Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Acidente: HP disponibiliza código do kernel Android para o seu tablet TouchPad

Entre os vários acontecimentos incomuns na breve história do tablet TouchPad, que a HP lançou (usando o sistema operacional WebOS) em meados de 2011 e descontinuou poucas semanas depois, está um acidente logístico que fez chegar às mãos de consumidores algumas unidades do produto trazendo não o WebOS que nele deveria estar, mas sim uma versão do Android – sistema que era usado pela empresa montadora do hardware nos seus testes na linha de produção.

A maior parte do sistema Android não está sob licenças copyleft, mas há um componente essencial – a sua versão do kernel Linux – que está sob a GPL, que exige a disponibilização do código-fonte correspondente sempre que há distribuição do código executável, e este foi o argumento de desenvolvedores para solicitar à HP que disponibilizasse o código-fonte do kernel incluído nestas unidades do TouchPad.

A HP aquiesceu à solicitação, e o código correspondente já está no GitHub, potencialmente servindo para acelerar o port comunitário do Android para o aparelho. Há uma exceção, entretanto: o driver para o chip WiFi não está presente, e a HP estaria verificando a razão. (via h-online.com – “HP releases Android kernel source for TouchPad tablet – The H Open Source: News and Features”)


• Publicado por Augusto Campos em 2012-02-10

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Porfírio (usuário não registrado) em 10/02/2012 às 11:06 am

    O hardware distribuído com o WebOS instalado era testado usando o Android? Uma versão de Android especialmente otimizada para esses testes?

    Eu entendi direito?

    LoL!

    Faz algum tempo apareceu um hoax que falava de algumas unidades do Touchpad chegando nas mãos dos clientes com Android instalado. Na época, a HP negou veementemente o boato nos meios de comunicação, e que esse port não existia.

    A verdade pode demorar pra aparecer, mas aparece…

    Emerson (usuário não registrado) em 10/02/2012 às 11:12 am

    O Augusto tá gastando o Português hein…
    O que seria “aquiesceu” ??

    Spif (usuário não registrado) em 10/02/2012 às 11:28 am

    http://pt.wiktionary.org/wiki/aquiescer

    É a palavra do dia no calendário do Augusto. :)

    Brincadeiras à parte, é legal, assim o pessoal aprende algo novo na sua língua. :)

    @Porfírio, o pior é que com o Android o sistema fica muito mais rápido.

    Xinuo (usuário não registrado) em 10/02/2012 às 2:18 pm

    Por falar em rápido o pessoal gosta de falar Android não é tão rápido. Alguém poderia esclarecer se as aplicações quando rodando são passadas por um “jit”? E se é efeito um cache temporário, para que se a app rodar novamente em pouco tempo o processo de “compilação” não precise rodar novamente?

    Porfírio (usuário não registrado) em 10/02/2012 às 3:57 pm

    @Xinuo, eu perguntei e a informação que eu tive é que há uma espécie de JIT na Dalvik, a partir da versão 2.2 Froyo, nos mesmos moldes de outras VM como a do Java, por exemplo.

    Outra informação é que aplicações compiladas para a Dalvik são mais rápidas que para a VM do Java, pq sofrem “inline” de tudo.

    Fonte: irmão que manja de java

    Rjp (usuário não registrado) em 12/02/2012 às 9:59 am

    … E os usuários de Touchpad e CyanogenMod comemora!

Este post é antigo (2012-02-10) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.