.. minha placa de video já não é mais suportada pelo windows, que teoricamente é mais bem servido. Não vejo problemas… Mas é uma pena.

    Diogo (usuário não registrado) em 6/06/2012 às 10:20 am

    Os drivers da AMD são uma porcaria, palavra de quem tem um notebook com ATI. Meu desktop dos anos 80 com uma Nvidia dos anos 70 dem desempenho melhor que o Notebook com o AMD fusion (CPU+GPU).

    Marcos (usuário não registrado) em 6/06/2012 às 2:05 pm

    Minha AMD é 4xxx, então já era. Concordo plenamente em não dar mais atualização nesses drivers, que são mais antigos, mas acho errado que parem de funcionar em uma versão mais nova do sistema operacional.

    Isso acontece com o Windows de vez em quando, mas numa frequencia bem menor e num hardware ou mais antigo ou mais ‘exótico’.

    Mas o que o @Marcos disse lá em cima está certo também: as bibliotecas do Linux e o seu kernel quebram compatibilidade muito fácil. Até releases, minor releases correm o risco de quebrar e de vez em quanto até patchs mudam compatibilidade, isso é ruim para o desenvolvedor e desestimula o suporte a versões mais antigas.

    Ninguém defende uma retrocompatibilidade eterna, como o Java, mas o outro extremo também não é saudável. Precisaria de uma política mais clara de versões.

    Teve uma época que o Linus Torvalds considerou retirar uma parte dos drivers do kernel e deixar apenas um cabeçalho deles, dando uma flexibilidade maior aos fabricantes, mas por algum motivo a ideia não foi pra frente.

Este post é antigo (2012-06-05) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.