Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


A semana no BR-Linux: WebOS, Kubuntu e a botnet de 10.000 celulares

Raspberry Pi: computador diminuto de US$ 25 está prestes a entrar em estoque: O Raspberry Pi, computador minúsculo projetado para uso na educação, está cada vez mais próximo de se tornar realidade palpável para o primeiro conjunto de seus usuários: o lote inicial deve deixar a fábrica (na China) em 2 semanas.

Malware dá a si mesmo acesso de root e forma botnet de 11.000 aparelhos na China: Um exemplo interessante (por demonstrar o potencial deste tipo de ameaça) de malware está afetando usuários chineses: o RootSmart, documentado inicialmente por um professor da Universidade da Carolina do Norte (NCSU) na semana passada, chega aos aparelhos dos usuários da forma usual (travestido de um programa interessante e/ou inocente oferecido para download via Internet – neste caso um utilitário para configuração de smartphones), se encarrega de fazer o download e executar um rootkit (o GingerBreak) e, já dotado de acesso de root, reune informações sobre o aparelho infectado, conecta-se a uma botnet para receber comandos como o de fazer o download e instalar (usando seu poder de root) malwares adicionais (como o DroidLive, observado em caso real durante o estudo), ou silenciosamente acessar sites pay per view ou fazer ligações automaticamente para números premium, gerando assim receita para os controladores do esquema.

Acidente: HP disponibiliza código do kernel Android para o seu tablet TouchPad: Entre os vários acontecimentos incomuns na breve história do tablet TouchPad, que a HP lançou (usando o sistema operacional WebOS) em meados de 2011 e descontinuou poucas semanas depois, está um acidente logístico que fez chegar às mãos de consumidores algumas unidades do produto trazendo não o WebOS que nele deveria estar, mas sim uma versão do Android – sistema que era usado pela empresa montadora do hardware nos seus testes na linha de produção.

Canonical lança Ubuntu Business Desktop Remix: O Ubuntu Business Desktop Remix é voltado a corporações e instituições governamentais avaliando o Ubuntu como solução desktop.

Kubuntu: Canonical corta investimento, e distribuição terá que encontrar novo rumo: Via Filipe Saraiva chega a referência à mensagem do desenvolvedor Jonathan Ridell compartilhando seu desapontamento ao saber que a Canonical não vai dar continuidade ao custeio das atividades de desenvolvimento da distribuição Kubuntu, que assim – logo após o lançamento da versão 12.04 – passa ao mesmo status das distribuições Edubuntu, Lubuntu e Xubuntu, que recebem infraestrutura da empresa mas cuja manutenção depende diretamente dos esforços das comunidades interessadas.

Distribuições comunitárias: Reflexões sobre o destino do Kubuntu: Trechos da minha coluna no TechTudo.

5 projetos de hardware open source que podem mudar o mundo: Entre os 5, o Arduino é um velho conhecido e, se não mudar o mundo, já vem mudando bastante coisa na chegada de novos adeptos aos mistérios da eletrônica digital – mas os outros são tão interessantes quanto: tem uma impressora 3D, um kit para construção de máquinas industriais e mais.

Veremos: a CEO da HP fala nas vantagens futuras do WebOS sobre o “fragmentado” Android e o “fechado” iOS: Para mim é natural comemorar a chegada de um sistema operacional open source à arena móvel, e espero que o curto calendário de disponibilização do código do WebOS anunciado pela HP traga surpresas melhores do que algumas do histórico dos sistemas operacionais deste mercado – mas o otimismo da CEO da HP em relação ao que vai ocorrer com o produto (que a sua empresa tentou e não conseguiu vender e aí não quis mais manter internamente) eu vou deixar para compartilhar só depois de ver surgir alguma evidência.

Navegador Chrome ganha versão beta para Android 4 – e não vai suportar Flash: A web menos dependente de plugins, especialmente nos ambientes móveis (em que isto faz bem mais diferença), é uma ideia que começou a perseguida já há algum tempo, recentemente teve a adesão pública da empresa que faz o navegador mais usado.

Apps pagos mais baixados na Central de Programas do Ubuntu em janeiro: Enviado por Julian Fernandes (hitoriixΘgmail·com): “Saiu hoje no blog de desenvolvimento de aplicativos do Ubuntu a lista com os 10 aplicativos mais baixados na Central de Programas do Ubuntu em janeiro.

Desenvolvedor do LibreOffice apresenta protótipos para Android e HTML5: Dando sequência à exposição iniciada pelo desenvolvedor que no ano passado mostrou como estavam os trabalhos na plataforma iOS, o desenvolvedor Michael Meeks mostrou e contou, em um evento europeu, como andam os ports do LibreOffice para Android e para a web.

Trimble Yuma, o tablet de US$ 3.695 rodando Ubuntu: O tablet Trimble Yuma já estava no mercado há algum tempo rodando Windows 7, mas agora também pode ser adquirido pré-instalado com o Ubuntu 10.04 LTS Netbook Edition (ououtras distribuições à escolha do freguês, se a compra for em grande quantidade).

Software Público: Governo federal licita empresas para manutenir Cacic, Oasis e Lightbase: Cacic é um sistema de gerência de configuração de parque computacional, Oasis é um sistema de gerenciamento de contratos, e o Lightbase é um banco de dados textual multimídia.

Beta do Firefox 11 já chegou, com suporte ao protocolo SPDY do Google: Quase uma semana após o lançamento do Firefox 10, tenho a satisfação de anunciar que já estamos nos betas da versão 11.

Open Advice: Livro ajuda a dar os primeiros passos nas contribuições a projetos open source: O Slashdot avisa sobre o recém-lançado livro Open Advice, disponível como um download gratuito em PDF e também para compra em formato impresso, no qual 42 personagens relevantes da cena open source respondem “o que você gostaria de saber quando estava começando a contribuir.

Adobe vai colocar sandbox também ao redor do Flash Player do Firefox: Rodar em uma sandbox (literalmente, “caixa de areia”) é uma forma comum de buscar dificultar que as vulnerabilidades de um plugin ou módulo comprometam a segurança ou estabilidade do sistema ao qual está conectado.

Novo Conselho da Comunidade Ubuntu Brasil: Lamentando apenas as circunstâncias que levaram à necessidade da nova composição, desejo sucesso à nova formação do conselho.

E mais:


• Publicado por Augusto Campos em 2012-02-12

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

Este post é antigo (2012-02-12) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.