Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


AMD demite boa parte de seus desenvolvedores open source

Recentemente os desenvolvedores do centro de sistemas operacionais da AMD na Alemanha avisaram na lista de e-mail do kernel Linux que não continuariam a usar seus e-mails corporativos da Dell, e agora foi confirmado que o centro em questão fechou, como parte do plano da empresa de reduzir em 15% sua força de trabalho.

Os desenvolvedores em questão trabalhavam em criar o suporte no kernel para os recursos das CPUS para servidores, desktops e notebooks da AMD, mas também se envolviam em projetos de interesse mais amplo, como IOMMU, KVM e Xen, bem como apoiavam o suporte a estes equipamentos diretamente em algumas distribuições.

Desejo que encontrem recolocação rapidamente e que possam continuar a contribuir com o desenvolvimento de projetos open source que apreciem.

Mas nem todos os funcionários da AMD envolvidos com o desenvolvimento de código aberto foram demitidos: os 4 desenvolvedores que atuam no suporte a placas gráficas da empresa continuam na ativa. (via h-online.com – “AMD dismisses numerous open source developers – The H Open: News and Features”)


• Publicado por Augusto Campos em 2012-11-08

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    A AMD é um exemplo de empresa que todo mundo torce pra ter sucesso mas…
    É realmente uma pena pois a Intel e a NVidia precisam ter concorrentes fortes para que o mercado se mantenha saudável.

    Joao (usuário não registrado) em 8/11/2012 às 1:45 pm

    não continuariam a usar seus e-mails corporativos da “Dell”
    Dell or AMD???

    Yan (usuário não registrado) em 8/11/2012 às 2:34 pm

    Se o suporte da AMD para Linux já não era muito bom, imagine agora com menos desenvolvedores…eu mesmo não uso Linux no meu notebook AMD porque não consigo usar softwares que não aproveitem totalmente o meu hardware.

    @Yan

    Tenho a mesma sensação com meu netbook com um AMD E-350.

    De acordo com a matéria original, só funcionalidades mais focadas para servidor serão afetadas com esta demissão:

    “According to heise Open’s information, the department that handles the open source drivers for the graphics cores on graphics cards and AMD’s Accelerated Processing Units (APUs) is not affected by the closure and the dismissals. Apparently, this department currently employs four developers who work on the open source graphics drivers that are part of the Linux kernel, Mesa 3D and X.org.”

    Só falta botar eles pra trabalhar, porque radeon APU no Linux tá um saco…

    Leonardo Reis (usuário não registrado) em 8/11/2012 às 3:06 pm

    Acredito que com a mudanca de direcao da AMD para deixar de competir pelo processador (classico) mais rapido dos desktops e se concentrar em APUs, alem das decisoes de dar mais atencao a percepcao de uso que numeros no hardware, qualidade e sensibilidade em audio 3D, gerenciamento de energia e minimizacao de uso de energia, alem claro de inovacao em sistemas moveis, a empresa deixa bem claro que a briga com a intel nao estah sendo saudavel para a saude financeira da mesma.

    A criacao da HSA e a confirmacao de que usarao plataforma ARM, dao fortes indicios de que a AMD quer contornar a briga e focar nos mercados mais lucrativos, que sao e serao as plataformas de alto poder de processamento moveis ou embedded e as plataformas de hierarquias mais altas, que sao compostas pelas camadas de servidores e de supercomputadores.

    A HSA torna os custos de inovacao e patentes menores para seus associados, porem nao modifica muito a questao da pujanca de investimentos e producao, o que a meu ver soh melhoraria se ouvesse uma fusao ou aquisicao entre AMD e uma ou duas parceiras da HSA que sejam produtoras de semicondutores, no caso Imagination ou Texas Instruments, ou ateh as tres virarem uma coisa soh quem sabe. A outra produtora de semicondutores que seria a Qualcomm tem bons contratos com os militares americanos e eh a que tem politicas mais fechadas e portanto mais distantes dos outros parceiros.

    Quanto a AMD, acredito que ela vai continuar focando em produzir resultados em seus processadores no sistema dos caras de Redmond, porem deve ofertar mais documentacao para a comunidade diluir seus custos no ecossistema FOSS, pois se eles pensam em servidores e superconputadores e nao pensarem em GNU/Linux … aih eles tem eh que fechar as portas mesmo, porque de burrice jah basta terem pensado que os tablets (que eu nao gosto, mas isso eh pessoal) nao seriam importantes e que os celulares demorariam mais para tomar espaco dos desktops.

    Marcos (usuário não registrado) em 8/11/2012 às 4:10 pm

    A AMD desistiu de batalhar na frente da performance, tanto é que a maior parte é em servidores que foram demitidos, eles simplesmente não conseguem fazer um processador que pelo menos consiga competir com um high-end da intel, seus processadores “high-end”, competem com os mid-end da intel… Sendo assim a AMD decidiu partir pras APU’s, onde ela leva uma grande vantagem por ter a radeon, no entanto como essas IGP são entry-levels e com o rápido avanço das IGP da intel, isso se torna perigoso… sem contar o alto investimento e suporte que a intel está dando ao linux agora, a próxima geração Haswell vai chegar com praticamente tudo funcionando já no kernel, desde aceleração de video a simples renderização 2d e processamento…

    Laponta Delapicula (usuário não registrado) em 8/11/2012 às 5:11 pm

    “Mas nem todos os funcionários da AMD envolvidos com o desenvolvimento de código aberto foram demitidos: os 4 desenvolvedores que atuam no suporte a placas gráficas da empresa continuam na ativa.”

    enquanto isso o anão que cuida do “desenvolvimento de código aberto da NVIDIA que atua no suporte a placas gráficas” está gripado …

    Oh triste realidade … XD

    Woz (usuário não registrado) em 8/11/2012 às 5:44 pm

    @Laponta

    Quatro caras trabalhando na AMD, somados ao cabra que a Humble Bundle contratou na outra notícias mostram, sem dúvida, o valor econômico da força de trabalho da “comunidade”.

    Tamo bem na foto.

    Nyappy! (usuário não registrado) em 8/11/2012 às 6:26 pm

    Já fui fã da AMD, mas hoje vejo que depois dos Athlon XP e 64 a AMD perdeu o bonde da história nos processadores x86.

    Estão pagando caro pela transação de alto-risco para comprar a ATI, se tivessem investido em P&D, maior produção e suborno talvez seriam do tamanho da Intel hoje, competindo de igual para igual.

    salaminho (usuário não registrado) em 9/11/2012 às 3:40 pm

    Linux em declínio. Modelo opensource em declínio. BSD com compilador novo e bombando.
    A idéia opensource pode ser mto boa, a filosofia é a mais válida possível, mas não coloca feijão na mesa em escala, e as empresas tem bocas para alimentar e acionistas para justificar a sua existência no mercado. Se não fosse assim, até a microsoft hj seria 100% opensource com uma legião de programadores gratuitos nas horas vagas trabalhando para ela. Mas não.

    Ícaro (usuário não registrado) em 9/11/2012 às 4:07 pm

    Eu até usaria AMD, mas a Intel é a única que oferece placa integrada que funcione com software livre. Os drivers da AMD são livres, no entanto os firmwares não são.

    Ícaro (usuário não registrado) em 9/11/2012 às 4:09 pm

    salaminho, Open/Free/Net/BSD é livre também. Então está em declínio também?

Este post é antigo (2012-11-08) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.