Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Adeus, live CD de instalação do Ubuntu! Bem-vinda, imagem ISO de 800MB!

Já havíamos comentado por aqui a possibilidade, portanto a notícia não chega como uma surpresa, mas mesmo assim dá a sensação de sinal dos tempos: a tradicional imagem ISO oficial de um live CD de instalação não estará mais disponível no Ubuntu 12.10, a ser lançado no próximo mês.

A confirmação vem da lista de desenvolvimento da distribuição, acompanhada da descrição do que será a nova imagem oficial de instalação: uma imagem ISO live de até 800MB, pronta para ser gravada em um DVD ou em um pen drive/cartão de memória.

Faz tempo que não vejo computadores novos sendo vendidos com drives de CD (embora devam existir): se vem com leitor de mídia removível, geralmente é DVD. E com até 100MB a mais, dá de ter mais funcionalidade disponível no sistema default, além de simplificar o processo de lançamento, uma vez que as imagens alternate e DVD deixarão de ser mantidas conforme suas funcionalidades forem absorvidas pela imagem default. Segundo o OMGUbuntu, a mudança não atinge a imagem do Ubuntu Server. (via omgubuntu.co.uk – “It’s Official: The Ubuntu LiveCD is Dead | OMG! Ubuntu!”)


• Publicado por Augusto Campos em 2012-09-10

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Leonardo Reis (usuário não registrado) em 10/09/2012 às 10:17 am

    Nao uso ubuntu e nem pretendo usar, mas vou “me meter” e opina!

    Poque nao ateh 1GB?? Ou pelo menos 900MB, uma vez que seria um formato mais ajustado a um pendrive de 1GB e aos mini dvds, que sao de 1.4GB?

    Com 900MB caberia nas duas midias, uma vez que por questoes de formatacao nem o pendrive de 1GB nem o dvd de 1.4GB gravam exatamente essas quantidades de dados.

    Anderson Silva (usuário não registrado) em 10/09/2012 às 10:20 am

    Obs.: Imagem de 800GB??? Corrige aí, Augusto! =P

    Sobre a mudança: não que eu use muito os CDs do Ubuntu que eu tenho, tanto é que eu faço instalação hoje utilizando uma mídia USB e dá conta do recado, mas eu gosto de manter os CDs das versões guardados aqui, para uma eventualidade qualquer (hardware antigo ou hardware bichado q não dá boot por USB, por exemplo), mas nada impede de queimar um DVD pra isso…

    alves (usuário não registrado) em 10/09/2012 às 10:26 am

    “…uma imagem ISO live de até 800GB, pronta para ser gravada em um DVD ou em um pen drive/cartão de memória…”

    Que DVD é este de 800GB? Quero um!

    Marcos dos Anjos (usuário não registrado) em 10/09/2012 às 10:29 am

    800GB?!?!?!
    100GB?!!?
    OMG!!!

    TIQ (usuário não registrado) em 10/09/2012 às 10:37 am

    uma imagem ISO live de até 800GB

    Meus disquetes de 4gb não vão me ajudar mais.

    Carlos Felipe (usuário não registrado) em 10/09/2012 às 10:40 am

    Creio que o aumento somente a 800mb é devido que a conexão à Internet nos países africanos e em outros, incluindo o Brasil (vide nossa 3G), é péssima.

    Outro motivo é para que os desenvolvedores não inchem a distro com besteiras, tendo um tamanho máximo, precisam priorizar o que é essencial do que é acessório.

    JCCyC (usuário não registrado) em 10/09/2012 às 10:44 am

    Acredito que esse tamanho vai aumentar, mas aos poucos e com coisas que a galera realmente precisa, tipo GIMP, MATE…

    É verdade, vou corrigir. Obrigado!

    Marcos (usuário não registrado) em 10/09/2012 às 10:57 am

    Estipular um tamanho é ótimo, pois assim evita de ficar criando-se bloatware’s. Eu sinceramente acho que os programas que vem com o ubuntu são muito bem escolhidos, mas com o passar do tempo seus builds se tornam mais grandes, ai não tem pra onde correr. Mas 1GB seria uma medida ideal nesse cado.

    Porfírio (usuário não registrado) em 10/09/2012 às 11:27 am

    Até mesmo drives de DVD são hoje peças de museu.

    Discos são excessivamente frágeis e lentos. Hoje em dia um pendrive de 1Gb é suficientemente barato (com a vantagem de ser reaproveitável) para substituir os disquinhos.

    Para o povo africano de baixa renda, acesso à internet já é um luxo e baixar 650Mb é tão complicado quanto 800Mb: quase inviável. Nunca foi uma opção. Eles dependem de mídia física para isso e um único pendrive de 1Gb pode fazer instalações em todo um telecentro, sem correr o risco de riscar.

    Ivan (usuário não registrado) em 10/09/2012 às 11:28 am

    Faz muito tempo que gravo as ISO que baixo em DVD (não só ubuntu, todas!) Na verdade, é uma das poucas utilizações que faço do meu tubinho de DVDs virgens.
    Só achei estranho essa meta nova, pq 800MB? tudo bem, falaram que a limitação seria por causa da velocidade baixa de download em alguns lugares, mas mesmo assim, acho que o limite deveria ser de uma mídia física, como os 1,4GB do mini-DVD.
    Até pendrive de 1GB é coisa difícil de se ver hoje em dia! mas tudo bem, seria outro limite válido… =)

    leonardo (usuário não registrado) em 10/09/2012 às 11:39 am

    Mais que correto por parte do Ubuntu.
    No mundo de hoje onde temos internet com velocidade, “finalmente uma realidade no Brasil”, de 5mb, 10mb etc, guardar a imagem em cd é furada.
    Muito mais fácil baixar novamente quando precisar, e cd, convenhamos, isto já morreu a anos, nada mais vem em cd ou é DVD no mínimo ou mídia digital.

    Clésio Luiz (usuário não registrado) em 10/09/2012 às 11:43 am

    Um lado positivo é permitir que mais linguagens venham instaladas por padrão, diminuindo a necessidade de baixar os pacotes correspondentes durante a instalação. Isso seria uma benção para quem tem conexão lenta.

    Outra vantagem é evitar malabarismos na hora de fechar uma iso, onde tem que se ficar cortando pacotes (como os de documentação) até caber tudo nos 700MB.

    O Kubuntu tomo o rumo apontado por muita gente: vai adotar o tamanho de 1GB, embora a imagem atual seja apenas ligeiramente maior que a do Ubuntu porque ainda não foi decidido quais programas extras serão instalados por padrão. Inclusive isso é um fruto da separação da administração da Canonical, dando espaço para a distro tomar rumos diferenciados e mais adequados aos usuários do KDE.

    Ícaro (usuário não registrado) em 10/09/2012 às 12:03 pm

    Ubuntu em si é pesado, qualquer computador que necessite do Ubuntu terá boot por USB. Então não há problemas quanto a isso.

    Mas computadores antigos nem rodar Ubuntu conseguem(ainda pior é computador antigo rodar a versão 12.10, que está lento que só, como tudo da Canonical, pesado, feio e mal feito), para isso existe LXDE ou XFCE, que provavelmente o Lubuntu sempre terá uma versão para CD.

    ubuntuholic (usuário não registrado) em 10/09/2012 às 12:31 pm

    800GB, Augusto, isto não é o teuquerido Mac OS 10, não, hehehe.Brinks!

    Odone Machado (usuário não registrado) em 10/09/2012 às 1:22 pm

    Os cds são cada vez menos usados. Uma dica para quem mantem os cds das versões anteriores do ubuntu é passar a ter salvar as isos em dvds de dados para arquivar. Só uso cds e dvds em máquinas que não tem tem boot vai usb.

    Claudio (usuário não registrado) em 10/09/2012 às 1:39 pm

    Estabelecer um limite apertado para o tamanho de uma distro é extremamente benéfico, gostaria muito que a MS tivesse o bom senso de fazer isso com o Windows.

    Eu fui fundador do BrazilFW, na época baseado no bem sucedido Coyote Linux, o mérito da mini-distro-router era caber num disquete de 1.44mb.

    Esse limite era tão radical que tinhamos que fazer malabarismo para caber e eramos obrigados a resistir a tentação de adicionar “só mais um recursozinho?”, o resultado disso é um sistema eficiente ao extremo.

    Quando os disquetes viraram peça de museu e abandonamos o formato a mini-distro duplicou de tamanho em apenas uma ou duas versões.

    anderson freitas (usuário não registrado) em 10/09/2012 às 4:39 pm

    Nada mais simples e barato do que guardar os arquivos em dvd e como já tenho feito gravo minhas isos em um bom dvdrw+ para instalações!!

    Marcos (usuário não registrado) em 10/09/2012 às 6:14 pm

    Sobre o tamanho de 800 MB, tenho um palpite baseado em experiencia própria. Com uma mídia de 1 Gb consigo instalar o Linux e fico com 200 Mb pra baixar novos arquivos diretos no pendrive.

    K (usuário não registrado) em 10/09/2012 às 6:58 pm

    Desde que mantenham uma imagem iso pequena, que caiba em 1 CD, para fazer a instalação via rede (baixando os pacotes de instalação diretamente da internet), não vejo grandes problemas.

    Na realidade do Brasil acho que ainda se vê MUITA máquina antiga com leitor de CD mas não de DVD.

    Joaquim Mariano (usuário não registrado) em 10/09/2012 às 11:30 pm

    Tenho uma forte lembrança de já ter lido as explicações do Mark Shuttleworth sobre o pequeno aumento do tamanho da imagem. Afinal, já que será necessário um DVD ou um pendrive, por que não aproveitar todo o espaço e colocar tudo e mais alguma coisa?

    Dei uma olhada pela Internet com o Google e infelizmente não encontrei a fonte dessa minha “lembrança”, mas, salvo engano, a principal razão para a pequenez desse aumento seria a necessidade de manter uma ISO enxuta (sem excessos) e assim manter prioridades e o foco do desenvolvimento. Parece que ele não queria que os 4,7 GB de um DVD (ou até mesmo o 1 GB de um pendrive básico) abrigassem tudo quanto é coisa para o Ubuntu. Ele queria manter a cuidadosa seleção do que entra, do que sai, do que fica, do que é desenvolvido, do que não é desenvolvido. Acho que era isso.

    E, embora talvez não seja o objetivo da restrição ao tamanho, um arquivo de apenas 800 MB é possivelmente mais condizente com realidade de conexão de muitos brasileiros à Internet.

    Leandro Santiago (tenchi) (usuário não registrado) em 10/09/2012 às 11:40 pm

    @K, máquinas antigas que não têm condições de rodar uma versão recente do Ubuntu. Talvez um sabor mais leve, mas Ubuntu não.

    Para estas máquinas há sabores como o Lubuntu (que eu uso em dois computadores antigos em casa e funcionam muito bem e rápido) ou versões antigas do Ubuntu.

    O problema é que, como o Ubuntu quer atingir o máximo de pessoas, tem q apertar um pouco os cintos, pois, enquanto que na Coreia do Sul a internet é super rápida e aqui no Brasil drives de dvd são comuns, muitos países da america latina, ásia e áfrica sofrem com a falta de conectividade ou hardware mais antigo.

    Flavio Reis (usuário não registrado) em 11/09/2012 às 9:10 am

    Acho natural que as distros, com o passar dos tempos, aumentem um pouco de tamanho, pq vão sim agregando novas funcionalidades etc. Mais fico imaginando o que levou a equipe do Mageia a criar uma ISO de 3.5Gb. Baixar uma ISO assim com esse tamanho é osso pra qualquer um mesmo tendo acesso a boa conexão. Que as outras distros reflitam um pouco sobre o assunto.

    Leonardo (usuário não registrado) em 11/09/2012 às 11:14 am

    O live cd me quebrava o galho quando a maquina dava algum problema, como o win apagando o grub…
    vou guardar uns live cds antigos…

    maximiliano (usuário não registrado) em 11/09/2012 às 6:54 pm

    Flávio, por que esse espanto com os 3,5 GB do Mageia, no Mandriva a galera baixava 4,2 GB de DVD felizes da vida, e o Mageia se espelha em qual distro mesmo? Gente, quem tem dificuldade pra baixar compra a mídia gravada, se não tiver ninguém no seu bairro ou na sua cidade que venda, compre pelo Mercado livre a um precinho de algumas moedas, bem simbólico.

Este post é antigo (2012-09-10) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.