Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


A semana no BR-Linux: Stallman critica Ubuntu, introdução ao SQLite, apps de produtividade

Com palavras duras, Richard Stallman propõe reação contra o “Ubuntu spyware”: Em um longo artigo publicado na madrugada de hoje, Richard Stallman (que está no Brasil) expôs um posicionamento em relação ao envio de informações para a Canonical (que as processa e transmite o resultado à Amazon) sobre as buscas realizadas no desktop do Ubuntu, que vem ativado por default, e que ele comparou a exemplos que considera similares ocorridos em softwares proprietários e classifica como spyware, agravado pelo fato de ser associado à Amazon, cujas práticas ele questiona.

Entidades de direitos digitais são contra controle da internet pela ONU: Via computerworld.uol.com.br: Enquanto governos, teles e indústrias do ramo se preparam para uma conferência em Dubai no próximo mês para rever os regulamentos internacionais de telecomunicações, dois grupos já se declararam contra às propostas que dariam à União Internacional de Telecomunicações (UIT) mais poder sobre a Internet.

Criador da World Wide Web expressa preocupação com tomada do controle pela ONU: Tim Berners-Lee, que no final da década de 1980 propôs e implementou pela primeira vez os serviços da WWW, uniu-se em atos a Vint Cerf, descrito como o “pai da Internet” ao expressar preocupação com a reunião do ITU, órgão de telecomunicações da ONU, a se realizar em breve nos Emirados Árabes para revisar os acordos internacionais sobre o tema.

Google e Amazon multiplicaram hoje a utilidade dos tablets Android no Brasil: Os tablets são instrumentos de múltiplas utilidades, mas entre elas o consumo de conteúdo merece destaque, e justifica a existência de enorme mercado de livros digitais, filmes, seriados, música e mais, em grande parte muito bem adaptados a estes dispositivos.

Rodando Ubuntu em “PCs pen drive” vendidos com Android: Mini PCs vendidos com Android, como o MK802 recentemente analisado aqui no BR-Linux (pelo Rafael Rigues), estão relativamente baratos e possuem capacidade suficiente para uma gama de aplicações, e agora um desenvolvedor está trabalhando em uma versão modificada do Ubuntu preparada para ser instalada neles, em aparelhos como o UG802, MK802 III e MK808.

CEO da Canonical fala sobre o futuro do Ubuntu em entrevista: Em uma loooooonga entrevista concedida à revista Linux Format, a CEO da Canonical Jane Silber falou sobre grade variedade de assuntos: servidores, jogos (ela conta o lançamento de jogos pela EA como um sinal positivo), desktop, como é desenvolvido o Unity, a ausência de intenção de oferecer ciclos de vida de suporte tão longos quanto os da Red Hat, a plataforma ARM, a parceria com a Dell, TVs, e mais.

SQLite: uma introdução para desenvolvedores e administradores: O cada vez mais popular engine de banco de dados SQL SQLite é cada vez mais uma opção para projetos em variadas arquiteturas, e este artigo da OpenLogic apresenta uma excelente introdução ao seu uso, incluindo conceitos, a operação de criar e popular tabelas, emitir consultas e mais.

MariaMole: IDE alternativo para o Arduino: O site The H destaca o MariaMole, projeto de IDE alternativo para desenvolvedores interessados em programar para o Arduino.

Ubuntu 13.04: quais serão as novidades?: Enviado por Tiago Hillebrandt (tiagohillebrandtΘubuntu·com): “No final de outubro aconteceu a edição R do Ubuntu Developer Summit, em Copenhague, onde foram definidas diversas novidades que deverão chegar a próxima versão do Ubuntu, que será lançada em abril de 2013.

Campeão de longevidade: Android 2.3 mantém maioria absoluta, mesmo após dois anos do lançamento: Via idgnow.uol.com.br: Embora o Android tenha realizado alguns feitos impressionantes ao longo dos últimos dois anos, cerca de metade de seus usuários não estão vendo essas melhorias porque 51% dos dispositivos ainda estão rodando a versão 2.3 do OS, conhecida como Gingerbread.

Firefox inaugura integração com o Facebook: Via tecnologia.ig.com.br: O navegador Mozilla Firefox lançou nesta segunda-feira (3) um recurso de integração com o Facebook.

Produtividade: 4 gerenciadores de tarefas e pendências para Linux: Este artigo do MakeUseOf apresenta as caravterísticas de 4 gerenciadores de tarefas e pendências para Linux: Wunderlist, Nitro, Getting Things Gnome e Tasque.

KDE 4.9.4 traz melhorias no Dolphin, Kontacts e traduções: Dando continuidade ao seu ciclo mensal de atualizações da série 4.9, o projeto KDE lançou nesta semana novas versões de vários de seus componentes.

E mais:


• Publicado por Augusto Campos em 2012-12-09

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Patola (usuário não registrado) em 10/12/2012 às 10:59 am

    Novo episódio da Novela da crítica do Stallman ao Ubuntu, com uma resposta do Community Manager da Canonical a ele. Basicamente o nego disse que Stallman estava sendo um pouco infantil e fazendo FUD contra a Canonical e que o conceito de “privacidade” é flexível e eles não estão pegando dados realmente pessoais ou invadindo a privacidade dos usuários. Discorre um pouco sobre os variados conceitos usados e debates como a privacidade do Facebook.

Este post é antigo (2012-12-09) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.