Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Alfa 3 do Mageia 3

Enviado por Macxi (emebipeΘgmail·com·br):

“Essa versão em desenvolvimento – Alpha 3 – vem com as novas atualizações: o KDE 4.9.2 e o GNOME 3.6.1 e inclui a versão do kernel 3.6.5 (mais recente), mas ainda inclui o GRUB (lagacy) como menu de inicialização (bootloader) padrão. Os desenvolvedores esperam ter o GRUB 2 incluido na versão Beta, com previsão de ser utilizado para a versão final.

A lista completa de mudanças e novos recursos do alfa 3 está disponível nas notas de lançamento ( [wiki.mageia.org/…] ).

Ver na Errata ( [wiki.mageia.org/…] ) a lista de problemas conhecidos.

Mageia 3 Alpha 3 está disponível para baixar ( [mageia.org/…] ) como um instalador de CD ou DVD, e como um LiveCD ou LiveDVD com o GNOME ou KDE, ambos em 32 e 64 bits.

Quem testar esta versão é incentivado a dar feedback e relatar no Bugzilla Mageia ( [bugs.mageia.org/…] ) quaisquer bugs que encontrarem .

O cronograma de desenvolvimento ( [wiki.mageia.org/…] ) prevê que serão lançadas três versões betas e um release candidate. A versão final está prevista para 20 de março de 2013. Lembramos que essa versão Mageia 3, Alpha 3 é para teste e não deve ser usada em ambiente de produção.” [referência: blog.mageia.org]


• Publicado por Augusto Campos em 2012-11-16

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Lucas (usuário não registrado) em 16/11/2012 às 12:03 pm

    Achei muito interessante o Mageia disponibilizar o Razor-qt nos repositórios oficiais. Não sei o quanto maduro está este ambiente, já testei ano passado e ainda estava meio cru. Mas é uma boa alternativa ao KDE.

    Macxi (usuário não registrado) em 16/11/2012 às 1:45 pm

    Acrescento a esta notícia algumas novidades do Mageia 3, Alpha 3:

    O sistema de arquivo btrfs agora é suportado ( ver aqui)

    A mudança para /usr está completa (ver aqui)

    O sistema de gerenciamento de pacotes recebeu algumas atualizações e correções de bugs. RPM foi atualizado para 4.10.1 e rpmdrake tem algumas correções. Urpmi foi “reformulado e limpo,” obtidos várias correções de bugs e algumas novas checagens de segurança. (ver aqui)

    Ver também outras notícias sobre o Mageia 3, alpha 3, de diversos sites em vários idiomas, listadas no “Wiki Mageia Press“, dentre as quais, destaco as do site Phoronix e do site Ostatic. Ver também a lista feita pelo site Softpedia:

    Destaques do Mageia 3 Alpha 3:
    · Kernel Linux 3.6.5;
    · RPM 4.10.1;
    · KDE Software Compilation 4.9.2;
    · GNOME 3.6.1;
    · Nova arte;
    · LibreOffice 3.6;
    · Systemd 195;
    · GRUB por padrão (GRUB2 deve estar pronto em Beta 1);
    · Imagens Live ISO agora usar OverlayFS;
    · Qt 4.8.3;
    · Qt 5 Beta;
    · QtCreator 2.5.2;
    · Perl 5.16.1;
    · Ruby 1.9.3;
    · Razor-qt ambiente desktop;
    · TkGate;
    · GanttProject;
    · OpenStereo;
    · MonoDevelop;
    · Gambas3;
    · Libyui;
    · Fdb.

    Arpoador (usuário não registrado) em 16/11/2012 às 1:50 pm

    Aguardando o grub 2.
    @Macxi, o Mageia realmente está ficando sedutor.

    Macxi (usuário não registrado) em 16/11/2012 às 1:56 pm

    @Lucas,

    Eu não testei ainda este ambiente gráfico Razor-qt. Nem conhecia antes de saber que a Mageia estava incluindo ele no repositório oficial, mas sempre é bom ter mais opções.

    Caso você faça alguns testes, serão bem-vindas suas avaliações sobre ele nos fóruns, IRC ou listas de email ou até registros de bugs no bugzilla Mageia.

    Macxi (usuário não registrado) em 16/11/2012 às 2:03 pm

    @Arpoador,

    Concordo, a Mageia está ficando com bons atributos e espero que continue ficando cada vez melhor :)

    Macxi (usuário não registrado) em 16/11/2012 às 5:15 pm

    Para quem não conhece a Mageia, convido a conhecer dando uma lida no texto “Apresentação da Mageia para Iniciantes”

    Cleiton Lima (usuário não registrado) em 16/11/2012 às 10:58 pm

    Lucas e Macxi utilizo a versão mais recente do Razor-Qt no Mageia 2 e só tenho elogios. Ele é leve e melhorou bastante nessa versão. Fiz inclusive um review dele lá no blog. A única ressalva é que ele está nos repositórios do Mageia 2, só que não é a versão mais recente.

    http://espacoliberdade.blog.br/software-livre/lan%C3%A7ado-razor-qt-05-veja-novidades-e-aprenda-instalar

    Macxi (usuário não registrado) em 17/11/2012 às 1:04 am

    @Cleiton Lima,

    Muito bom o seu texto “Lançado Razor-Qt 0.5! Veja as novidades e aprenda a instalar”

    Como vc diz no seu texto ( e consta no site razor-qt.org), a ultima é a versão 5.1. e a Mageia 2 tem o Razor-qt 4.1 e a Mageia 3 (Cauldron), já tem a última versão 5.1.mas será lançada em março/13 (ver as distros com o pacote Razorqt no site Pkgs search ) Obs: a Mageia 1 não tem este pacote

    O Mageia 3 já vem com um pacote task-razorqt, que facilitará a instalação do Razorqt, que é um dos vários ambientes gráficos disponível na Mageia (ver aqui)

    Luiz (usuário não registrado) em 17/11/2012 às 7:46 am

    @Cleiton Lima,

    Gostei muito do seu artigo, só uma pergunta:
    O ambiente já está bom o suficiente para criação de um live-cd só para ele?
    Seria uma boa ideia não acha Macxi?

    Macxi (usuário não registrado) em 17/11/2012 às 1:23 pm

    @Luiz,

    Eu não conheço ainda o ambiente gráfico Razor-qt. Mas nada impede que seja proposto no Forum MageiaBrasil e no Forum Mageia Internacional e até, se achar adequado, sugerir isso, no Bugzilla Mageia, como uma proposta a ser implementada.

    O ano passado eu testei vários ambientes gráficos no Mageia 1, quando ainda não tinha o Razor-qt. Fiz uma pequena sequência de imagens de cada ambiente gráfico, só para dar uma idéia de cada um. Para ver a sequência basta ir clicar nos nomes do ambientes gráficos e depois nas imagens:

    “Ambiente gráfico” Completo
    1 – KDE
    2 – GNOME
    3 – Xfce
    4 – Lxde

    “Ambiente gráfico” Completo
    1 – Enlightenment (E17)

    Apenas “Gerenciador de Janelas”
    1 – Openbox
    2 – Fluxbox
    3 – IceWM
    4 – Fvwm2
    5 – WindowMaker

    Obs: ver wikipedia

    K (usuário não registrado) em 17/11/2012 às 1:55 pm

    Eu acho uma perca de tempo tantas distros e tantos ambientes graficos.
    Ao meu ver deveria existir somente o Ubuntu com seu inovador ambiente Unity.
    A maioria das distros se perderam no tempo e a cada dia parecem mais arcaicas.

    E pra quem ta cansado de esperar nada melhor que o Mac Osx. é o Linux que todos um dia sonhavamos em ter.

    Arpoador (usuário não registrado) em 17/11/2012 às 2:20 pm

    @ K, sou usuário Ubuntu, entretanto nunca, eu disse nunca deveria somente existir o Ubuntu. Toda unanimidade é burra, e o Linux é maravilhoso por isso. Temos escolhas, opções para configurarmos o que desejarmos, e aonde for. O Mageia é uma excelente distro (estou aprendendo), como também o Fedora, Suse, Debian, Centos… Me surpreende seu comentário (acompanho o Brlinux e vi colocações suas muito pertinentes) e talvez não tenha entendido direito. Sou contra quinhentas distribuições pequenas e a favor de uma dezena, onde todos concentrem esforços nelas. Mas uma só? Tem tanta gente aqui que não gostou do Unity, ou mesmo do Ubuntu…

    Macxi (usuário não registrado) em 17/11/2012 às 2:51 pm

    @K,
    É muito simplista a sua visão do mundo do software livre. Mal comparando com outras áreas, é como se alguém sugerisse que o mundo deveria ter só um modelo de carro, ou de moto, ou de casa, e se perguntasse, pra q tanta variedade?

    O mundo é mais complexo, e a variedades e a diversidade é uma solução e não um problema, pois amplia as opções de escolha do usuário, em todas as áreas, inclusive no mundo digital e no mundo do sofware livre.

    Concordo que as vezes essa diversidade de distro e ambientes gráficos pode até causar confusão ou dúvidas, mas isso não se soluciona eliminando a diversidade, mas organizando e classificando, como fez a wikipedia comparando ambientes gráficos e comparando distros. Isso ajuda as pessoas a enteder essa diversidade para melhor escolher o que é mais adequado para cada situação.

    K (usuário não registrado) em 17/11/2012 às 3:41 pm

    Me diz o que adianta se a maioria das distros são meia boca e incompletas.

    Será que ninguem percebeu quantos SO nasceram depois e fizeram sucesso.

    Algo tem que mudar porque já a muitos anos todas as distros continuam na mesmisse e não saem do lugar. E as que inovam são cristicadas.

    O Ubuntu é a unica distro que atualmente está inovando em termos de Desktop.

    Luiz (usuário não registrado) em 17/11/2012 às 4:18 pm

    Ubuntu inovador? Ele só criou o Unity, um tema e uns 4 aplicativos, o resto quem fez foi o Gnome, Firefox, Debian, KDE (Unity feito QT), Compiz, Linux Fundation, LibreOffice, etc. Inovadora é a comunidade, que está unida mesmo separada, contribuindo para o próprio Ubuntu. Aí vem um usuário que não sabe nada e chama tudo de arcaico e enaltece o Ubuntu diante das distribuições sem saber o tolemado que o Ubuntu depende de outros projetos que tem por trás outras distribuições.

    Luiz (usuário não registrado) em 17/11/2012 às 4:21 pm

    O Razor-QT tem a oportunidade de crescer por causa do Mageia que foi uma das primeiras a colocar o ambiente em repositórios oficiais. Isso também é inovar.

    Lucas (usuário não registrado) em 17/11/2012 às 4:31 pm

    Mageia cresceu muito em pouco tempo, a maioria dos usuários que usava o Mandriva hoje usa Mageia. A filosofia Mageia permite que você evite o terminal ao máximo, é focada no usuário comum. Chega de usar PPA para ativar repositórios, que tal simplesmente adicionar midias no CCM. Que tal uma central de controles onde você pode administrar todo o seu sistema sem utilizar o terminal? Alterar opções do GRUB, configurar e instalar sua placa de vídeo, instalar programas e adicionar fontes. A estabilidade da distribuição também impressiona, como uma distribuição comunitária consegue ser tão boa? E a quantidade software? A maioria dos principais softwares estão lá, os que não estão pode ser incluído, é só você participar da comunidade. A comunidade Mageia está aberta a opiniões e te dá total ouvido, você pode participar em qualquer área, nenhuma decisão é tomada sem aprovação de todos. Viu porque muita gente usa a distribuição do artigo? Motivos é o que não falta.

    K (usuário não registrado) em 17/11/2012 às 5:58 pm

    O ubuntu pelo menos tem um ambiente mais integrado e é mais organizado e isso sim é invador coparando com os arcaicos e ultrapassados ambientes das outras distros. Tanto que logo teremos Steam com suporte somente pro ubuntu.

    Se acham a maior maravilha essa bagunÇa de ambientes das mais variadas distros. Porque essas Distros Linux como Desktop não Emplacou ? Porque não tem foco. São incompletas. São meia boca. Não tem visão alguma. Sei que doi mas essa é a verdade.

    Acho engraÇado falar que muitos usam essa ou aquela distro. Com maquinas dual boot com windows pirata. Se fosse uma maravilha porque não abandoram o windows. ?

    Não aceitar a verdade é viver em uma utopia.

    Vou dar um pequeno exemplo. “Android” olha o tempo de vida e quanto superior ele é. Totalmente integrado e tem total visão direcionada ao usuário. Daria tranquilamemte pra usar como Desktop. Olha o tempo de vida de muitas distro e quanto atrazada estão.

    A unica que tem uma possivel chance é o Ubuntu. Isso é fato.

    Lucas (usuário não registrado) em 17/11/2012 às 8:09 pm

    Ai ai, coitado do Lunático. Se o que ele disse fosse verdade o mundo do software livre ia por água abaixo. Vamos deixar tudo nas mãos do Ubuntu. OpenSuse largaria todo o suporte e desenvolvimento que faz ao KDE, ela é a que mais contribui para o ambiente, levando o QT por água abaixo e juntamente o Unity. Fedora parar de desenvolver o Gnome, pois os maiores contribuidores são de lá jogando a maioria dos aplicativos do Ubuntu no lixo. As outras distribuições pararem de desenvolverem melhorias, a ideia de uma interface gráfica para instalar programas por exemplo veio da Conectiva. O Débian é derivado do Ubuntu, Bye Bye Debian. Tem distribuições por exemplo voltada ao mercado, SUSE, RED, você acha que os maiores servidores do mundo usa Ubuntu? As demais distribuições também ajudam nas futuras versões dos aplicativos pois reportam erros para os desenvolvedores e compartilham ideias, não todas. Você não percebe que o software livre e as distribuições estão integradas. Você é fanático demais K. Eu uso Ubuntu, mas estou defendo as outras distribuições aqui porque sei da importância de muitas. Ubuntu somente é a morte do mundo livre. É mais fácil eliminar o Ubuntu de nossa comunidade que acabar com a maioria e os mais antigos e preciosos projetos.

    Lucas (usuário não registrado) em 17/11/2012 às 8:10 pm

    E outra a Steam deu preferencia ao Ubuntu mas deixou claro que dará suporte as distribuições que queiram utilizá-lo. Verifiquei esses dias que o Arch-Linux já conseguiu fazer uma adaptação.

    Luiz (usuário não registrado) em 17/11/2012 às 8:18 pm

    O Ubuntu tá decadente, na minha faculdade todos os computadores foram substituídos pelo Linux Mint kkkkkk. Meus colegas que usavam Ubuntu estão usando Mageia ou Mint. A coisa tá feia em Ubuntu, vai ter que pedir mais doações, vender produtos da Amazon e criar mais meios de ganhar dinheiro para manter vivo. Quem mandou criar aquele Unity podre.

    Luiz (usuário não registrado) em 17/11/2012 às 9:05 pm

    Android foi criado por 50 empresas de tecnologia, empresas nome e peso no mercado. O investimento foi alto para criar o sistema operacional. Algumas empresas ditam tendência como é o caso da Sansung, LG, Motorola etc. For que a demanda por dispositivos com um sistema operacional assim era crescente, foi uma jogada de mestre. Quer comparar o Android cuja bem sucedida Google dá suporte com uma distribuição livre comunitária que não tem apoio nem da loja da esquina?

    Luiz (usuário não registrado) em 17/11/2012 às 9:07 pm

    Você acha mesmo que a Microsoft uma empresa multinacional que tem dinheiro para dar e vender ia desenvolver um sistema operacional que qualquer distribuição comunitária faria melhor?

    Macxi (usuário não registrado) em 17/11/2012 às 10:21 pm

    Quando defendo o uso da Mageia, faço por várias razões (ver aqui) e dentre as quais:

    a) A Mageia tem o desenvolvimento comunitário (sem fins lucrativos) e mesmo assim tem uma organização de distro profissional.
    b) A Mageia é uma distro autônoma: estrutura completa própria, com uma grande equipe de desenvolvimento, pacotes próprios, bugzilla próprio, foruns, wiki de documentação etc. Acho que a única distro comunitária com toda essa estrutura dá Mageia e o Debian.
    c) a Mageia tem como ambiente gráfico padrão o KDE (além do Gnome e o Lxde).

    Gosto do modelo de desenvolvimento comunitário da Mageia, mas não sou contra o uso de outras distros, ao contrário, acho que o linux é um só, desde que o Projeto GNU e copyleft foram criados há mais de 20 anos. Com isso, se é software livre – GPL , tudo que uma distro desenvolver pode ser usado por outra distro, e é esse desenvolvimento colaborativo que faz o linux forte.

    Defendo o uso da Mageia porque acho uma boa solução, não porque é a única. Espero que outras opções se fortaleçam, como a Mandriva ou mesmo o Ubuntu, mas com base na filosofia do software livre e desenvolvimento colaborativo, para fortalecer todas as outras opções.

    Uso e defendo uma distro porquê é útil, funciona para mim, quando deixar de funcionar, terei que trocar por isso é importante a diversidade. A Mageia funciona muito bem para mim, por isso apresento como uma possível boa opção para as pessoas. Mas não sou contra outras distro.

    Mas não uso o Ubuntu porque seu ambiente padrão é o Unity (e não KDE); Acho também complicado que o Ubuntu está cada vez mais escolhendo o modelo de distro comercial, cada vez mais fechado e exclusivista, isso pode significar que o grande lema “linux para seres humanos” talvez esteja mudando para “linux para consumidores”.

    Mas acho quem quiser ser só consumidor vai comprar um mac ou um windows.

    Uma das vantagens do linux é que no linux o usuário é mais do que um consumidor, é um participante e um colaborador.

    Macxi (usuário não registrado) em 17/11/2012 às 11:01 pm

    Complementando:

    Acho o Debian um bom exemplo de desenvolvimento comunitário (dentro da filosofia do software livre), muito bem organizada e com uma grande estrutura, usa sistema de pacotes DEB e tem o Gnome como ambiente gráfico padrão. O Debian é base de milhares de outras distros derivadas pelo mundo todo.

    Eu acho q a Mageia está seguindo o mesmo rumo, de uma distro comunitária ( dentro da filosofia do software livre), muito bem organizada e com uma grande estrutura, usa sistema de pacotes RPM e tem o KDE como ambiente gráfico padrão.

    Acho que MAGEIA está cada vez melhor, por isso penso que irá se destacar cada vez mais no mundo linux, como uma distro que irá contribuir para fortalecer o software livre, assim como fez e está fazendo o projeto Debian.

    K (usuário não registrado) em 17/11/2012 às 11:16 pm

    Perai @macxi vc fala de consumidores como se fosse pessoas de outro mundo. Mas nós somos consumidores. Eo que vc ta dizendo que vc nao quer inovacao ou facilidade pq seria algo pra consumidores. Que ridiculo.

    A verdade é que as distros deixam muito a desejar e não conquistou a maior parte dos usuários por isso.

    Será que todo mundo aqui é burro pra entender do qie to falando. De um S.O. Que seja realmente empolgante pro usuário comum.

    Eu não to falando da comunidade SL eu falo de algo que é realidade que nenhuma distro conseguiu fazer algo que realmente a maior parte das pessoas queiram usar.

    Muito usuários Linux migraram pro MacOSX. Nele eles encontraram o que o Linux não conseguiu até hoje.

    E não acho que o Ubuntu esta decadente. Se repararem a maioria das noticias é sobre ele. Se ele ta decadente imagina as outras distro.

    Aqui mesmo no brlinux tem muito mais noticia sobre ubuntu do que qualquer outra distro juntas. Isso é fato.

    Os cabeÇas Ocas ai em cima tão simplemente dizendo que se alguem fizer uma distro que realmente conquiste o mercado a mesma não serve pra comunidade SL. Ridiculo isso. Tem que ser muito burro pra pensar assim.

    Acho que Lunatico é aquele que não aceita os fatos e vive em uma Utopia total.

    K (usuário não registrado) em 17/11/2012 às 11:34 pm

    O @Lucas sobre o steam , adapataÇão = coisa feita nas cochas ou seja “meia boca”, o que é diferente de algo que realmente tenha um bom suporte. Ou seja algo ” bem feito.”.

    E não acho @Luiz que a comunidade SL não consiga fazer algo melhor que a microsoft ou que a google. Discordo de você. Oque falta é alguem que tenha visão e estivesse no comando. O fato que virou uma bagunÇa e nem as distros são compativieis entre si. E isso já acontece de tempos. E quanto a sua faculdade acredito que as maquinas sejam arcaicas e pra isso é preciso instalar algo do nivel pra funcionar. ;)

    Cleiton Lima (usuário não registrado) em 18/11/2012 às 12:12 am

    Luiz, acho que a melhor opção por enquanto é instalar o Razor-Qt numa distro que tenha o KDE por padrão, tem mais chance de dsr certo.

    Akin (usuário não registrado) em 18/11/2012 às 8:14 am

    Já usei várias distros linux e instalei este alpha do mageia para ver. Estou impressionado, muito boa a distro.Até decidi usar de distro pincipal, os desenvolvedores estão de parabéns. Só acho que as distros (Todas) deviam caprichar mais no visual, elas são muito conservadoras. O KDE por exemplo é super personalizavel, sei la devia ter pelo menos uns cinco tipos visuais (com diferentes plasmas ativos) diferentes de KDE e vc escolhia qual queria ativar. Afinal não é todo mundo que tem paciencia para ficar dando retoques cosméticos.

    Luiz (usuário não registrado) em 18/11/2012 às 9:45 am

    Você está errado K, poucos gostaram do Unity. Alguns preferem até o Gnome 3. O Unity não só é consumidor de recurso, ele tem bugs feios (vide libreoffice), é pouco personalisável em relação a outros ambiente, está dando problema com algumas placa de vídeo modernas, a central de programas é super lenta te forçando a usar o terminal para maior agilidade, ou instalar o Synaptic, etc. É mesmo questão de gosto pessoal. Não vou falar que o Ubuntu é ruim. Outra, você não sabe o quanto é fácil adaptar o Steam para qualquer plataforma, é só pegar o código fonte e portar para RPM por exemplo, isso a gente vive fazendo, os softwares permanecem na mesma qualidade e roda da mesma forma. O Unity por exemplo já está nos repositórios oficiais da próxima versão do Fedora. O que tem de programa que é foi feito para uma distribuição e foi portado para outro não tá escrito. A maior parte das notícias é sobre o Ubuntu fato, mas a maioria é criticando ele. São discursões e mais discursões, usuários insatisfeitos etc. Por ultimo lógico que o Ubuntu pode e ainda desejo que ela consiga competir com o Mercado, mas o que eu quero é que a todos parem desse preconceito com outras distribuições, dá trabalho fazê-las, construí-las, tem gente usando e fazendo ela, ela satisfaz muita gente, por isso ela existe. Usa seu Ubuntu tranquilo, mas respeite, lembre-se que foi a partir de uma distribuição comunitária que nasceu o Ubuntu. Esta aqui é só mais uma.

    K (usuário não registrado) em 18/11/2012 às 11:15 am

    O Luiz vc ainda não, e entendeu. Pra mim pouco importa qual distro seja mas que não ficasse na mesmisse e que realmente fosse completa como desktop sem ter que ter um dual boot com windows como muitos fazem aqui.

    Você acha que nesse caminho essas distros vão chegar em algum lugar. Vai se passar 10 anos e vai fica tudo na mesma.

    Marcelo Ulianov (usuário não registrado) em 18/11/2012 às 11:15 am

    A verdade é que essa empacada em menos de 2% de usuários no mercado mundial de PC’s já deveria ter sido estudada. Quais as causas? Não adianta perguntar dentro da comunidade Linux, tem que perguntar para quem está fora. Pq vc não usa Linux? O que te faria usar Linux? Sempre defendi uma Interface Única, mas o blá blá blá da diversidade sempre venceu. E o Linux sempre perdeu com isso. Levando em conta que o sistema existe para ser usado, é claro. Alguém citou o Android, esse sim, o Linux que deu certo.

    Lucas (usuário não registrado) em 18/11/2012 às 11:44 am

    O Android deu certo graças as maiores empresas de tecnologia do mundo que se uniram para criá-lo, divulgá-lo e vendê-lo. Ubuntu tem como suporte somente a Canonical e a própria fundação, comparar os dois sistemas é uma loucura. Se vocês querem integração, interface única, distribuição única, saia do Linux. Eu não quero usar Unity, meu amigo ali prefere o XFCE, a Dona Margarida adora o KDE e o seu Luiz adora o XFCE. Mas o Eduardo ali sempre usou Mandriva desde 2005 e Dr. João prefere o Fedora. Isso não vai mudar por causa de sua opinião. Agora eu já disse que uso Ubuntu, concordo que ele pode conseguir ainda mais usuários e se destacar no mundo Linux, concordo com você. Mas opções sempre existirão, pois escolha de usuários é algo livre. Todo mundo pensa e quer uma coisa diferente. Acho que o Ubuntu já conseguiu de alguma forma uma integração e união no mundo livre frente as outras distribuições. Mas o site aqui chama-se BR-LINUX, não BR-UBUNTU então respeite o espaço de outras distribuições, mesmo que ela pareça não inovar e trazer nada de novo pro mundo Linux, ela tem uma comunidade, tem usuários, desenvolvedores e tem um objetivos, apesar de você não entender. Não é possível jogar tantas distribuições e ambientes de trabalho pro espaço, tem usuários e usuários que precisam deles. Não são todos no mundo livre que tem o objetivo de conquistar popularidade, tem distribuições que não visa isso, pode ser uma visão do Ubuntu mas não de todas as distribuições. Nem todas a distriuições querem inovar, algumas querem ser conservadoras. Você quer que uma distribuição mude seu objetivo porque vc acha que deve ser assim? Por último, eu também uso o Ubuntu com o Windows do lado em Dual-Boot. Te falo que ainda não é possível substituir completamente o Windows, Ubuntu também é incompleto em muitas coisas. Chega!!! Cansei de discutir besteiras.

    K (usuário não registrado) em 18/11/2012 às 2:20 pm

    @Marcelo Ulianov finalmente alguem que me entendeu.

    @Lucas E esse seu argumento é um argumento de perdedor e muito fajuto. Todo mundo sempre quiz que o Linux fosse de preferência mundial. Que fosse o queridinho do Desktop. Como não emplacou usa esse medilcre argumento.

    Aposto que se fosse sucesso seus argumentos seriam bem diferente.

    O Android deu certo porque é completo o resto foi consequência. Se não existisse essa bagunÇa toda de distros com certeza daria certo. Isso foi bom até um certo ponto mas agora já perdeu o sentido. Como falei vai passar mais 10 anos e essas distros vão continuar na mesma. Ou seja. Sem muitas novidades e poucos programas.

    Eu espero seja qual for a distro mude isso. no momento só vejo o Ubuntu nesse caminho. De ser algo realmente completo. E não uma distro “meia boca”.

    Arpoador (usuário não registrado) em 18/11/2012 às 2:43 pm

    Acho o Ubuntu inovador e atualmente procura uma identidade própria. E geralmente é criticado pelos caminhos que costuma escolher, sejam eles certos ou errados. Mas o que é certo ou errado? Lendo os posts, até passei a entender o que o @ K pensa, só que continuo achando radical demais. Concordo que distribuições de seis meses de vida podem atrapalhar, mas e o Ubuntu, veio de onde? Será que iria dar certo? E o Linux Mint iria dar certo? Só fazendo para saber e de repente num futuro venha a surgir uma nova distro de sucesso que todos esperam e que una definitivamente a comunidade. Só que eu acho que esta comunidade só se unirá numa filosofia, pois se alguém tiver de inventar algo novo, o fará. É um exercício profissional, acadêmico ou mesmo por hobby. Não tem como limitar a criatividade humana e o desejo de ser diferente…

Este post é antigo (2012-11-16) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.