Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Ação que tira isenção de tablets prejudica indústria, diz governo de SP

Via info.abril.com.br:

É devastadora a liminar concedida por um ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) que retira os incentivos fiscais do governo paulista para indústrias que produzem computadores, notebooks, tablets, smartphones e celulares. A avaliação é do secretário estadual da Fazenda de São Paulo.

“A liminar é devastadora para a indústria (do setor) de São Paulo. A maioria dessas indústrias acaba saindo não somente do Estado, mas do País, e vai produzir em outros países”, disse o secretário nesta sexta-feira, em almoço anual da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), em São Paulo.

(…) “O governo (paulista) está respeitando a decisão (do STF) mas temos outros mecanismos para buscar um equilíbrio que foi desfeito com essa liminar”, disse Semeghini, ressaltando que falta apenas um último diálogo com representantes do setor de informática e telecomunicações para anunciar as medidas.

A liminar foi emitida no dia 29 de outubro, depois de o governador do Amazonas, Omar Abdel Aziz, ajuizar Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin 4.635) com pedido de medida liminar contra os incentivos paulistas. A alegação do governante é que os incentivos à indústria paulista prejudicam a Zona Franca de Manaus.

De acordo com a decisão, o governador amazonense sustenta que os incentivos fiscais à produção de tablets se dão por redução da base de cálculo e a fixação de um crédito tributário “que resulta em alíquota efetiva de 0% de ICMS quando o produto for fabricado em São Paulo”. Para o mesmo produto fabricado na Zona Franca de Manaus, a alíquota do imposto estadual é de 12%.


• Publicado por Augusto Campos em 2012-12-18

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Camila (usuário não registrado) em 18/12/2012 às 11:16 am

    OFF, Bomba pro br-mac: http://www.reuters.com/article/2012/12/18/snippet-idUSL1E8NI2BR20121218

    http://www.hardware.com.br/noticias/2012-12/iphone-gradiente.html

    #oremos

    Allan Taborda dos Santos (usuário não registrado) em 18/12/2012 às 11:58 am

    Um iPhone com Android? O mundo vai acabar!!!

    André Moraes (usuário não registrado) em 18/12/2012 às 12:16 pm

    A velha história de registrar alguma coisa no intuito do “vai que…”

    No final das contas a Gradiente vai acabar ganhando uma bolada boa da Maça.

    Carlinhos (usuário não registrado) em 18/12/2012 às 1:02 pm

    100% a favor da Gradiente. Só seria contra caso eles fossem atrás da marca registrada sem ter de fato um produto usando a marca. Aí eu acharia improdutivo.

    Bozo (usuário não registrado) em 18/12/2012 às 1:50 pm

    Ha-ha somos a nova China!(só falta o partidão vermelho…só que não)

    Isso impede a Apple de comercializar seu iphone no pais?

    Caso a resposta seja não, acho pouco provavel que a Gradiente consiga dar uma mordida na maça :) a não ser que a Apple se sinta incomodada pela possivel degradação do nome iphone perante seu publico alvo no pais(geeks, modernosos, endinheirados, o povo prafrentex em geral) e consequentemente o declinio do ‘status’ e ‘exclusividade’ associado ao seu produto(derepente eles terão até que diminuir o preço! veja que tragédia!).

    Geremias Tunn (usuário não registrado) em 18/12/2012 às 2:28 pm

    Acho interessante essa relação de iphone com exclusividade sendo que todos são iguais :-P

    Laponta Delapicula (usuário não registrado) em 18/12/2012 às 2:57 pm

    tenso …

    tiha era que deixar “tudo ou nada” no país com incentivos fiscais … e obrigar geração alta de empregos fixos de longo periodo, além de obrigatoriedade perante multa para descumprimento de acordo, seja nos empregos, seja no tempo previsto da existência da fabrica na região …

    e depois de tudo, pegar o que foi economizado e diminuir o valor final dos produtos …

    e tudo a salvo perante medidas judiciais, artigo em lei …
    só assim, e olhe lá ……

    Spif (usuário não registrado) em 18/12/2012 às 10:41 pm

    A Apple cria em 2007, a Gradiente registra em 2008.

    O que me espanta é a uma empresa como a Gradiente fazer uma palhaçada dessas. Vai acabar com o nome numa dessas.

    Spif (usuário não registrado) em 18/12/2012 às 10:53 pm

    HAHAHAHAHA que lindo, a Gradiente tirou o H do HIPHONE:
    http://www.gradiente.com.br/prod/23/smartphone-gradiente-neo-one-gc-500-sf-dual-chip-android-234-3g-wi-fi-camera-5mp-cartao-2gb-preto.aspx

    Olha que equipamento de PONTA… de estoque.

    Bozo (usuário não registrado) em 18/12/2012 às 11:55 pm

    @Spif

    Me recordo dos velhos tempos juvenis onde trabalhava em uma autorizada tecnica da Gradiente(dentre outras) era uma média enorme principalmente de TV’s(agradeço meus bíceps bem definidos até hoje de tanto carregar tubo 29 polegadas :D ) que davam entrada diariamente, a falencia da marca já se consumava e era uma dificuldade tanto de receber as peças de reposição quanto pelos serviços, o que ocasionava atrasos homéricos no conserto, com isso a marca ficou com a imagem bastante prejudicada com seus clientes, inclusive nesse periodo logistas simplesmente pararam de vender Gradiente.

    Portanto a Gradiente já destruiu sua imagem a muito tempo atrás. Essa jogada é um blefe de quem já não tem mais praticamente nada a perder.

    Reikainosuke Nekomata (usuário não registrado) em 19/12/2012 às 7:18 am

    @Spif
    Segundo a matéria original, a Gradiente entrou com pedido de registro da marca em 2000. Foi concedido só em 2008, graças à “competência” do INPI.

    O que eu acho deste caso? A Apple vai ter que escorregar alguns milhões num acordo com a Gradiente, que vai ficar feliz em deixar a marca de lado. Nada de mais, pois há bastante consumidor que garantirá lucro certo para a Maçã no Brasil.

    Para mim nada afeta, afinal meu celular é um dumbphone, só serve para ligações telefônicas e não pretendo trocar tão cedo.

    istivijobis (usuário não registrado) em 19/12/2012 às 8:32 am

    Esta briga de isenção aqui e ali seria totalmente evitável se o Brasil tivesse uma política tributária justa, um serviço público enxuto e eficiente, etc. Tudo aquilo que sabemos enfim, mas é assim desde 1808 ou antes, não sei se muda.

    Quanto a Gradiente – que de uns anos pra cá anda sempre precisando de uma graninha – vai fazer um acordo e ganhar uns trocados mas dificilmente tira o pé da lama.

    Erik Ch (usuário não registrado) em 19/12/2012 às 8:38 am

    Quem !?
    Celso de Mello , ministro STF quem suspendeu ?
    Jura ?
    Já esperava isso…
    “PRIMO DE FERNANDO COLLOR DE MELLO, INDICADO AO SUPREMO TRIBUNAL PELO PRÓPRIO”
    -FERNANDO COLLOR PRESIDENTE QUE TEVE IMPICHIMENT DEVIDO A CORRUPÇÃO EM SEU MANDATO-

    Esse ministro não representa nossa justiça brasileira.
    Só ver a noticia abaixo…

    “STF manda soltar acusado da morte de irmã Dorothy
    Regivaldo Galvão”
    http://exame.abril.com.br/brasil/noticias/stf-manda-soltar-acusado-da-morte-de-irma-dorothy/

    CREDIBILIDADE ELE TEM ?
    Eu acho que não… nem o julgmanto do mensalão o credibilizará…

    Rafael (usuário não registrado) em 19/12/2012 às 11:11 am

    No caso da Gradiente, ela teve bom tempo de reflexão de postura com o mercado, ela sentiu que se ela não fizer a parte de oferecer um excelente pós-venda (uma ótima assistência a seus clientes, um bom serviço de logística e reposição de peças de seus produtos), a sua “cova” será definitiva. Ela conseguiu um oportunidade única, ter em mãos uma marca forte com credibilidade, e caso ela for esperta e inteligente, terá possibilidade de se levantar novamente. Ela está usando o Android 2.3.4, caso ela invista em melhorar os pacotes no aparelho e dando suporte por um tempo considerável, poderá cair nas graças do usuário, do contário, estará destinada a apenas se tornar lembranças..
    O Ministro Celso Mello, parece ficar como neutro conforme o caso, as vezes, tenciona para a população outra para outros interesses..

    Marcos (usuário não registrado) em 19/12/2012 às 11:31 am

    @Erik Ch, meio off, mas acho importante falar. O caso da Dorothy Stang é muito mais complexo do que falam, essa mulher não era a santinha que ficou conhecida depois da sua morte. Santarem sofreu horrores na mão dela, a relação dos gringos com nosso índios e nossas reservas é muito sinistra.

    Pra você ter ideia, por que indios que são isolados em reservas onde o homem branco não pode entrar pra não atrapalhar sua cultura são fluentes em inglês? Quem que cerca a reserva deles pra não deixar ninguém entrar?

Este post é antigo (2012-12-18) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.